segunda-feira, 14 de março de 2016

Polícia Civil do Maranhão 208 anos de bons serviços prestados ao povo maranhense



Resultado de imagem para delegado geral do Maranhão Lawrence Melo fotos
         Lawrence Melo/Delegado Geral do Maranhão

Polícia Civil do Estado do Maranhão


 Polícia Civil do Maranhão criada em 1808, é uma das polícias subordinada ao  sistema de segurança pública do estado a qual compete nos termos do artigo 144, § 4º, da Constituição Federal e ressalvada competência específica da União, as funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar, Atualmente é comandada pelo Delegado Geral do Maranhão Lawrence Melo. A instituição conta com seis superintendências sendo três criadas, no governo Flávio Dino para intensificação do combate a criminalidade no estado.
Superintendência de Polícia Civil da Capital(SPCC),comando delegado Armando Pacheco
Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI), comando Delegado Dicival Gonçalves 
Superintendência de Polícia Técnico Cietífica(SPTC) comando Perito Criminal Miguel Alves
Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas(SHPP), comando delegado Augusto Barros
Superintendência Estadual de investigação Criminal(SEIC). comando delegado Tiago Bardal
Superintendência de Investigações ao Narcotráfico (SENARC), Comando delegado Carlos Alessandro

Criada na gestão Jefferson Portela. Após sua criação no mês de setembro, a SENARC vem realizando um trabalho árduo no combate ao Narcotráfico na capital e interior do estado. Foram deflagradas várias operações resultando em grandes prisões e apreensões esses resultados apontam diminuição no índice d tráfico de drogas, com a prisão dos maiores traficantes que comandava distribuição de drogas no Maranhão
Superintendência de Combate a Corrupção (SECCOR), Delegado Roberto Fortes
A SECCOR foi criada Com o objetivo de pôr fim aos esquemas de corrupção que assolavam a administração pública no Maranhão. O governo do estado através  da Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem combatido de forma intensiva a corrupção contra o patrimônio público. Desde o início do governo Flávio Dino —. Quando o secretário Jefferson Portela assumiu a gestão da instituição —, foram realizadas operações que têm apresentado resultados positivos à toda a sociedade maranhense.


A SSP-MA criou a Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR). A instituição policial responsável por ações que desarticula quadrilhas especializadas em desvios de recursos foi uma das medidas adotadas pelo Governo do Maranhão para impedir que crimes contra órgãos da esfera pública, continuassem acontecendo no estado.


Todas as superintendências da Polícia Civil são coordenadas pela Delegacia Geral do Maranhão comandada pelo delegado geral Lawrence Melo.
Foto4_JardelScott-Governador-Flávio-Dino-entrega-equipamentos-de-Segurança-Pública-1024x682
Foto 1
 Governador  Flávio Dino, Secretário Jefferson Portela e demais autoridades no descerramento  da placa de  inauguração do laboratório tecnológico de combate a corrupção


Organização Policial
Delegado de PolíciaEscrivão de Políciainvestigador de Polícia
1° Classe
1° Classe
1° Classe
2° Classe
2° Classe
2° Classe
3° Classe
3° Classe
3° Classe


A Polícia Civil do Estado do Maranhão, dirigida pelo Delegado Geral, desenvolve os serviços públicos da sua competência, basicamente, através das delegacias policiais. As delegacias distribuídas pelo território estadual, são nas suas circunscrições, o centro das investigações e dos demais atos de polícia judiciária e pontos de atendimento e proteção à população. São 19 delegacias na Capital e 19 regionais no Interior do estado.
PADRONIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO
Existe um padrão organizativo e de rotinas, desenvolvido desde a criação da Polícia Civil, em 1808, quando da instituição da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, logo disseminado para todo o país. Reformas posteriores no Império e na República mantiveram um modelo nacional. Desde 1871 as investigações policiais são formalizadas no Inquérito Policial, previsto no Código de Processo Penal.
INVESTIGAÇÃO ESPECIALIZADA
Em apoio as delegacias distritais, surgiram as delegacias especializadas decorrentes do desenvolvimento da atividade criminosa que também se especializou, organizou-se em quadrilhas e estendeu as suas ações por largas faixas territoriais. As principais delegacias especializadas reprimem o tráfico de entorpecentes, o roubo e o furto, inclusive de automóveis, as fraudes ou defraudações, sendo certa a inclusão das delegacias de homicídios dentre essas unidades pela importância do bem jurídico protegido que é a vida humana. A Polícia Civil do Maranhão conta com as seguintes delegacias especializadas:
Delegacia do Adolescente Infrator
Delegacia de Roubos e Furtos
DRCASP – Coisa Pública
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos
Delegacia Especial da Mulher
Delegacia de Acidentes de Trânsito
Delegacia de Costumes
Delegacia de Homicídios
Delegacia de Defraudações
Delegacia de Polícia Interestadual - POLINTER
Delegacia do Turismo
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente
Delegacia do Consumidor
Delegacia do Idoso
Delegacia do Meio Ambiente
Delegacia Fazendária

CONSTATAÇÃO CIENTÍFICA
As perícias criminalística e médico-legal integram as atividades da polícia judiciária por força do perfeito entrosamento que deve haver entre o investigador policial e o perito para a elucidação dos crimes. No Estado do Maranhão o segmento técnico-científico é coordenado pela Superintendência de Polícia Técnico Cietífica(SPTC) comanda pelo Perito Criminal Miguel Alves. 
A SPTC conta hoje com sete institutos, além dos já conhecidos IML, ICRIM, Centro de Perícia Técnica, para Criança e Adolescente e o Instituto de Identificação, foram criados três novos institutos na gestão do Secretário Jefferson Portela, são eles:

Instituto Laboratorial de Análise Forense
Instituto de Genética Forense
Central de Custódia e Vestígio

Grupo de Resposta Tática (GRT)

É o grupo tático de operações especiais da Polícia Civil do Maranhão. Os 18 primeiros policiais do grupo, formados após treinamento intensivo com instrutores capacitados, tornaram-se aptos para prestar qualquer tipo de apoio tático e resgate de reféns, utilizando armamento diferenciado e escudos balísticos de última geração.
O GRT, chefiado por um delegado de polícia, conta, também, com um especialista em explosivos, um atirador de elite e um negociador.
Assim é composta a honrosa Polícia Civil do Maranhão instituição subordinada a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão que tem como gestor da pasta, o secretário Jefferson Portela, que não tem medido esforços, juntamente com o governador Flávio Dino, para combater a violência e dar segurança ao cidadão Maranhense.

                                    Kazumi Tanaka Delegada Especial da Mulher

Destaque Feminino na Polícia Civil do Maranhão, representando as mulheres temos a eficiente  Dra. Kazumi Tanaka Delegada Especial da Mulher que faz história na instituição. Com quase dez anos naquela especializada, mas que uma delegada, é uma defensora das mulheres que vivem em estado de risco de violência, atuando não só no gabinete, mas principalmente nos bairros carentes e na Zona Rural onde realiza um grande trabalho social, proferindo palestras, conversando, ouvindo as mulheres e lhes dando orientação de como elas devem procederem diante de qualquer tipo de violência que elas venha  a sofrer.

Kazumi como delegada especial da mulher, é o que se pode chamar de policial exemplar. Uma profissional, técnica e humana, sensível as causas sociais. A delegada Kazumi tem relevantes serviços prestados ao estado, no que diz respeito a proteção, orientação e segurança da mulher maranhense. Kazumi é o símbolo do trabalho da mulher na Polícia Civil do Maranhão.
A Polícia Civil do Maranhão ao longo dos seus 208 anos de existência, tem realizados relevantes serviços prestado ao povo do Maranhão, no governo Flávio Dino essa tão importante instituição outrora esquecida, está passando por um processo de reestruturação física, institucional, operacional e funcional, com criação de novas superintendências, aumento no efetivo, reaparelhamento, cursos de capacitação, restauração dos prédios das delegacias, assim como construções de novos prédios, aquisição de novas viaturas armas de médio e grosso calibre, valorização do salário da categoria, são medidas que foram tomadas pelo governador Flávio Dino no seu primeiro ano de administração.
Resultado de imagem para FOTOS SECRETARIO JEFFERSON PORTELA
O secretario de segurança Jefferson portela tem sido um guerreiro imbatível! Responsável direto pela reorganização e restruturação das polícias Civil, Militar, Bombeiro Militar e demais órgãos  que integram o sistema de segurança do estado.
No caso especifico da Policia Civil, o Secretário tudo tem feito para dar o bom e o melhor para os polícias civis, as mudanças que foram realizadas pelo secretário Jefferson com o total apoio do governador Flavio Dino, tem trazido resultados positivos para a instituição, e para o povo maranhense, que começa  a respirar o ar da tranquilidade e a certeza de dias melhores no que diz respeito a segurança pública  no estado, que conta hoje com um efetivo composto pelos melhores policiais do Brasil.
São guerreiros capacitados e treinados para atuarem dentro das suas áreas específicas. São profissionais, disciplinados, dedicados, responsáveis, que honram a profissão, sua instituição e com orgulho, coragem e determinação, cumprem dia a dia a missão que lhes são atribuída. Assim  é a instituição Polícia Civil do Maranhão, símbolo de orgulho para o Estado.


Polícia Civil do Estado do Maranhão
Visão geral
Nome completoPolícia Civil do Estado do Maranhão
Fundação1808 (208 anos)
TipoForça policial civil - polícia judiciária
SubordinaçãoGoverno do Estado do Maranhão
Direção superiorDelegado Jefferson Portela Secretário de Estado da Segurança Pública 
ChefeLawrence Melo Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão


              
                                                                         Por/Stenio Johnny
                                                               Radialista/Repórter Investigativo
                                                                        RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.