terça-feira, 27 de outubro de 2015

SSP estreita relações com os maranhenses através de sua Ouvidoria Geral



                                       Elivânia Estrela Ouvidora Geral da SSP-MA


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem estreitado as relações com a sociedade através da sua Ouvidoria Geral. A instituição tem expandindo sua atuação para o interior do estado através de ações itinerantes. “No interior, além de participar de audiências públicas, estamos nos dirigindo às delegacias para ouvir, receber e acolher as demandas da comunidade”, informou a ouvidora geral Elivânia Estrela.
Baseado no diálogo junto ao cidadão, o órgão estabelece dois princípios para garantir o sucesso no desempenho de seu exercício. “O primeiro é o cuidado com o profissional da segurança pública, para que esteja bem e apto a prestar o serviço à comunidade. E, depois, é a ligação direta entre a comunidade e a polícia”, explicou a ouvidora geral.
O trabalho é desenvolvido a partir da própria estrutura do sistema de segurança pública. Segundo Elivânia, conhecer as necessidades da polícia é um fator crucial para estabelecer a segurança nas comunidades. “A Ouvidoria está atenta às necessidades das polícias. Ou seja, nós procuramos conhecer e melhorar esse serviço oferecido à comunidade”.
A relação entre a SSP e a sociedade é indispensável. “Não se pode mais pensar, num estado democrático de direito, em uma polícia que não seja próxima da comunidade ou uma comunidade que não conviva pacificamente com a polícia”, afirmou Estrela, ressaltando que o contato resulta na melhoria das políticas de segurança no território estadual. “A ouvidoria busca fortalecer essa relação para que possamos oferecer políticas de segurança que atendam as demandas das comunidades”.
Através do e-mail ouvidoria.segurança@ssp.ma.gov.br ou pelos telefones (98) 3217-4077/ 3217-4078, os maranhenses podem classificar o serviço dos policiais, sugerir políticas ou fazer denúncias, em caso de descontentamento com algum serviço, abuso ou inércia por parte dos agentes.
“Se for constatado o abuso após reunir provas, a Ouvidoria encaminha essa situação para a Corregedoria, para o Ministério Público ou outro órgão, de acordo com a situação. E a ouvidora tem, dentro da sua missão, o poder de requisitar qualquer serviço, qualquer certidão que a ajude a comprovar a veracidade dos fatos”, declarou a ouvidora geral Elivânia Estrela.
Allef Garcia / Ascom SSP

O Blog Sjnotícias conversou com Elívânia Estrela ouvidora da SSP, ocasião em que ela falou da importância do trabalho da ouvidoria para o Sistema de Segurança do Maranhão.
ASSISTA AQUI A A MATÉRIA DA OUVIDORA COM O REPÓRTER STENIO JOHNNY
                                              https://youtu.be/tvF03gUfzUs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.