segunda-feira, 27 de junho de 2016

Detran-MA realiza blitz educativa em Arraias de São Luís


Foto 1_Divulgação_Detran_24062016 - Detran-MA  realiza blitz educativa em Arraias de São Luís

A equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão realizou nesta quinta-feira, 23, abordagens educativas nos arraiais da Praça Maria Aragão e do Ipem. As ações, coordenadas pelo setor de Educação para o Trânsito da instituição, têm o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do álcool nos condutores e contam com o apoio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRVInd).
Durante as abordagens nos arraiais, policiais militares e educadores do Detran-MA distribuíram panfletos sobre a Lei Seca e disponibilizaram ao público, o teste do etilômetro – conhecido como bafômetro. A cada teste realizado, além de comprovar, na prática, que a quantidade de álcool consumido pelo condutor avaliado, excedia os limites de tolerância determinados pela Lei Seca – 0,04 miligramas de álcool por litro de ar – resultando, em alguns casos, infração ou crime, a equipe do Departamento tirava dúvidas dos cidadãos sobre a lei e sobre os intervalos necessários entre o consumo da bebida alcoólica e a liberação para dirigir.
Segundo a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, salvar vidas é um compromisso do Departamento com a sociedade. “Além da constante melhoria nos serviços que oferecemos aos usuários do Detran-MA, nos preocupamos em conscientizar cada condutor sobre os cuidados importantes que todos nós devemos ter no trânsito. Principalmente, com o consumo de bebida alcoólica. Não existe meio termo, essa combinação é perigosa e deve ser evitada”, explicou a diretora.
As abordagens educativas nos arraiais foram bem recebidas pelo público. O vigilante, Willpeterson Costa, foi convidado a fazer o teste no Arraial da Praça Maria Aragão e considerou a ação importante. “Foi uma excelente oportunidade pra mim, pois pude tirar dúvidas sobre a Lei Seca. Agora, sei que a tolerância é zero e que o álcool é um perigo para quem vai dirigir. Quando as pessoas têm essa noção, geralmente escolhem não beber, ou se bebeu, não dirigir”, disse ele.
Resultados importantes
As campanhas de conscientização e ações educativas promovidas pelo Detran-MA, como parte da Operação da Lei Seca, já apresentam resultados importantes em São Luís. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, entre 2012 e 2015, a quantidade de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas e dirigem reduziu 30,1% na capital maranhense. As ações educativas realizadas pelo Detran-MA são diárias e envolvem ainda, parcerias com instituições, empresas e escolas públicas e privadas, com a promoção de palestras de educação para o trânsito.
A intensificação da fiscalização, durante as Operações da Lei Seca, também contribuiu para a redução do consumo de álcool por condutores de veículos em São Luis. De janeiro a maio deste ano, segundo dados do Detran-MA e CPRV Ind., foram abordadas 7.360 pessoas e realizados 6.167 testes de etilômetro. Neste período, foram registrados apenas 37 crimes contra a Lei Seca e 282 infrações.
Auto de Infração Eletrônico
Para promover mais segurança aos condutores maranhenses e agilizar as abordagens efetuadas por militares da CPRV Ind., durante a Operação Lei Seca, o Detran-MA iniciou o processo de implantação do Auto de Infração Eletrônico. A tecnologia funciona numa plataforma tipo smartphone que vai ficar conectada ao banco de dados do Detran-MA. O dispositivo oferece acesso amplo às informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e às legislações correspondentes, e será emitido com auxílio de uma impressora de bolso, que deverá estar com o policial no momento das abordagens.

Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.