sexta-feira, 6 de junho de 2014

Secretário Marcos Affonso se reúne com Conselheiros Comunitários de Segurança



                                                            Foto/ J.Roberto           
o
O secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Affonso, presidiu no final da tarde de ontem (05), no auditório Leofredo Ramos, a primeira reunião, como titular da pasta, com os presidentes e integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), da Região Metropolitana de São Luís.
 
Participaram também do encontro o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, o supervisor da Área Integrada de Segurança Pública (Saisp - Sul), delegado José Antonio Mendes Sobrinho, e o coordenador de reestruturação dos Conseg’s, sargento Jorge Ferreira.
 
A reunião, convocada pelo secretário Marcos Affonso, foi um momento de apresentação entre o titular da Segurança Pública e conselheiros, bem como uma oportunidade de conhecimento das demandas apresentadas pelos Conseg’s.
 
 
 
“Os conselhos são os olhos e ouvidos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) dentro das comunidades, pois quem conhece os problemas da área é quem tem a vivência do bairro. Então, precisamos estreitar o relacionamento com os representantes dos conselhos para melhorar a segurança local”, disse Marcos Affonso.
 
Demandas
 
Durante o encontro, os representantes comunitários levaram ao conhecimento do secretário as principais pendências de suas respectivas áreas de atuação. Foram solicitados computadores, espaço para funcionamento, ações policiais específicas em determinados setores de bairros, dentre outros. Além disso, houve a troca de experiências entre os diversos conselheiros presentes.
 
Para o titular da SSP, ouvir a comunidade é fundamental. “O servidor público em geral, e o da segurança em particular, tem o dever de ouvir o cidadão. É a partir disso que poderemos elaborar medidas efetivas de segurança”, disse.
 
                        Secretário de Segurança/Marcos Affonso

 
Quanto às demandas, o secretário informou que, de imediato, vai fazer um levantamento do que foi solicitado e buscar, juntamente aos demais órgãos da Segurança Pública, resolver o mais breve possível as pendências. Ficou acertado também que, a partir desse mês, os encontros entre os Conseg’s e a cúpula da SSP sejam mensais.
 
Conseg

Os Conseg’s são entidades comunitárias de cooperação voluntária com a política de Segurança Pública, e são constituídas por pessoas de uma determinada comunidade, que se reúnem com autoridades públicas para debater, planejar, avaliar e acompanhar a solução de problemas de proteção social relativos à sua área.
 
 
 
 
De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Cidade Olímpica, Ademar Peixoto, o Conseg “representa uma conexão entre a comunidade e os representantes do poder público, com o objetivo de evitar a ocorrência de crimes dentro dos bairros”. Os Conselhos funcionam também para estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
 
 
 
Fonte/Diego Uchôa/Ascon SSP
Fotos/J.Roberto
Coordenação Josilma Bogéa 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.