sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vale é acusada de espionar funcionários, jornalistas e sindicalistas



BRASÍLIA - O ex-funcionário da Vale André Almeida acusou nesta quinta-feira a mineradora de espionar jornalistas, funcionários e lideranças sociais por meio de infiltração de pessoas em movimentos sociais e sindicais. As declarações foram feitas durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado. A presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), decidiu oficiar a Polícia Federal, a CPI da Espionagem e o Ministério Público para que investiguem as informações. A petista também quer obter respostas da empresa que, embora tenha sido convidada a participar da audiência, não enviou representantes.

De acordo com o ex-funcionário, que foi demitido pela companhia no ano passado e, desde março deste ano move uma ação trabalhista contra a ex-empregadora, a Vale faz espionagem há muito tempo, mas teria intensificado a prática durante a gestão do ex-presidente Roger Agnelli (2001-2011). Ele disse que trabalhou na área de segurança e viu de perto as irregularidades.

Almeida afirmou que a empresa chegava a quebrar sigilos bancários e pagava propinas para funcionários de órgãos de segurança do governo para que abafassem as supostas irregularidades.
- O que a Vale gasta anualmente para monitorar seus empregados, os movimentos sociais diversos e políticos, poderia ser gasto com as comunidades se ela saísse de seu pedestal e conversasse com os movimentos – declarou.

A Vale negou e desqualificou as afirmações do ex-funcionário, que a empresa afirma ter sido demitido por justa causa e tenta usar as acusações para “sustentar três reclamações trabalhistas que somam cifras milionárias”. A empresa disse também que o Ministério Público Federal de São Paulo entendeu que não há provas para comprovar a denúncia e revogou seu sigilo por entender que Almeida estava “utilizando indevidamente as denúncias e a credibilidade do próprio MPF para alimentar suas milionárias reclamações trabalhistas”.

“A Vale não reconhece e refuta as denúncias do Sr. André Almeida, ex-empregado demitido por justa causa, as quais foram por ele criadas e fortemente divulgadas na mídia para tentar sustentar três reclamações trabalhistas que somam cifras milionárias no judiciário do Rio de Janeiro e cujos autos tramitam sob segredo de justiça”, afirma a empresa, em nota. “A Vale se colocou à disposição dos órgãos de justiça envolvidos para ajudar como puder nas investigações, a qualquer tempo”, afirmou.


Fonte/Chico de Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.