quinta-feira, 10 de março de 2016

Delegados e Investigadores iniciam curso de “Práticas de Operações Policiais” em São Luís


Foto Nilson Figueiredo 02
O curso de capacitação é realizado na Academia de Policia Civil do Maranhão e ministrado pelos delegados Augusto Barros, André Gossain, Danilo Veras e pelos investigadores Fabio Nogueira e Queiroz.
Durante a manhã desta terça-feira (08), foi iniciado, na Academia de Policia Civil do Maranhão, o Curso Básico de Capacitação de Operações Policiais, concebido pela Academia de Polícia Civil do Estado do Maranhão.  O curso é voltado para procedimentos básicos para atuação operacional de policiais civis, de modo a alcançar o bom desempenho de suas funções na instituição.
Foto Nilson Figueiredo 03
O curso será realizado para duas turmas de 30 alunos cada, com carga horaria de 32h/a e funciona de acordo com as normas referentes ao plano de curso, ao regime escolar e demais normas na Academia Integrada de Segurança Pública (AISP). Adota uma metodologia de ensino direto, utilizando-se de métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e de grupo, enfatizando ao máximo a parte pratica, no intuito de alcançar os objetivos propostos, bem como palestras com temas de interesse do aluno.
De acordo com o delegado Augusto Barros, um dos instrutores do curso, as aulas são voltadas ao preparo técnico dos delegados e investigadores para um melhor desempenho da função. “O objetivo é buscar o aperfeiçoamento e a qualificação, para construir um policial mais eficiente. Quanto mais qualificado o policial está, maior a segurança que ele vai ter, tanto para o engajamento em um possível confronto com assaltantes quanto para abordagem de um cidadão durante suas atividades rotineiras”, afirmou.
A capacitação da primeira turma acontecerá dos dias 08 a 11 de março e da segunda turma dos dias 15 a 18 de março, no horário de 08h00 da manhã às 12h e 14h às 18h00. Serão duas turmas com a quantidade total de 60 alunos, com aulas ministradas por cinco instrutores para cada turma – os delegados Augusto Barros Neto, André Luís Gossain e Danilo Veras Gonçalves e os investigadores Fabio Nogueira Castro e Queiroz.
(Foto: Nilson Figueiredo )
                                      (Foto: Nilson Figueiredo )
Conteúdos
O curso é concebido pela Academia de Polícia e dividido em seis áreas temáticas. Umas delas aborda armamento e tiro, invasão em ambientes fechados, manejo de fuzis e outros armamentos, lições de abordagem pessoal veicular, práticas de procedimentos de condução e algema de indivíduos.
Além disso, conta também com Técnicas Defensivas como proteção de armamento curto, proteção de armamento longo, defesa contra arma de fogo e arma branca. Outro modulo é o de Noções de Combate em Ambientes Confinados (C.Q.B), que consiste na montagem e dimensionamento de células de combate e exercícios práticos.
O modulo de Armamento e Tiro é composto por identificação do armamento, uso de calibre específico, técnica de uso de carregadores e coldres, posição de retenção sul, posição de defensiva de tiro, mão fraca e forte, saque rápido, deslocamento e tiro em movimento.

Por/Isadora Fonseca – Ascom SSP
Fotos/Nilson Figueiredo
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.