quinta-feira, 19 de junho de 2014

Sejap ministra palestra sobre Criminologia Aplicada a servidores penitenciários

 
Foto 2 - Sejap - palestra
 
A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), promoveu, na noite da última segunda-feira (16), uma palestra sobre Criminologia Aplicada, aos servidores penitenciários do Maranhão. A aula, ministrada pelo promotor de Justiça, Gladston Fernandes de Araújo, faz parte das ações do Curso Avançado de Gestão Prisional 2014.
 
O curso tem carga horária de 180 horas, e visa oferecer qualificação, aperfeiçoamento e especialização dos servidores que atuam nas unidades prisionais do estado. As aulas ocorrem na Egepen de segunda a sexta, das 19h às 22h.  Participam desta primeira turma, um total de 50 servidores.
 
O treinamento corresponde às inúmeras ações que vêm sendo implementadas pela Sejap a fim de garantir a melhoria do sistema penitenciário estadual. Para a diretora da Escola de Gestão, Idel Freitas, não somente a palestra, mas o curso em si é de suma importância para o aperfeiçoamento das atividades diárias no sistema. “O curso contribui para que estes servidores venham se capacitar profissionalmente, visando à humanização do sistema penitenciário. Essa é a proposta da Escola, promover uma qualificação permanente dos servidores”, afirmou Idel Freitas.
 
A diretora explicou ainda que essa palestra é uma complementação à disciplina de Criminologia Aplicada que está inclusa no Curso Avançado de Gestão Prisional, que será ministrado pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Paulo Vidigal. “O promotor Gladston vem contribuir um pouco mais com a disciplina, ministrando uma palestra de abertura do curso de Criminologia Aplicada”, contou.
 
Com uma abordagem dinâmica e informativa, o promotor explicou que o aprofundamento da criminologia faz-se necessário principalmente entre os profissionais que atuam na esfera criminal e na área de segurança pública, mais precisamente no âmbito da justiça penal. De acordo com ele, a proposta da palestra é mostrar o que é a criminologia, buscando refletir acerca do assunto. “O principal objetivo é somar esforços no sentido de dar uma solução mais efetiva e encontrar alternativas para a melhoria do sistema”, disse o promotor.
 
O coordenador de Educação da Sejap, Elias Ribeiro, falou que o Curso de Gestão está sendo uma experiência nova para muitos servidores. Segundo ele, a iniciativa vem ampliar a visão, contribuindo para intensificar as ações em prol do apenado. “Acredito que o Curso tem nos ajudado a enxergar que somos os agentes de transformação e que a partir do conhecimento adquirido, podemos ajudar a diminuir a reincidência criminal, buscando implementar ações de reintegração social para que haja uma humanização do sistema”, destacou.
 
Assistente jurídico da Sejap, o advogado Salomão Mota contou que o curso realmente tem preparado os servidores para atuarem no sistema penitenciário. Ele disse que pela enorme bagagem de conteúdos aplicados, os servidores têm sido bastante beneficiados. “Nós temos pessoas muito capacitadas ministrando as palestras e isso tem proporcionado uma melhor preparação do quadro para as ações dentro dos presídios, sejam administrativas ou operacionais”, concluiu.
 
Além de Criminologia Aplicada, os servidores ainda contam com uma vasta grade curricular. Entre as disciplinas propostas, estão temas como Rotinas Administrativas Prisionais, Gerenciamento de Crise, Gestão de Material, Gestão de Recursos Humanos, Inteligência Prisional, Rotinas Prisionais, Lei de Execuções Penais, Planejamento Estratégico, Mediação de Conflitos, Documentação Penitenciária e Local de Crime.
 
B/Nilson Figueiredo
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.