sexta-feira, 4 de maio de 2018

POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO COMEMORA BODAS DE PRATA DA APMAGD


                          

A Polícia Militar do Maranhão realizará nesta sexta-feira(04) ás 17h no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão(FIEMA), solenidade alusiva ao aniversário de 25 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias(APMG).

O dia 26 de abril é uma data especial a Polícia Militar. Neste mês, a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” comemora seu 25º ano de sua curta, mas gloriosa existência. É um dos símbolos da Polícia Militar do Estado do Maranhão e nessas mais de duas décadas vem formando os líderes, comandantes e gestores desta instituição que vem se renovando e cada vez mais se aproximando do povo maranhense.

Em entrevista concedida a reportagem SJNOTÍCIASMA o coronel Raimundo Sá, comandante da APMGD, disse que a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias é de importância vital para a PM do Maranhão, pois através da implantação da doutrina militar, os futuros oficiais são formados dentro do contexto pedagógico, tático e estratégico. “São, portanto, profissionais formados por oficiais de alto nível, que integram a corporação da Polícia Militar do Maranhão”.

                           

Antes de 1993, os oficiais da Polícia Militar do Maranhão eram formados em Academias de fora do estado, isso causava alguns problemas institucionais, pois além da demora e dos custos, os oficiais formados tinham que se readaptar a realidade do nosso Estado, pois aqui enfrentavam condições socioculturais diferentes dos seus estados de formação. Além disso, não havia padronização em suas formações justamente pela variação de locais de onde eram provenientes.

Visando sanar a maioria desses problemas, foi criada em 26 de abril de 1993 pela Lei Estadual nº 5.657, a Academia de Polícia Militar. Inicialmente instalada na BR 135, km 02, onde atualmente está localizado o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Companhia de Polícia Rodoviária Independente (CPRvInd). Permaneceu lá por 6 anos, até ganhar novas instalações, em 1999, no Complexo do Comando Geral, no Calhau, onde hoje se localiza.

A academia é de grande importância para nós, principalmente porque hoje estamos colocando em prática o que aprendemos há 23 anos atrás, tendo em vista que nós somos da primeira turma da Academia de Polícia Militar. Portanto, todo ensinamento que tivemos tanto na parte técnica como profissional, estamos agora procurando ao longo dos 29 anos de instituição buscar mais conhecimentos, para passar todos os ensinamentos a esses cadetes que serão os futuros oficias da PMMA, para que esta academia continue sendo uma escola de comandantes, celeiro de grandes líderes. Emocionado o comandante fez referência a época que foi aluno da 1º turma de cadetes que formou  oficiais da Polícia Militar do Maranhão.




A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias conta com um eficiente corpo de oficiais que administram e trazem cada vez mais inovações e melhorias. Possui instalações de alta qualidade que proporcionam total conforto para instruções em sala de aula e conta ainda com todos os tipos de espaço que precisam nas mais diversas instruções práticas. Existe ainda acomodações confortáveis para os cadetes o que transmite tranquilidade para que desempenhem o máximo de seu potencial intelectual e físico. Todo essa estrutura e trabalho realizado pelos comandantes que passaram por aqui fizeram e fazem da APMG-MA uma referência nacional de ensino militar. Disse!

Falou que Academia são realizados vários cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais como os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), mas seu foco principal e mais conhecido é o Curso de Formação de Oficiais (CFO). No decorrer de sua existência foram formados ao todo, quase mil oficiais, nos cursos: CFO, CHO, CAO e curso específico na área da saúde.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO), é um curso de nível superior, realizado em experiência pioneira no Brasil, em convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), fato pelo qual é considerado um curso referencial no pais.

Hoje o CFO é o curso mais concorrido do Estado do Maranhão, crescimento observado há alguns anos e evidenciado no ano de 2016, sendo as modalidades CFO PM Masculino e Feminino os mais concorridos com números díspares. O aluno oficial, passa por uma rotina diuturna de formação, intelectual, física, moral e profissional para assumir posições de gestão e liderança nas fileiras da PMMA.

Com instruções em turno integral de disciplinas das ciências humanas, sociais, exatas, jurídicas e militares o aluno militar sai após quatro anos de formação, totalmente capacitado e habilitado para gerir qualquer tipo de serviço em qualquer tipo de unidade, seja administrativa, seja operacional. Explicou!


Um brinde aos 25 anos da APMGD


INOVAÇÕES

A APMGD é pioneira no Brasil e se tornou referência no cenário nacional. Primeiro pela experiência de sucesso na parceria com a Universidade Estadual do Maranhão para formar os seus profissionais. É também referência na produção de seus alunos. Hoje algumas das melhorias implantada foram proposições dos alunos, como exemplo, a digitalização e sistematização dos livros produzidos, hoje todos digitais. Fato esse que tem feito outras academias do Brasil vir buscar essa experiência com a APMGD.

Outra produção dos alunos é o site institucional atualizado diariamente. Os alunos oficiais trabalham auxiliando os oficiais, também, no planejamento das ações, a exemplo disso tem-se a proposta de implantação de um Batalhão Acadêmico, o que ainda é raro no pais, sendo uma conquista de pouquíssimas academias.

Por fim, a referência que se tornou em questão de estrutura, completamente independente e autossuficiente, vem passando cada vez mais por melhorias, visando se tornar ainda maior e continuar formando os oficiais da Polícia Militar com a mesma primazia que forma desde seu primeiro ano. Prova maior é o seu comandante, aluno em 1993, hoje comandante desta instituição de nível superior, exemplo para a sua tropa, o que demonstra que a APMGD foi nestes 2 anos e continuará sendo: o orgulho da PMMA.

Na avaliação que ele fez dos alunos que estão sob o seu comando e sua orientação, disse que há 23 anos atrás, os alunos da época, não tinha esta estrutura que tem hoje a academia, com ferramentas tecnológicas que servem de suporte para melhorar o aprendizado dos alunos, no ponto de vista do que é repassado pelos instrutores. A academia é de grande importância para nós, principalmente porque hoje estamos colocando em prática o que aprendemos há 23 anos atrás, tendo em vista que nós somos da primeira turma da Academia de Polícia Militar. 

Portanto, todo ensinamento que tivemos tanto na parte técnica como profissional, estamos agora procurando ao longo dos 29 anos de instituição buscar mais conhecimentos, para passar todos os ensinamentos a esses cadetes que serão os futuros oficias da PMMA, para que esta academia continue sendo uma escola de comandantes, celeiro de grandes líderes. Emocionado o comandante fez referência a época que foi aluno da 1º turma de cadetes que formou  oficias da Polícia Militar do Maranhão.

Deixo aqui a minha mensagem aos  cadetes, aspirantes, praças e demais oficiais que compõem  a APMGD, parabenizando a todos por este dia e que eles possam aproveitar cada momento, cada ensinamento, guardando as orientações passadas pelos instrutores, para que eles possam ser grandes líderes, oficiais exemplares e bons comandantes, comprometidos com o trabalho da Polícia Militar do Maranhão. Concluiu!





                                  
                                Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                    OJIE




                                                                Por: Stenio Johnny
                                                    Radialista/Repórter Investigativo
                                                               RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.