quarta-feira, 19 de outubro de 2016

2ª VEP discute aplicação de medidas terapêuticas a presos com diagnóstico de insanidade mental


Juiz Fernando Mendonça, titular da 2ª VEP, durante audiência com representantes do Sistema de Saúde.
O juiz titular da 2ª Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça, durante audiência realizada nessa segunda-feira (17), tratou da aplicação de medidas terapêuticas em processos de incidente de insanidade mental. Representantes da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), Ministério Público, Defensoria pública, Hospital Nina Rodrigues, Secretaria de Administração Penitenciária, Departamento Estadual de Saude Mental, Núcleo de Perícias Psiquiátricas do Estado do Maranhão, participaram do ato.
Além de abordar o caso específico do processo, o juiz tratou do realinhamento e otimização de um fluxo para aplicação de medidas terapêuticas a presos com incidente de insanidade mental. O magistrado destacou a necessidade de se evitar a aplicação dessas medidas sem a devida recomendação médica.
“Precisamos reordenar o fluxo de aplicação de medidas terapêuticas a presos com incidente de insanidade mental, o procedimento atual está obsoleto e precisa ser readequado às exigências legais atuais”, ressaltou Fernando Mendonça.
O magistrado sugere, ainda, uma análise multidisciplinar do paciente como forma de filtragem daqueles que são ou não acometidos de insanidade mental.
O tema será objeto de discussão e debate em outras reuniões que devem acontecer entre Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), 2ª Vara de Execuções Penais e instituições do Sistema de Saúde do Estado e Municípios envolvidos.

Edgar Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma
(98) 3198-4636/ 3198-4624.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.