terça-feira, 27 de outubro de 2015

Deputados participam de entrega de títulos de terras e anúncio de obras em Tutoia e Paulino Neves


Deputados participam de entrega de títulos de terras e anúncio de obras em Tutoia e Paulino Neves


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), acompanhado do governador Flávio Dino (PCdoB), participou neste sábado (24), das solenidades de anúncios de importantes obras nos municípios de Tutoia e Paulino Neves, que irão beneficiar cerca de 100 mil habitantes.

A comitiva do governador - composta pelos deputados Othelino Neto (PCdoB) e Levi Pontes (SD); os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, de Educação, Áurea Prazeres e de Turismo, Delma Andrade;  o secretário adjunto de Infraestrutura,  Ednaldo Neves; o diretor-presidente da Caema, Davi Teles e  Mauro Jorge, diretor do Iterma – inicialmente, anunciou o pacote de quatro medidas do governo do Estado para o município de Tutóia, que fica localizado a 450 quilômetros de São Luís. 

As melhorias anunciadas foram: a realização de obras de pavimentação asfáltica; melhorias no sistema de abastecimento de água; construção de um Instituto de Tecnologia (IEMA) e a entrega de 23 títulos de propriedade de terras que irão beneficiar mais de 1.500 famílias, numa área de mais de 18 mil hectares.  Durante a solenidade - que aconteceu na área onde será construído o IEMA, os líderes comunitários receberam das mãos das autoridades, os títulos de terra.

Durante a sua fala, Flávio Dino explicou que apesar da crise, está cumprindo a promessa feita durante a sua campanha. Também disse que o governo está enfrentando os problemas com coragem e determinação. “Nós estamos mostrando o cumprimento da nossa palavra feita em campanha. Nós precisamos continuar nesse caminho; estamos fazendo essas obras para beneficiar o turismo nessa região”, afirmou o governador, agradecendo o apoio do presidente Humberto Coutinho e dos deputados Othelino Neto e Levi Pontes.
  
Progresso
O presidente Humberto Coutinho disse que aquele era um momento importante para as populações daquelas cidades. Também destacou o compromisso e competência do governador Flávio Dino. “Para mim é uma grande alegria está acompanhando o governador Flávio Dino. Onde ele está, chega o progresso. Isso prova que esse é um governo sério e comprometido com as comunidades. Aqui estão sendo anunciadas obras que ele prometeu e isso prova o compromisso e competência do governador Flávio Dino. Eu sou deputado do Maranhão e fico satisfeito de estar aqui com todos vocês”, afirmou o presidente Humberto Coutinho.

Ao destacar a importância da presença do governador e comitiva, o deputado Levi Pontes falou da sua satisfação em fazer parte daquela comitiva  e afirmou que as ações do governo vão trazer mais desenvolvimento àquela cidade. “Apesar das dificuldades, o governador está atento às necessidades dos municípios”, afirmou ele, enfatizando que o sistema de água está na agenda positiva do governo, bem como a distribuição de títulos de terras, educação, saúde, dentre outras medidas.

Othelino Neto disse que aquele era um momento importante onde estavam sendo anunciadas obras estruturantes pelo governo do Estado. “Para a Assembleia Legislativa é um momento especial estar participando do anúncio dessas obras que vão trazer mais desenvolvimento para essa região”.

O presidente do Iterma, Mauro Jorge disse que aquele era um momento histórico para aquelas comunidades. “Com a posse do título eles vão conseguir linhas de crédito para a melhoria de vida das famílias”, enfatizou Mauro Jorge.

O prefeito Raimundo Baquil também destacou a importância daquelas obras para a cidade. “Este momento é muito importante para o nosso município, pois esta inciativa do governo vai trazer mais desenvolvimento. Agora, abriu-se uma porta para todos os seguimentos; vamos trabalhar com esses projetos que o governo nos concede, pois essa região é rica em belezas naturais”.

Comunidades
Uma das comunidades beneficiadas foi Baixão da Raposa, cujo presidente da Associação dos Moradores é Joardson Rocha que falou da sua alegria de participar daquela solenidade. Segundo ele, há mais de 20 anos que as famílias lutam pela posse da terra. “Para mim, hoje é um sonho que está sendo realizado; é uma vitória com o meu povo que tanto sofre. Agora, vai mudar tudo em todos os aspectos”, disse ele.

O presidente da Associação dos Pescadores e Moradores do Povoado Seriema, Francisco Oliveira, disse que aquele título era um sonho daquela comunidade, que possui 500 famílias. “Era um sonho meu e de todos os companheiros receber esse título, para que essas terras fossem oficializadas e assim podermos fazer empréstimos de linhas de crédito”.

Paulino Neves
Em Paulino Neves, o governador Flávio Dino e comitiva anunciaram as obras que serão feitas no setor educacional e infraestrutura. Naquele município também foram entregues quatro títulos fundiários que irão beneficiar mais de 300 famílias.

Uma importante obra que será feita, será a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Novo, cuja extensão é de 142 metros e que vai custar mais de R$ 6 milhões. Esta ponte – cujas obras vão iniciar na próxima semana - vai substituir a estrutura antiga de madeira, única ligação entre os dois lados da cidade.

Ao anunciar o pacote de obras o governador Flávio Dino disse que o intuito é impulsionar o turismo naquela região, em especial, os municípios de Tutóia e Paulino Neves que estão localizados no Delta do Parnaíba e fazem parte da chamada ‘rota das emoções’.

Nova pavimentação
As ruas de Paulino Neves também vão receber nova pavimentação, com blocos de concreto. A medida é fruto de emenda parlamentar do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto. “O governador vem fazendo um novo momento que vai mudar a vida do povo do Maranhão e, em especial, de Paulino Neves. Eu estou feliz em está aqui, pois devo o meu mandato ao povo daqui.”.

O prefeito Raimundo Lídio Filho expressou a sua alegria e agradecimento por está naquele momento tão importante para a cidade. “Ele está cumprindo a promessa para mostrar que todos nós somos iguais. Essa ponte era um sonho antigo de todos nós. Hoje essa cidade é um pólo de desenvolvimento para a região. Nós estamos nos preparando para vivermos os melhores momentos que essa cidade já teve. Paulino neves deixou de ser aquela cidade acanhada”, finalizou ele, agradecendo os apoios do governador, de Humberto Coutinho, Othelino Neto e Levi Pontes. 

Esforço integrado
Outro destaque da solenidade foi a presença do proprietário da empresa Agiliza, Walder Ary, que falou da parceria com o Iterma na montagem da empresa de energia eólica em Tutóia e Paulino Neves. Junto com o instituto, a empresa estará ajudando as comunidades que receberam os títulos fundiários. 

“Esse esforço é integrado com o governo Flávio Dino que deu apoio junto às comunidades com o intuito de potencializar a implantação e expansão da energia renovável na região. A melhor coisa que fizemos foi a parceria que possibilitou o pagamento dos valores devidos ao Iterma para a questão dos títulos de terras que estavam sendo vendidos às comunidades”

A energia Energia eólica - que é a transformação da energia do vento em energia útil - enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável e está permanentemente disponível, podendo ser produzida em qualquer região. Ela é limpa: não produz gases de efeito estufa durante a produção e requer menos terreno. “O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia”, enfatizou Walder Ary, destacando ainda, as vantagens para as comunidades onde se inserem os Parques Eólico: são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; possibilita a criação de emprego, a geração de investimento em zonas desfavorecidas e traz benefícios financeiros aos proprietários e zonas camarárias.

Vantagens
Dentre as vantagens para o estado, conta a redução da elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis; poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e associações comunitárias e menores penalizações por não cumprir; a possível contribuição de cota de gases de efeito estufa para outros setores da atividade econômica. Além disso, é uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir - em termos de rentabilidade - com as fontes de energia tradicionais

Outras autoridades
Também presentes às solenidades os prefeitos, Leo Costa, de Barreirinhas; de Raposa, Talita Laci; de Água Doce do Maranhão, Rocha Filho; de Araioses, Valéria; de Brejo, Dr. Omar, vereadores, secretários municipais, demais lideranças políticas, comunitárias e a população em geral.

banner-180anos-940x100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.