segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Protesto avança, e Força Nacional usa bomba antes de leilão do pré-sal; SIGA



AO VIVO: grupo avança, e Força Nacional usa bomba antes de leilão do pré-sal (Néstor J. Beremblum/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo; Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
FOTOS: tropa 
dispara contra manifestantes (Christophe Simon/AFP)'Vim de Brasília ajudar', diz ferido em protesto (Guilherme Brito/G1)
    Força Nacional          Vândalos viram um carro                                Homem ferido

O governo realiza nesta segunda (21), no Rio, o leilão do campo de Libra, o primeiro prevendo a exploração de petróleo e gás natural na camada pré-sal sob o regime de partilha (em que a União fica com parte do óleo extraído pelas empresas vencedoras). Veja no especial do G1 o que são as reservas do pré-sal, onde estão e qual a estimativa de produção de óleo.
 
A repórter Aline Pacheco, da TV Record, foi agredida por um grupo de manifestantes durante a cobertura do protesto em frente ao Hotel Windsor, na Barra, na Zona Oeste do Rio. A jornalista levou um soco nas costas, mas passa bem. O grupo de vândalos atacou ainda dois carros de reportagem. Um veículo da Record foi virado e, por pouco não foi destruído por fogo - os bombeiros apagaram rapidamente as chamas. Um carro da Band foi pichado.
 
O Ministério da Justiça assegura a realização do leilão, apesar do confronto entre manifestantes e agentes da Força Nacional e do Exército no entorno do hotel, na Barra da Tijuca.
 
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, três pessoas ficaram feridas na manifestação. Um soldado da Força Nacional foi atingido por uma pedrada e sofreu escoriações. Os outros feridos são ativistas que participavam do ato.
 
O clima é de tensão no entorno do Windsor Barra. Mascarados usam estruturas de metal como escudo, jogam fogo em lixeiras e na sinalização de trânsito.
 
O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Aiello, acompanha a manifestação pelo centro de controle montado no hotel.
 
O ministro da Defesa, Celso Amorim, também está no hotel para acompanhar o leilão e a manifestação que acontece na Barra da Tijuca
 
G1/Globo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.