quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hospital Geral lança campanha de incentivo à doação de sangue


Nestor Bezerra


A 2ª Campanha de Incentivo à doação de sangue foi lançada, nesta quarta-feira (16), pela direção do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). Com o tema “uma atitude, uma vida – alguém pode estar precisando de vida”, a unidade móvel da Hemomar ficará, até esta sexta-feira (18), fazendo coletas no pátio da unidade de saúde. Na primeira campanha, realizada em junho deste ano, foram colhidas 135 bolsas de sangue.

O diretor do Hospital Geral, Luis Alfredo Netto Guterrez, explicou que a demanda de sangue na unidade é grande, em decorrência do grande número de cirúrgicas oncológicas, ortopédicas, de urgência e emergência realizadas mensalmente. “São mais de 500 procedimentos cirúrgicos realizados em que os pacientes necessitam dos hemoderivados”. Os hemoderivados são produtos farmacêuticos para uso clínico, produzidos por processos industriais físicos e químicos, que têm o plasma humano como matéria prima.

Responsável pela coleta externa da Hemomar, Valma Costa explicou que é sempre necessário fazer campanhas para suprir a demanda das unidades de saúde. “No sábado (19) estaremos na Igreja Nossa Senhora da Paz (Cohab), na terça-feira (22) no Hospital São Luís (Cidade Operária) e nos dias 24 e 25 no Hemomar de Pinheiro”, disse.  As coletas continuam no dia 26 na Escola Adventista da Cohab e nos dias 30 e 31 de outubro em Santa Luzia do Paruá.

Funcionária do Hospital Geral, Erika Lobo Araújo, fez doação de sangue pela primeira vez. “Além da unidade coletora está próximo do serviço, sei como o sangue é fundamental para salvar a vida de um paciente. Era bom se todos os familiares dos pacientes que necessitam de sangue também fizessem suas doações”, completou.

Os soldados do Exército Jordan Luiz Nascimento Pinheiro (19 anos) e Caique Ferraz (20) também compareceram para doar. “Tive uma pessoa da família que precisou receber bolsas de sangue para sobreviver e por isso sei da importância deste gesto”, afirmou Caíque Ferraz. Esta foi a segunda doação voluntária dos soldados.

Informações sobre doação de sangue

Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50 kg.
Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.


        Fonte Agência de Notícias
Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.