segunda-feira, 16 de junho de 2014

O blog Sjnoticías parabeniza a brilhosa Polícia Militar do Maranhão, pelos 178 anos de bons serviços prestado ao estado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Oficialmente, no dia 17 de junho de 1836, através da Lei Provincial n.º 21 é criada de fato e de direito a Polícia Militar do Maranhão, com o nome de "Corpo de Polícia da Província do Maranhão", que no decorrer do século XIX recebeu várias denominações, tais como: "Corpo de Segurança Pública", "Corpo de Infantaria", "Corpo Militar do Estado", "Batalhão Policial do Estado", "Brigada Auxiliar do Norte" e, finalmente, "Polícia Militar do Estado". Vale ressaltar que de então se houve como o primeiro Comandante Geral da Força Militar do Estado do Maranhão o Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão.
 
 
Em 1838, dá-se o estopim da Balaiada. Chega a nossa cidade Luís Alves de Lima e Silva, o qual reforçou sua tropa com a força estadual, a fim de debelar tal movimento. Assim sendo após vitorioso, o referido militar foi homenageado com o título de "Barão de Caxias".
 
Pode-se afirmar que a Polícia Militar do Maranhão de há muito vem participando lado a lado com a história de São Luís, quer nos embates das batalhas de Guaxenduba, expulsão dos holandeses, Balaiada, Revolta de Beckman, enfim nos diversos conflitos, onde sua colaboração tem um grande objetivo: fazer a polícia ostensiva e a prevenção da ordem pública.
 
Historicamente, a Polícia Militar foi originada e preparada para a defesa do Estado. O seu passado a partir de sua criação é, notadamente, identificado com a preservação da ordem política e social. Originariamente, com uma estrutura organizacional semelhante a uma Unidade de Combate do Exército Brasileiro. Assim, manteve-se por mais de 130 anos.
 
 
 
A redemocratização do País que formalizou com o advento da Constituição da Republica, em 5 de outubro de 1988, com os seus princípios fundamentais e garantias dos direitos individuais e coletivos forçou as polícias militares a refletir sobre a sua forma de trabalhar e consequentemente na instrução.
Transcorridos mais de vinte anos da promulgação da Carta Magna, que mudou as relações sociais em face de uma sempre crescente consciência política da sociedade ludovicense (e de todo o Maranhão), verifica-se que esse espaço de tempo foi suficiente para promover mudanças substanciais na cultura organizacional da Corporação
 
 
 O comportamento do Policial Militar diante da nova realidade, tem se processado de maneira rápida e a própria instituição já não enfrenta mais os óbices decorrentes de sua formação histórica de origem autoritária. O ensino na Corporação tem se beneficiado dos frutos de uma reflexão crítica que avalia e valorize o seu papel na evolução da organização e de seu povo.
 
 
 
Essas profícuas mudanças têm estrita ligação com a nova filosofia da Polícia Militar do Maranhão, atualmente comandada pelo Coronel QOPM Zanoni Porto. O esteio dela é marcada pelos seguintes preceitos: “Paz, União, Respeito e Trabalho”, cada uma dessas diretrizes reflete que todos militares e civis que compõe essa honrada Instituição devem zelar pelo respeito aos direitos essenciais do ser humano e também devem contribuir dinamicamente para a consolidação de uma situação de paz social.
 
 
 Os cidadãos dos mais variados rincões deste Estado (mormente os de São Luís) têm percebido que a brilhosa Polícia Militar do Maranhão, está a seu dispor e que a ação dos guereiros PM’s é marcada pelo vigor, inteligência, bravura e profissionalismo, tudo em prol da garantia da Ordem Pública.
 
 
Portanto, parabéns ao estado do Maranhão, pela brilhosa  Polícia Militar que integra a força de segurança máxima do estado. Pois, toda nossa história são capítulos felizes dentro dos 500  e poucos anos da fundação de São Luís e 178 anos de aniversário de criação da PMMA.
 
             O futuro da PMMA está aqui!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.