terça-feira, 29 de outubro de 2013

Maranhão Aderiu ao Programa "Mulher, Viver sem Violência"




Governdora Roseana Sarney e a Ministra Eleonora Menecucci

O Maranhão é o décimo estado brasileiro a aderir ao programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal. A assinatura do Termo de Adesão, nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões, contou com a presença da governadora Roseana Sarney; da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci; do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda, da secretária da Mulher, Catharina Bacelar, de autoridades do judiciário, do legislativo e de cerca de 300 trabalhadoras rurais de diversos municípios e representantes de movimentos femininos.


Roseana Sarney destacou que o Maranhão tem a maior parcela da população formada por mulheres, de acordo com Censo do IBGE, e também possui a maior concentração populacional na zona rural. “É importante ressaltar que as ações pactuadas vão beneficiar não apenas as mulheres, mas também suas famílias como um todo”, acrescentou.

   Gov. Roseana Sarney, Ministra Eleonora, e mulheres
   da Zona Rural

Na ocasião, a governadora recebeu das mãos da ministra Eleonora Menicucci as chaves de duas unidades móveis, doadas pelo Governo Federal, para atender mulheres em situação de violência no campo e na floresta. Os veículos levarão serviços de informação e orientação sobre direitos e Lei Maria da Penha. “Esse é um grande passo para o atendimento às vítimas de agressão física e psicológica que receberão ainda mais proteção, orientação e apoio”, destacou a governadora.

Roseana Sarney destacou que o Maranhão tem a maior parcela da população formada por mulheres, de acordo com Censo do IBGE, e também possui a maior concentração populacional na zona rural. “É importante ressaltar que as ações pactuadas vão beneficiar não apenas as mulheres, mas também suas famílias como um todo”, acrescentou.

   Prefeito Edivaldo Holanda Júnior e Gov.Roseana Sarney

Além da governadora e da ministra, o documento também foi assinado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; pela corregedora-geral do Tribunal de Justiça, Desembargadora Nelma Sarney; pela representante da Procuradoria Geral de Justiça,

Sandra Alves; e pelo defensor público-geral, Aldy Mello de Araújo Filho.
Participaram do evento, representante Nacional das Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lima; além dos secretários estaduais Catharina Bacelar (Mulher), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania) e João Abreu (Casa Civil) e secretários adjuntos.

A ministra Eleonora Menicucci declarou que, pela primeira vez, o Estado brasileiro enfrenta de forma efetiva a violência contra as mulheres na área rural. “O quadro está mudando desde o lançamento da Lei Maria da Penha, mas precisamos aumentar nossa rede de segurança”, destacou.

                   Ministra Eleonora Menicucci

O programa “Mulher, Viver sem Violência” tem seis eixos estratégicos. Além da construção e manutenção da Casa da Mulher Brasileira - uma em cada capital; prevê a transformação da Central de Atendimento à Mulher-Ligue 180 em Disque-Denúncia; a organização dos serviços na saúde e na coleta de vestígios de crimes sexuais, em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça; a criação de seis centros de atendimento em fronteiras secas para enfrentar o tráfico de mulheres; e campanhas continuadas de comunicação para prevenção da violência.

“Aqui em São Luís, a Casa da Mulher Brasileira será construída no Jaracati, área nobre, e vai disponibilizar atendimento especial para as mulheres vítimas da violência”, ressaltou a ministra. Ela disse que segue o lema da presidenta Dilma Rousseff, que determinou tolerância zero contra a violência.


                                         Prefeito Edvaldo Holanda Júnior

Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior,à adesão do Maranhão ao programa "Mulher, Viver sem Violência" é de grande importância para o estado neste momento de enfrentamento do combate a violência contra mulher, e São Luís terá uma participação importante nesse programa, que proporcionará as mulheres maranhense, segurança, assistência social, psicológica, dando assim uma qualidade de vida melhor, principalmente as mulheres da Zona rural que vive sofrendo violência doméstica e maus tratos. estando assim de parabéns a Presidenta Dilma Roulserf, a Ministra Eleonora Menecucci, e o estado do Maranhão, por aderir esse tão importante para vida da mulher maranhense que é o projeto Mulher Viver sem Violência.


                       Vice-Prefeito Roberto Rocha

O vice-prefeito Roberto Rocha, também esteve ao local e em entrevista concedida ao repórter Stenio Johnny, falou que São Luís a partir da adesão do Maranhão, esta inserida no programa "Mulher, Viver sem Violência que um programa do governo federal, em parceria com o governo estadual e municipal, com a presença do poder Judiciário, Defensoria Publica, Ministério Público, e outros órgãos de segurança pública, que uma vez integrados, o Maranhão terá sem dúvida alguma, resultados positivos no que diz respeito ao combate da
violência contra mulher. Disse o Vice-´Prefeito Roberto Rocha.

Quem compareceu ao evento e foi muito aplaudida pelas as mulheres, principalmente, pelas mulheres da Zona Rural, foi a delega especial da mulher  Dra.Kazume Tanaka, que merece destaque pela brilhante atuação como titular da delegacia especial da mulher. Dr. Tanaka, vem realizando um trabalho importante, engajando-se no combate a violência contra a mulher, não só na delegacia, como também indo em bairros periféricos, escolas, zona urbana, zona rural, indo até mesmo em cidades do interior maranhense, proferindo palestras, sobre o combate da violência contra a mulher.
                                           

Pelo reconhecido trabalho realizado como Delegada Especial da Mulher, o blog Sjnotícias aproveita a oportunidade e parabeniza a Delegada Kazume Tanaka. pelo respeito, dedicação, e amor como tem tratado  a causa  do combate a violência contra mulher. 

   
                        Delegada Kazume Tanaka
   

O Sjnotícias esteve presente ao evento e fez uma rápida entrevista com a governadora Roseana Sarney, a Ministra Eleonora Menicucci o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, e o Vice-Prefeito Roberto Rocha.

Assista aqui as entrevistas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.