sábado, 26 de maio de 2018

Ronda Escolar completa 20 anos e celebra diminuição de ocorrências nos colégios



Na manhã da quinta-feira (24) o auditório do Palácio Henrique de La Roque recebeu a solenidade de comemoração pelos 20 anos da Roda Escolar, mais um trabalho fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Segurança Pública do Estado (SSP), por meio da Polícia Militar do Maranhão.

Criada a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (GEAPE), a Ronda Escolar atua nas escolas da rede pública estadual de ensino, exercendo o policiamento e atendimento da comunidade escolar, pautada em ações preventivas, ostensivas e educacionais.

O Grupo vale-se da estratégia organizacional da polícia comunitária e baseia-se na premissa de que tanto a polícia, quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas vivenciados no cotidiano escolar, tais como a violência, o uso de substâncias entorpecentes, tráfico de drogas, bullying, abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas.

Em seu discurso o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentou os números e ações do governo do estado, que, através do Programa Escola Digna, está promovendo educação de qualidade a todos as crianças, jovens e adultos maranhenses. A criação de grêmios, a gestão democrática, a distribuição de fardamentos e o fomento ao protagonismo estudantil, foram, também, algumas das ações citadas pelo secretário.

Felipe Camarão Secretário de Estado da Educação

Felipe Camarão ressaltou ainda a importância da parceria entre a Seduc e a Secretaria de Segurança Pública que, atuando em conjunto nas escolas da rede pública estadual, vêm criando uma cultura de paz no ambiente escolar e destacou que a Polícia Militar tem um papel fundamental, não apenas no policiamento ostensivo e repressivo, mas também na prevenção de uma maneira ainda mais especial no âmbito educacional.

“Uma parceria muito importante que cada vez se fortalece entre a Seduc e a SSP e a Polícia Militar nos auxilia nesse trabalho de prevenção aos delitos com palestras e diálogos, trazendo a comunidade e as famílias para dentro da escola, criando uma cultura de paz e fazendo com que os estudantes fiquem livres da criminalidade, das drogas e possam seguir o caminho do bem”, disse Camarão.
Na solenidade o secretário anunciou ainda, a parceria da Seduc para equipar e dar um prédio próprio para o 1º Batalhão Escolar (BEPM) instituído em 2018, através da Lei nº 10.823, de 26 de março de 2018.

Coronel Augusta Andrade Comandante do CSC PMMA

Para a Comandante de Segurança Comunitária, Cel. Augusta Andrade, a solenidade de comemoração dos 20 anos da Ronda Escolar é a celebração da união entre educação e Polícia Militar.
“Completar 20 anos é maravilhoso, e fazer isso com uma estrutura boa, com a valorização dos nossos policiais, e com um batalhão escolar já em forma de estruturação, é um marco em nossa história. O comando da PM só tem a agradecer por essa parceria”, disse ela.

A Cel. Augusta Andrade revela ainda que, o empenho dessas equipes, que estão diariamente dentro das salas de aula, possibilitou alcançar cada vez mais as comunidades e, principalmente, diminuir em 87% os casos de ocorrências dentro do ambiente escolar.

“Sozinhos não podemos fazer nada, temos que andar todos juntos de mãos dadas, para que a gente possa realmente conseguir ter o resultado desse trabalho, levando essa mensagem para nossas crianças, jovens e adolescentes, de que se eles ficarem longe das drogas e da violência, serão homens e mulheres de bem, no futuro”, afirma a comandante.

Coronel Luongo Guerra Comandante Geral da PMMA

Já para o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Jorge Allen Luongo, esse é um trabalho fantástico de aproximação da polícia com a comunidade, e a evolução da Ronda Escolar para 1º Batalhão Escolar trará uma maior estrutura para os homens e mulheres que fazem parte desse tipo de policiamento, que é um policiamento especializado.

“Estamos muito felizes com a parceria da Seduc, que vem entendendo que essa ação traz segurança não só para todo o ambiente escolar, como também o seu entorno. Então a gente agradece todo o apoio que está sendo recebido e queremos fortalecer cada vez mais essa parceria”, afirma Luongo.
Durante a solenidade foram entregues as medalhas de premiação do Torneio de Futsal comemorativo aos 20 anos, realizado entre escolas da rede estadual e municipal de ensino. Estiveram presentes à premiação a delegação das escolas: C. E. Erasmo Dias, vencedores do 3º lugar, C. E. Conego Ribamar Carvalho, que conquistaram o 2º lugar no torneio, e C. E. Rio Grande do Norte, vencedores do 1º lugar do torneio em comemoração aos 20 anos.


Para a gestora geral do C. E. Rio Grande do Norte, Kalyanne Moura Fontenele, os policiais da Ronda Escolar são altamente preparados para o ambiente escolar e essa parceria gera segurança e acaba com a falsa “cultura do medo”, de que a polícia precisa ficar longe da escola.

“Dentro da nossa escola a Ronda é sempre bem recebida. Nossos alunos já participaram de atividades promovidas pela Ronda e os policiais também participam de nossas atividades. Recentemente tivemos um sarau de poesias e eles estavam presentes, nossos alunos contam com o apoio deles na organização dos nossos eventos. E na saída da escola sempre temos a presença da Ronda, que auxilia para que pessoas mal intencionadas não se aproximem de nossos alunos. É uma proteção que temos”, disse Kalyanne Fontenele.






                            

 


A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de Segurança da Seduc, Marco Aurélio Silva; do superintendente da área de Segurança Escolar, Cel. Marcos Souza Paiva, representando o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa; do Promotor de Educação, Paulo Avelar; da supervisora do Ensino Médio da Seduc, Ludmila Moraes; gestores escolares e militares convidados.




 logo




A reportagem SJNOTÍCIASMA, esteve presente ao evento, oportunidade em que conversou com o Secretário de Educação do Estado Felipe Camarão, Coronel Luongo Guerra, Comandante Geral da PMMA, e Coronel Augusta Andrade Comando de Segurança Comunitária.



                                                 Secretário de Edução Felipe Camarão


Coronel Luongo Guerra Comandante Geral da PMMA
                                           

Coronel Augusta Andrade Comandante do CSC
   


                                            
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.