quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CNJ adere ao Outubro Rosa contra o câncer de mama



CNJ adere ao Outubro Rosa contra o câncer de mama


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aderiu ao Outubro Rosa, mobilização mundial que busca chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O portal oficial do Conselho (www.cnj.jus.br) e suas páginas nas redes sociais (Twitter e Facebook) ficarão cor-de-rosa durante todo o mês, em adesão ao movimento. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir esse mal que atinge milhares de mulheres em todo o mundo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estima-se que 52.680 casos novos da doença sejam diagnosticados. A doença, até o final do ano, deve atingir 52 a cada 100 mil mulheres.

Durante todo o mês de outubro, diversas ações são promovidas em vários países, como forma de promover o engajamento da sociedade, empresas e organizações públicas e privadas na prevenção da doença por meio do diagnóstico precoce. Uma das mais significativas é a iluminação de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outras construções na cor rosa.

Este ano, alguns órgãos do Judiciário aderiram à campanha. Em Brasília/DF, por exemplo, os edifícios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ficarão iluminados na cor da mobilização. No Ceará, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), também aderiu. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre/RS, também será iluminado na cor rosa em adesão ao movimento. Além das luzes, durante todo o mês de outubro o TRF4 vai realizar ações de conscientização voltadas às servidoras do tribunal.

Histórico  O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. A ideia é propagar a imagem do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, com o objetivo de incentivar as medidas de prevenção.

A história do movimento remonta à última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama no país.

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em outubro de 2002. A cada ano a adesão ao movimento aumenta.


Mariana Braga 
Agência CNJ de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.