segunda-feira, 20 de junho de 2016

EXPOSEGMA 2016 CHEGA A BACABAL COM FORÇA TOTAL





A Exposição de Segurança do Maranhão(EXPOSEGMA) chegou na cidade de Bacabal no início do mês de Junho, inicialmente realizando palestras sócio educativas, abordando diferentes temas tais como: O trabalho do governo do estado através da secretaria de segurança pública do Maranhão no combate as drogas, palestras sobre a violência doméstica, lei Maria da Penha, Feminicídio, temas destacando o valor da família como instituição de paz, mostrando a importância da religiosidade no mundo de hoje divulgando o evangelho através de cultos  ecumênicos, assim como orientações sobre tudo aos jovens, para que eles não entrem no mundo das drogas, e palestras fazendo uma amostra de como é feito o trabalho das forças segurança no estado. 

Publicitária Josilma Bogéa/Idealizadora da Exposegma

SOBRE A EXPOSEGMA 

É uma exposição sobre segurança pública do Maranhão. Dentro desse contexto, este projeto visa combater os entorpecentes e a violência, além de aproximar as forças de segurança com a sociedade. Há necessidade do trabalho preventivo contra as drogas e violência e também da integração entre a sociedade e o estado, por isso a EXPOSEGMA ministra palestras em escolas, em praças, teatros, associações entre outros setores indispensáveis na parceria deste projeto idealizado pela publicitária e assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Josilma Bogéa. O projeto atualmente tem a coordenação de Manoel Machado Coelho Neto.

 A Exposegma ao longo dos seus 10 anos de edição, conta com parcerias importantes dentre elas estão :

Exército brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, são parceiras também as forças de segurança do estado compostas pelas polícias: Militar, civil, Corpo de Bombeiros Militar, CTA, DETRAN, SEAP e GUARDA MUNICIPAL. Conta também com apoio da Defensoria Pública, MP, igrejas evangélica e católica, escolas e as comunidades. A Exposegma 2016 tem o total apoio do governo do estado, assim como do secretário de estado de segurança pública do Maranhão Dr. Jefferson Portela
Resultado de imagem para fotos da EXPOSEGMA



Ilda Bogéa proprietária do Jornal Pequeno ao lado da sua saudosa
filha, jornalista Josilda Bogéa sempre apoiaram a Exposegma



1.      Histórico do Instituto AVANTT

O instituto AVANTT através da Exposição sobre Segurança no Maranhão - EXPOSEGMA é um projeto pioneiro no estado, instituído no ano de 2003; que tem como objetivo ajudar a sociedade na redução das violações dos direitos humanos, visando aproximar o Sistema de Segurança e seus agentes à comunidade, realizando trabalhos de ordem preventiva e educativa através de palestras ministradas pelo fornecimento de informações diretas de agentes específicos, no intuito de combater principalmente o aumento substancial do uso de entorpecentes, trabalhando de forma integrada com todo o Sistema de Segurança do Estado, no âmbito, Municipal, Estadual e Federal.


2.      Revisão de literatura

As drogas e a violência tem se tornado cada vez mais presente em escolas e domicílios dos lares brasileiros. Em consequência disso, vê-se a todo instante, famílias sendo destruídas pelo Brasil a fora. No Maranhão, a droga e a violência também tem um crescente considerável nesta década.

Atualmente, o uso de drogas tem se tornado crescente em toda a sociedade, independente do sexo, idade, raça ou classe social. Quando falamos sobre este assunto, é impossível deixar de associar a ele a questão da violência. As drogas entraram na sociedade de uma maneira devastadora, fazendo vítimas a todo o momento. Famílias destruídas pela violência urbana que tem como principal causa esta dependência doentia (Gazal, Denise 2012).

A violência também é um grande desafio à sociedade e ao estado, uma vez que todos nós seres sociais somos vítimas diariamente dos mais diversos tipos de violência. [...] independentemente dos formatos ou modelos que assume, como mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, e, reconhecendo que [...] as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e contradições, faz-se primordial sua centralidade no âmbito das ações da política de assistência social, como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primária, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida (BRASIL, 2004a, p. 35).


     RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS





As atividades iniciaram no dia 08 de junho de 2016, na paroquia Santana, tendo a palestra inicial e apresentação do projeto EXPOSEGMA sendo proferida pelo Coordenador geral do projeto Manoel Machado Coelho Neto. A solenidade iniciou-se as 19:30 e findou-se as 21:00, com a participação das autoridades civis e militares, ressaltando dentre eles o tenente coronel Luís (representando o Comandante Geral da Policia Militar do Estado do Maranhão), o tenente Jorge Luís(representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão), o delegado Elson (representando o delegado geral da policia civil do Estado do Maranhão), o representante da comissão de segurança pública da assembleia legislativa do estado do Maranhão deputado Roberto Campos, o Juiz da comarca de bacabal meritíssimo Jorge, além do presidente da câmara municipal da cidade de Bacabal o senhor vereador Manoel da Concórdia, a representante da igreja católica Frey Ribamar, a representante da igreja Assembleia de Deus a senhora vereadora Regilda, estudantes da escola de música da cidade de Bacabal e a comunidade Bacabalense.




As palestras ocorreram nas escolas Rodrigues Neves, Frey Solano, José viera Lins, Balbia Carvalho, comunidade Quilombola Seco das Mulatas e na Câmara municipal da cidade de Bacabal, tendo como público alunos, comunidade e vereadores.  Os palestrantes ministraram conteúdo sobre: Drogas; violências; sonhos; medidas de prevenção contra incêndio, choque elétricos, afogamentos; a importância da agricultura.

Até o momento o público total presente passa de 1300 pessoas. Dentre os profissionais que ministraram as palestras leva-se a ressaltar o Coordenado Geral Manoel Neto Sd Pm, O Glauber Sales Sd Pm, O Mailson Costa Cb Pm, o Capitão Bm Almeida, o Sargento Bm Augusto, o Soldado Bm M Serra, o GEAPE de Bacabal e em Especial ao Comandante do Batalhão de Infantaria Leve tenente coronel Azevedo.



       

2.       CONCLUSÃO
A aproximação entre o estado e a sociedade é importante para provar que as politicas públicas desenvolvidas de forma constante tem a eficácia de maximizar a relação direta com o poder público, além de mediar conflitos e desmistificar a imagem do setor público. A interação entre a sociedade estudantil e as forças de segurança pública como, no caso, militares do Maranhão, corroboram que o papel dos militares é de preservar e manter a ordem pública não só de maneira repressiva, mas também de maneira eficiente e inteligente, trazendo os estudantes para perto das forças de segurança, mostrando como o papel da educação é fundamental para a transformação do ser social. A EXPOSEGMA, por sua vez, como terceiro setor, tem o formidável prazer de proporcionar esta mediação entre o estado e a sociedade.

 Por/Stenio Johnny Ascom SSP/MA
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.