sexta-feira, 15 de março de 2019

SJNOTÍCIASMA SE SOLIDARIZA COM DIRETORA DE ESCOLA ACUSADA INJUSTAMENTE DE COMETER CRIME DE RACISMO


                    
                         Pais de aluno denunciam a diretora da escola em entrevista TV Mirante

A mãe de um menino de 08 anos, deu parte em uma delegacia da cidade de São José de  Ribamar(MA), de uma diretora de uma escola por crime de racismo, pelo simples fato da gestora da referida escola ter falado a mãe da criança, que para matricular seu filho naquele estabelecimento de ensino teria que cortar o cabelo da criança para atender o padrão da escola.

A mãe da criança ao ouvir a determinação da diretora da escola, falou que preferia então  que a criança não estudasse naquela escola, mas não cortaria o cabelo do seu filho.

Isso foi o bastante para os pais do menino, darem queixa na delegacia e ao mesmo tempo mover ação em desfavor da diretora por crime de racismo. Tal fato teve uma grande repercussão nas redes sociais, jornais e telejornais. Inclusive o telejornal da TV Mirante deu destaque com ampla reportagem.

Hoje(15) pela manhã, recebemos informações que a escola vai abrir um procedimento administrativa, em desfavor da diretora que além de ter que responder a um processo criminal, ainda corre o risco de perder a direção da escola. Que absurdo!

Nossa opinião!

A diretora da escola não fez nada mas e nada menos que informar a mãe da criança, que a escola tinha um padrão que deve ser abecido pelos alunos nela matriculados. Não vimos no caso em tela, nada que pudesse caraterizar crime de racismo.

A escola como instituição, tem igual a qualquer outra instituição o seu padrão, as suas exigências, dentro do respeito as leis e as pessoas. Não se pode passar acima das normas padrão de uma escola.

Quer dizer que se mãe levar essa criança amanhã para a escola de camiseta, calção descalço e sem tomar banho a escola é obrigada a aceitar por que a sim a sua mãe quer?
de forma alguma! Todos os alunos tem que se enquadrarem no padrão de cada escola.

O Colégio Militar Tiradentes, o Colégio dos Bombeiros Militar tem um padrão que é seguido rigorosamente, que diz respeito a ordem e disciplina dos alunos, que incluiu hasteamento da bandeira, execução cantada do Hino nacional, meninos usam a chamada cabeleira militar, dentre outras normas disciplinares que juntas, formam o padrão dessas escolas que são observados, respeitados e seguidos pelo os alunos, que são tidos como os melhores do Maranhão. 

Agora perguntamos: há racismo neste tipo de padrão? Claro que não! A disciplina tem que vim da infância para que a criança possa crescer no ambiente educativo disciplinado e seguro.


O erro está na mãe da criança em querer impor algo que fere o padrão da escola e não na direção da escola, uma diretora, uma educadora não pode ser punida por tentar fazer que uma criança se enquadre no padrão da sua escola.

Uma punição a essa gestora, dará margem para desmoralização dos gestores e professores diante de alunos e força para que esse alunos amanhã ou depois venham frequentar a escola do seu jeito, da maneira que eles acharem que eles devem ir as escolas.

Quem deveria ser chamado a tenção no caso em tela seria a mãe dessa criança, que está expondo o filho e uma conceituada instituição educativa, reconhecida na cidade de São José de Ribamar em situação vexatória a nível de Estado.

Quando nós pensamos que tem mães de família que estão acordando de madrugada, para enfrentar filas de matricula para colocar os seus filho na escola e me aparece uma mãe de uma criança na televisão dizendo que preferia não colocar o filho na escola a cortar o cabelo do seu filho. Me sinto sinceramente aborrecido com esse cúmulo do absurdo! 

É sabido por todos, que nas salas de aulas onde a faixa etária de crianças é de quatro há dez anos, é comum dá infestação de piolho. Esse seria mais um dos motivos das escolas aconselharem aos pais, que as crianças frequente as escolas com os cabelos e unhas cortadas.

A justiça, a promotoria e a direção da escola devem refletir bem no momento de tomarem decisões sobre esse caso, para que não cometam injustiça contra a diretora da escola e não tirem a autoridade dos professores pelo simples fato da mãe achar que é racismo a direção da escola pedir que os alunos ali matriculados, sigam o padrão da escola.

O Brasil precisa de um choque de conduta! E este choque de conduta tem que começar nas escolas, uma vez que hoje a maioria dos pais, perderam o controle  dos filhos, que não os respeitam mais. Querem as coisas da maneira deles! Vivemos em um país onde muitos pais se tornam reféns dos próprios filhos.

                     

"A escola como a instituição mais importante depois da família. Tem o dever moral, cívico e ético de ajudar o Brasil neste processo de  restaurar, assim como resguardar e manter os valores morais com a boa educação, ordem e segurança dos seus alunos".

OBS: Em respeito a diretora acusada injustamente de racismo, não divulgaremos o seu nome.

Diante dos fatos apresentados em tela, deixamos aqui nossa solidariedade a direção desta instituição escolar e o nosso a repúdio a denunciação caluniosa feita pela mãe do aluno.                   


Esse é o nosso pensamento!






                              
                                Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                         OJIE




                                                        Por: Stenio Johnny
                                             Radialista/Repórter Investigativo
                                                        RI/RPJ-MA 0001541        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.