quarta-feira, 4 de junho de 2014

Atividades educativas mudam rotina de internos do Presídio São Luis I

 
 
Atividades educativas mudam rotina de internos do Presídio São Luis I  Foto:Clayton Monteles
Atividades educativas mudam rotina de internos do
Presídio São Luis I. Foto:Clayton Monteles
 
O Presídio São Luis I no Complexo de Pedrinhas, em São Luis, promoveu nesta terça-feira (3), um dia de atividades sócio-educativas e culturais voltadas para os internos da unidade. Ao longo do dia, foram prestadas assistências sobre questões jurídicas, remissão de pena e processos e ainda a realização de dinâmicas de grupo e palestras sobre motivação e auto-estima.

A iniciativa promovida pela equipe Psicossocial da unidade, reuniu no auditório daquele estabelecimento, uma equipe multidisciplinar, composta pelo advogado Magno Camargo, a assistente social Elaine Borges e a psicóloga Samila Teixeira.

 Durante a palestra, o advogado explicou aos internos todos os trâmites judiciais e cada artigo da Lei que permite ao preso ser beneficiado com a remissão da pena ao aderir e participar das atividades educacionais, artísticas e de cunho profissional que são desenvolvidas dentro de cada presídio.

O direito é assegurado pela Lei de Execução Penal.(LEP). Segundo o artigo 126 da LEP, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena, sendo que a cada três dias de trabalho, corresponde a um dia a menos na pena.
 
A Lei ainda determina que a cada 12 horas de frequência escolar (seja ela empregada em atividades de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional, que devem ser distribuídas em no mínimo três dias, conforme determina a LEP), o interno tem 1 dia de remissão de sua pena.

 Smailly Araujo, de 30 anos de idade e há sete anos preso, lembrou da importância desses momentos e do resgate da cidadania com a prática dessas atividades. "Nós que estamos cumprindo pena, as vezes, esquecemos de nossos próprios direitos. E hoje estou tendo essa oportunidade de expandir meu conhecimento e saber maissobre nossos direitos e deveres. Esses momentos nos faz nos sentir vivos e impede que fiquemos ociosos", declarou o interno que já concluiu o Curso de Eletricista e atualmente está matriculado no de Bombeiro Hidráulico.

 Durante as atividades, internas do Coral Deus Conosco do Presídio Feminino, fizeram duas apresentações culturais abrilhantando o momento. Com vozes fortes e um coro bem ensaiado, elas cantaram músicas evangélicas e coreografaram cânticos sobre o amor a Deus e respeito à vida.

 Oportunidade.

 O diretor do Presídio São Luis I, Raimundo Teixeira Pinheiro Neto, ressaltou que essas programações mudam a rotina dentro da unidade prisional, proporcionando uma série de benefícios no desenrolar das ações dentro do Sistema. “É uma oportunidade de retirar o interno do cárcere. Ao participar destes encontros, o detento retorna a cela com outra visão, uma vez que ele conhece, juridicamente, o que está cumprindo. Muitos internos acabam não sabendo sobre sua pena. É uma das formas de garantir o direito dos presos”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.