sexta-feira, 4 de março de 2016

PF faz operação na casa de Lula e leva ex-presidente para depor

Resultado de imagem para fotos da condução de lula para policia federal
O ex-presidente Lula foi levado de carro por volta das 6h desta sexta-feira (4) pela PF (Polícia Federal) de São Paulo para depor, após a operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava Jato, ter cumprido mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva --quando o investigado é obrigado a depor.
Segundo o Estadão Conteúdo, há um mandado de condução coercitiva também para o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.
Diversos endereços ligados a Lula, incluindo seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), a sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, o triplex no Guarujá, no litoral paulista, foram visitados por agentes, que também fizeram operações no prédio de um dos filhos do presidente, Fabio Luiz, também conhecido como Lulinha.
Marcelo Goncalves/Sigmapress

A rua onde fica o Instituto Lula foi fechada por agentes

Embora faça parte da Lava Jato, que apura o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras, essa fase da operação investiga a suposta relação de Lula com empreiteiras e alegações de que reformas em um apartamento no Guarujá (SP) e no sítio teriam sido feitas em favor da família do petista pelas construtoras.
São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema.
A operação de hoje, batizada de Aletheia em referência a expressão grega que significa busca da verdade, conta com cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal, que cumprem 44 mandados judiciais (33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. A determinação é do juiz federal Sergio Moro, de Curitiba.
A ação está sendo realizada um dia depois de uma reportagem da revista ISTOÉ ter revelado o suposto conteúdo da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT), em que acusaria o ex-presidente de ter mandado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, e de outras testemunhas.
No último sábado, durante comemorações pelo aniversário do PT, Lula disse que tinha sido informado de que teria seus sigilos bancário, telefônico e fiscal quebrados. "A partir de segunda-feira vão quebrar meus sigilos fiscal, telefônico, tudo, meu da Marisa, da minha netinha e até da minha mãe. Esse é o preço? Eu pago", disse. "Mas eu duvido que tenha um mais honesto do que eu." (Com Folha, BandNews, BBC Brasil e agências internacionais)
UOL - O melhor conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.