quinta-feira, 30 de junho de 2016

Esquema de segurança garante tranquilidade em procissão a São Pedro






Tranquilidade, fé e devoção marcaram a procissão a São Pedro, realizada na tarde desta quarta-feira (29), em São Luís. O evento religioso, que todos os anos mobiliza dezenas de pessoas, contou com o apoio do Governo do Maranhão no reforço ao esquema de segurança, formado por Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Capitania dos Portos. Os devotos, que acompanharam a peregrinação da imagem por terra e mar, rezaram e cantaram hinos ao santo padroeiro dos pescadores.
Após centenas de brincantes de bumba meu boi renderem homenagens a São Pedro, durante a madrugada do dia 29, na capela que leva seu nome, no bairro da Madre Deus, foi a vez da imagem, ao amanhecer do dia, preparar-se para peregrinação por terra e mar. Por meio de viatura do Corpo de Bombeiros, o santo saiu da capela e foi conduzido pela avenida Beira-Mar até a Rampa Campos Melo, no Cais da Praia Grande. Lá, a imagem foi embarcada para a procissão marítima, que teve início às 13h e passou pelo porto do Jenipapeiro, Ponta d’Areia e Barragem do Bacanga, retornando à Rampa Campos Melo uma hora depois.
Ao desembarcar no Cais da Praia Grande, o santo padroeiro dos pescadores foi colocado no topo da viatura do Corpo de Bombeiros para a peregrinação terrestre, iniciada por volta das 15h. Com saída pela avenida Beira Mar, a procissão passou pelas ruas São Pantaleão, Cajazeiras, Passeio, avenidas Rui Barbora e Múcio Mendonça, retornando ao Largo de São Pedro, onde o foi celebrada uma missa para os fiéis.
Segurança
Além de dar suporte a organização da festa, transportando a imagem de São Pedro nos trajetos por terra, o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) executou papel importante no reforço a segurança. As ações preventivas, desenvolvidas juntamente outros órgãos de Segurança Pública, garantiram a tranquilidade no decorrer do evento religioso.
“Empregamos um efetivo de militares e de viaturas exclusivamente para atuar em casos de atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndios, entre outros”, declarou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo. Segundo ele, são mais de 80 bombeiros militares mobilizados durante os festejos de São Pedro e São Marçal, apoiados por viaturas de combate a incêndio, de busca e salvamento e ambulâncias.
As guarnições do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes nas procissões marítimas nas baías de São Marcos e São José de Ribamar, ao lado da Capitania dos Portos, por meio de embarcações. Por meio de 40 homens, a Capitania inspecionou as condições de navegabilidade dos barcos, exigindo coletes e a documentação necessária, e impedindo superlotação, presença de álcool e fogos de artifício nas embarcações. A Polícia Militar e a Guarda Municipal completaram a operação, no suporte a segurança dos fiéis durante a procissão terrestre.
Devoção
A fé em torno de São Pedro mobilizou dezenas de pessoas, entre elas a pensionista Maria José de Ribamar Macedo Lima, 84 anos, que todos os anos comparece ao Cais da Praia Grande para acompanhar o passeio do santo pela baía de São Marcos. “Para mim, é o momento mais lindo do festejo, ver o santo passeando pelo mar, lindo desse jeito”, disse ela. Devota, Maria também monta um altar para São Pedro em casa, com frutas e o tradicional mingau de milho.
Quem não se contentou em ficar só olhando foi a doméstica Maria do Carmo Pena Nina, 57 anos. Integrante da Comunidade de São Pedro, Maria participou da procissão marítima na mesma embarcação que conduziu a imagem pela baía de São Marcos. Junto com outros fiéis, ela rezou, cantou toadas de boi e entoou hinos católicos para o santo padroeiro.
“A emoção é muito grande, é muito gratificante, é uma coisa muito preciosa para a gente. Todo ano eu venho, peço para ele me ajudar e assim a gente vai levando…Enquanto vida eu tiver e assim ele me der a graça para eu continuar acompanhando, estarei aqui”, disse Maria do Carmo, que entre as graças alcançadas por intermédio de São Pedro, destaca o emprego conquistado pelo neto recentemente.
Além da fé católica, o sincretismo religioso também esteve presente no festejo a São Pedro. O pai de santo Fernando Sólon, 47 anos, participou da procissão marítima e terrestre, e elogiou a organização do evento. “A procissão seguiu tranquilamente, sem nenhum incidente, com presença ostensiva de policiamento, nos dando muita segurança para exercer a nossa fé. E isso é tudo o que São Pedro merece”, destacou.

Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.