segunda-feira, 27 de junho de 2016

Secretário de Segurança participa de implantação da Apac em Itapecuru e visita delegacia de Vargem Grande


Apac (4)




O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou nesta terça-feira, (21), por volta das 10hs, da inauguração da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), no município de Itapecuru Mirim-MA. Durante a inauguração, foram agraciados com o projeto da Apac, 15 internos para serem ressocializados e inseridos à sociedade. Após o evento, o Secretário de Segurança se dirigiu para Vargem Grande, onde visitou a delegacia e ainda entregou uma motocicleta na Companhia da Polícia Militar.
A Apac é uma alternativa humanizada de cumprimento de pena privativa de liberdade. O local conta com celas padronizadas, biblioteca, área de lazer e arte, objetivando a inclusão do apenado em projetos de ressocialização e reintegração à sociedade. Já existem 07 polos da Apac distribuídos na região maranhense, mostrando, assim, o compromisso do Governador Flávio Dino no tocante aos direitos humanos, sobretudo em relação à dignidade humana. A Apac de Itapecuru já abriga 15 internos os quais recebem assistência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e do Poder Judiciário..
Presentes na inauguração, o Desembargador José de Ribamar Frões Sobrinho, a Juíza da Segunda Vara Mirella Freitas; a Promotora de Justiça Carla Mendes; o prefeito de Itapecuru Mirim, Magno Amorim; o Secretário de Segurança Jefferson Portela, o Secretário da Sejap Murilo Andrade; o Defensor Público Bruno dos Santos; o empresário que cedeu o local, o senhor Benedito Bezerra Mendes, vereadores e demais autoridades.
O desembargador Frões Sobrinho destacou durante o evento que “Todos estão, de certa forma, juntos nesta missão. A Apac é o melhor sistema em território brasileiro, só precisamos aperfeiçoar para a progressão do interno, tanto na área educacional, como no convivo social e familiar. O trabalho da Apac vem ganhando espaço, porque a comunidade é a coisa mais importante no processo que culmina na ressocialização e na abrangência de oportunidades”, afirmou
Academia Maranhense de Letras realiza doações para a Apac
Apac (3)
Na Oportunidade, o jornalista e escritor Benedito Buzar, representando a Academia Maranhense de Letras realizou a doação de 50 livros para a APAC. Em prosseguimento a solenidade, a Juíza Mirella Freitas após cumprimentar as autoridades, disse acreditar no modelo Apac e lembrou que “Os resultados desse método demonstram que é possível sim, recuperar e reinserir o condenado, cumprindo assim o que determina a Lei de Execução Penal. O meu entusiasmo  com o método Apac é acreditar no ser humano e na sua capacidade de superação e retorno à sociedade”, ressaltou a Juíza.


O Secretário de Administração Penitenciária Murilo Andrade lembrou que “O verdadeiro problema é em ajudar pessoas a se transformarem e ainda ajudar nas mudanças de vida. Precisamos estar juntos, hombreados, para que elas possam sair com oportunidades reais. Estamos muito contentes com todos que contribuíram e acreditaram juntos neste sonho”, concluíu.
O Secretário de Segurança Jefferson Portela destacou a importância do trabalho da Apac, reforçou o compromisso com os internos, disse que eles são a força da Apac e os incentivou a seguirem as veredas do bom caminho. Jefferson Portela finalizou dizendo que é preciso implantar mais Apacs, a fim de que a condição humana fosse respeitada.
Visita em delegacia de Polícia e entrega de motocicleta a PM
Apac (1)
O secretário de segurança Jefferson Portela, após o evento em Itapecuru, se dirigiu para o município de Vargem Grande onde visitou a delegacia de polícia civil e anunciou uma reforma, haja vista que o local, não abriga mais presos de Justiça, pois a região de Itapecuru já conta com uma Unidade de Ressocialização Prisional (URP). O secretário realizou ainda a entrega de uma motocicleta, para a 8ª Companhia da Polícia Militar, contando com a presença do Major Jovân.

Ainda em Vargem Grande, Jefferson Portela se reuniu com o Superintendente de Polícia Civil do Interior, o delegado Dicival Gonçalves e diversas lideranças do município, para tratar sobre a segurança e apoio para o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, o qual ocorrerá no dia 22 de agosto, a 01 de setembro.
Apac (2)

  Por: Mauro Wagner/ASCOM SSP
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.