segunda-feira, 7 de março de 2016

Professores e gestores do Iema estão otimistas com o novo modelo de educação implantado pelo governo


Professores participaram de formação na semana passada e falaram da expectativa com os Iemas, que serão inaugurados nesta segunda (7).Foto: Divulgação

Professores e gestores que atuarão nas unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim estão muito otimistas como o novo modelo de educação que está sendo implantado pelo governo nas unidades. Os institutos são inaugurados nesta segunda-feira (7) pelo governador Flávio Dino e com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Na semana passada, os profissionais participaram de uma formação realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e ficaram ainda mais empolgados com a iniciativa do governo de ofertar aos estudantes maranhenses oportunidade de cursar o Ensino Médio integrado ao técnico profissionalizante, em uma escola de tempo integral.
“Acreditamos que o IEMA será uma grande escola que apresenta uma proposta de educação de qualidade em um ambiente escolar com uma boa infraestrutura, tanto para um bom desempenho das atividades dos professores, quanto para o aprendizado do aluno”, disse a professora, Yelva de Jesus Coelho Rocha, que participou da formação e irá compor o quadro de professores do IEMA São Luís, que vai funcionar no antigo Marista.
O secretário Bira do Pindaré disse que a semana de formação foi muito proveitosa e garantiu aos professores oportunidade de conhecer toda a concepção, a tecnologia e o modelo pedagógico que será aplicado nessas escolas de tempo integral. “O que percebemos é que os professores e gestores estão muito empolgados e comprometidos com esse grande projeto do governo”, observou Bira do Pindaré.
Participam da capacitação os 35 professores e gestores classificados no Processo Seletivo Interno Simplificado para funções de Gestor e Professor e mais os professores da unidade de São Luís, que já faziam parte da estrutura do IEMA.
Saulo Lira, professor do IEMA de Bacabeira, disse que o Instituto é uma proposta nova muito interessante e empolgante. “Durante a formação foi possível sanar dúvidas e com certeza iremos desempenhar um bom trabalho nesse processo, contribuindo para a melhoria da educação no Estado”, disse.
A gestora Pedagógica, Ellen Kelly de Souza, que vai atuar no IEMA de Pindaré-Mirim, destacou que a formação se mostrou de forma completa, com um material que forneceu bases para se começar este trabalho inovador no Estado. “Estamos realmente bem otimistas e com o pensamento positivo que esse é um projeto exitoso. Estamos todos comprometidos e motivados com esse grande projeto”, disse.
Professores participaram de formação na semana passada e falaram da expectativa com os Iemas, que serão inaugurados nesta segunda (7).Foto: Divulgação

João Freitas, da equipe do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que é parceiro do governo na implantação do IEMA e conduziu a formação dos professores e gestores durante toda essa semana, avaliou como muito positiva a formação. “Percebemos uma equipe muito engajada no projeto, interessada e questionadora e eu estou acreditando muito no sucesso do IEMA. Percebemos um grande interesse dos alunos em ingressar no instituto e dos professores de fazer parte desse projeto”, observou.
Ele contou que o instituto vai continuar acompanhado a condução desse modelo pedagógico com formação complementar de professores durante o próximo ano. “Faremos acompanhamento bimestralmente, visitando a escola, com formação in loco e com formação especificas para algumas práticas como projeto de vida, protagonismo e gestão educacional”, revelou João Freitas.
O pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IEMA, Dário Soares, disse que o processo de formação foi muito rico em termos de conteúdo. “Todas as dinâmicas e oficinas que aconteceram foram muito importantes e percebemos que tanto os professores, como os gestores estão abraçando a ideia do IEMA e vendo uma metodologia diferenciada para o Maranhão. em se tratando de uma educação em tempo integral”, observou o pró-reitor.

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