segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Corregedoria realiza casamento comunitário na UFMA com a presença de 8 mil pessoas




Corregedora Nelma Sarney faz abertura do casamento

Noivos e noivas devidamente acomodados em seus lugares.  Convidados observando e tirando fotos. Cerimonial pronto para iniciar a solenidade. Ainda faltavam alguns minutos para a abertura do casamento, quando a juíza Odete Maria Pessoa Mota é chamada para celebrar um casamento de urgência. O responsável pela antecipação da cerimônia foi o pequeno Reinold, com apenas 30 dias de nascido, que queria logo ver seus pais Benedito e Carliane casados. Logo depois vieram mais 1.431 casamentos, numa grande festa cívica organizada pela Corregedoria Geral da Justiça na última sexta, dia 23, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão.
Na fala de abertura, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, adotou um tom de agradecimento: “A Corregedoria Geral da Justiça inicia esta solenidade agradecendo a confiança de todos vocês. Ver um projeto dessa magnitude sendo abraçado pela comunidade representa a confiança que vocês depositam no Judiciário como um todo. Ressalto, ainda, o belíssimo trabalho das equipes da CGJ que não mediram esforços para que esse casamento acontecesse”.
Um pouco antes do casamento, quando os noivos já estavam devidamente sentados e com seus processos em mãos, diversos presentes foram sorteados, com destaque para fogões e 4 tv’s de led. A festa teve a trilha sonora da banda do Bom Menino das Mercês. Logo em seguida, os 50 juízes designados para o casamento, entre novatos e veteranos, observaram a realização dos casamentos especiais.
São os casais com noivos mais jovens, com noivos mais idosos, casais especiais que representaram, no palco do evento, todos os outros. No telão, o “sim” e o beijo do casal de mais idade emocionaram e inspiraram as cerca de 8 mil pessoas presentes, entre noivos e convidados. “Que essa celebração represente o início de uma vida repleta de felicidades. Perante a Lei, vos declaro casados”, disse a juíza Oriana Gomes, ao celebrar o matrimônio de Maura, servidora do Judiciário, e Ciro.
Por volta das 18 e 30, com a platéia na expectativa, entre noivos, convidados, crianças e muitos bebês, os magistrados foram convidados a dar início aos casamentos. “Felizes por essa iniciativa e pela gente poder, enfim, oficializar nossa união, que já tem mais de 3 anos”, declarou Robson Alves de Sousa, abraçado à noiva Marília Santana. Eles estavam com o pequeno Yuri no colo e não reclamaram da pequena espera. “É bom porque a gente pôde tirar muitas fotos, registrar tudo”, disse Marília.
Convidado especial para a festa e observando a tudo com um sorriso de satisfação estava o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, idealizador do projeto Casamentos Comunitários. “A felicidade é grande. Quando iniciamos o projeto, em 1999, estimamos em 50 casais para a primeira cerimônia. Vieram 250. Pouco tempo depois levamos para Barreirinhas, com muito sucesso. O primeiro grande casamento em São Luís foi na Praça Maria Aragão, com 5 mil casais. Ali, observamos que o projeto era fundamental para a sociedade, em especial às pessoas mais carentes”.
Rachid destacou o trabalho da corregedora, elogiando a forma como “os corregedores, e com Nelma não poderia ser diferente, tiveram a sensibilidade de manter vivo esse projeto, sempre com grandes festas. É, sem dúvida, uma prestação de serviço das mais valiosas do poder Judiciário”. Para realizar o casamento, a Corregedoria Geral da Justiça teve a parceria de instituições como a Universidade Federal do Maranhão, que cedeu espaço e alguns voluntários, a exemplo da Cruz Vermelha e outras instituições de ensino, a Prefeitura de São Luís, o Sistema FIEMA, e outros parceiros.
E o evento, que começou com o casamento dos pais do pequeno Reinold, terminou com mais brindes sorteados. Mesmo indo pra casa antes do evento terminar, Reinold, recém-operado, recebeu dois presentes. O primeiro foi um grill, dado pela CGJ. O outro presente, bem, esse não tem preço: a união, agora oficial, da família, graças ao trabalho do Poder Judiciário do Maranhão e de todos os parceiros que auxiliam na realização do projeto Casamentos Comunitários.

Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
(98) 3198-4636/ 3198-4624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.