terça-feira, 14 de junho de 2016

Governo investe em segurança na Região Tocantina e Sul do Maranhão



O Governo do Maranhão entregou investimentos em policiamento na Região Tocantina e também com efeitos no Sul do Maranhão durante a última semana. O governador Flávio Dino inaugurou, em Açailândia, a 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil e a 5ª Companhia Independente de Policiamento. Em Imperatriz, foi entregue a sede dos Comandos de Policiamento de Área do Interior (CPAI) 3 e 6 da Polícia Militar, além de 20 motocicletas para uso de policiais militares na área.

A iniciativa é parte da política de descentralização da tática policial e reforço da segurança em todo o estado. Antes da nova sede em Imperatriz, os Comandos Policiais 3 e 6 funcionavam em São Luís. A CPAI 3 é responsável por conduzir a ação de unidades policiais nas cidades de Buriticupu, Açailândia, Timon, Porto Franco e Estreito. Já a CPAI 6 atua no comando de unidades nos municípios de Imperatriz, Carolina, São João dos Patos e Balsas, esta última inaugurada há 3 meses. Desse modo, as ações de reforço ao policiamento terão efeitos tanto nos municípios da Região Tocantina quanto em cidades do Sul do Maranhão.

O delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Pereira, lembrou que a inauguração da 9ª Delegacia Regional de Açailândia é fruto de esforços do Estado para ofertar serviço público de qualidade em todo o Maranhão. “Açailândia tem uma importância estratégica na Região Sul do Maranhão, que tem recebido muitos recursos e investimentos de segurança por meio do atual governo”, frisou Lawrence. O total de recursos utilizados para a construção da Delegacia Regional, que já está em uso, foi de cerca de meio milhão, incluindo aditivo.

Também em Açailândia, foi inaugurada a 5ª Companhia Independente de Policiamento, para uso da Polícia Militar. A obra, de quase mil metros quadrados, custou cerca de R$ 3 milhões e inclui infraestrutura predial, pavimentação e urbanização do entorno. A 5ª Companhia é subordinada a CPAI 3, cuja nova sede foi entregue em Imperatriz, em prédio que também abriga a CPAI 6.

O comandante da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, acredita que a transferência dos CPAI 3 e 6 irá dinamizar o policiamento da região. Segundo ele, a presença dos comandantes na área facilita o apoio logístico das unidades subordinadas, que podem atuar em conjunto. “Se as unidades recebem reforço e investimento, têm condições de executar as estratégias com mais eficiência”, ressaltou.

A nova sede dos CPAI 3 e 6 possui aproximadamente 500 metros quadrados e recebeu investimentos de quase R$ 1,7 milhão, entre infraestrutura predial, pavimentação e urbanização.

Valorização policial

Para o comandante-geral do CPAI, coronel Gonçalo Sousa, a aplicação de recursos em infraestrutura e aquisição de viaturas, coletes e armamentos, se reflete na eficiência do planejamento tático e operacional da polícia. “Através de melhores instalações, das viaturas novas, do policiamento com motocicletas e da capacitação dos nossos policiais, ganhamos em agilidade e podemos responder às demandas de forma mais satisfatória”, disse Gonçalo.

Os comandantes dos CPAI 3 e 6, coronel Markus Lima e coronel Edeilson Carvalho, respectivamente, elogiaram a iniciativa de expansão do policiamento na região. “Agora contamos com a logística necessária para atender a demanda da segurança dessa região”, declarou o coronel Lima. “Esses investimentos atendem a uma demanda antiga da tropa, que é a melhoria das condições de trabalho e o aumento do efetivo. Nós vamos converter isso em entusiasmo para trabalhar melhor, render mais e reduzir os índices de criminalidade. Quem ganha com isso é a própria população”, disse o coronel Carvalho.

Além de inaugurar novas Unidades de Segurança na região, o governador Flávio Dino entregou, em Imperatriz, 20 motocicletas para policiamento de rua a ser executado pela Polícia Militar. As motos fazem parte das 100 viaturas apresentadas na última terça-feira (7), no Palácio dos Leões, em São Luís, juntamente com a Delegacia Móvel que estará à serviço da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), vinculada à Polícia Civil.

Mais investimentos

Outros investimentos em segurança já foram entregues pelo atual governo, como o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro, o 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon, a Companhia de Polícia de Turismo da Lagoa e a reforma e ampliação da Academia de Polícia Civil.

Estão em obras os Batalhões da Polícia Militar nas cidades de Pindaré-Mirim, Pinheiro, Barra do Corda, Imperatriz, Ribamar, Bacabal, Balsas e em São Luís, no bairro Cidade Operária. Também estão em obras as Delegacia Regionais de Santa Inês, Coroatá, Zé Doca, Bacabal, Pinheiro e Barra do Corda. Além disso, serão entregues, ainda, as Delegacias de Barreirinhas, Peritoró, Penalva e São Mateus, essa última com previsão para julho.

Em São Bento, será inaugurado um Complexo Policial para abrigar as Polícias Civil e Militar. Em São Luís e Imperatriz, estão ocorrendo reformas e ampliações nas sedes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Serão realizadas, ainda, obras de reforma e readequação na Delegacia de Costumes de São Luís, na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e no Instituto de Identificação do Maranhão. Até o final do ano, será concluída a entrega de 300 novas viaturas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Militar do Maranhão, durante a gestão do governador Flávio Dino já foram entregues novos postos, como o BBMar, Porto do Itaqui, São José de Ribamar, Bacabeira, Trizidela do Vale e Açailândia. Para este ano, estão previstas a inauguração de mais postos em Carolina, Santa Inês, Barra do Corda e Presidente Dutra.

Por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o Governo do Estado concluiu cinco novos presídios em apenas seis meses nas cidades de Açailândia, Balsas, Imperatriz, Pedreiras e Pinheiro. Também foi concluída a pavimentação e paisagismo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.