quarta-feira, 23 de março de 2016

Perita Criminal e Farmacêutica Legista da SPTC, falam do trabalho dos institutos no crime de feminicídio


                      Perita Criminal Gislen Ribeiro/Dra Liana, Farmacéutica Legista


A Superintendência de Polícia Tecnico-Científica (SPTC), através do Instituto Laboratorial de Analise Forenses (INLAF), tem participado de várias palestras relativas à lei do feminicídio. Segundo a perita criminal Gislen Ribeiro, o plano de trabalho da perícia oficial foi construído de forma integrada entre todos os institutos que compõem a SPTC, dentre estes, o INLAF, os institutos de Criminalística, Médico-legal, Central de Custódia de Vestígios, Identificação e Centro de Perícias Técnicas para a criança e o adolescente.

No plano de trabalho, foram priorizados os critérios e pré-requisitos para a construção dos protocolos, procedimentos operacionais utilizados desde o local do crime até o encaminhamento de vestígios para exames laboratoriais, evidenciando os casos de feminicídio. Neste aspecto, o INLAF tem como principal função o desenvolvimento de atividades relacionadas aos exames químicos, toxicológicos e biológicos, incluindo, por exemplo, crimes praticados com arma branca, envenenamentos, exposição da vítima à medicamentos ou substâncias de caráter lesivo, dentre outros.

A perita frisou a importância das ações executadas pelos Institutos, tendo em vista o crescimento considerável dos casos de feminicídio, e enfatizou a necessidade da aquisição de equipamentos modernizados e de insumos para acelerar a conclusão dos processos dentro do prazo estabelecido pela justiça.


De acordo com a doutora Liana, farmacêutica legista, o papel do perito oficial deste segmento seria aprimorar as análises laboratoriais juntamente com o INLAF. A doutora evidenciou ainda, o valor das palestras a respeito do feminicídio, em levar o conhecimento a todos os profissionais e a promoção da integração entre os institutos da SPTC e dos demais órgãos dentro da Polícia técnico-científica


Por/Yan Ribeiro/ASCOM SSP/MA
Stenio Johnny/Foto e Reportagem
Secretaria de Segurança Pública
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.