segunda-feira, 12 de setembro de 2016

TJMA realiza 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio na campanha Setembro Amarelo



Integrando a campanha nacional do Setembro Amarelo, pelo Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, instituído como 10 de setembro, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF), realiza a 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio, no período de 11 a 17 de setembro, com vasta programação acadêmica, cultural e social.
Realizada em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria, que realiza a campanha do Setembro Amarelo nacionalmente, a Semana de Prevenção ao Suicídio surgiu de um trabalho permanente do Programa de Saúde Mental da UMF, que acompanha sistematicamente e permanentemente casos de medidas terapêuticas determinadas judicialmente, além de promover atividades educativas e acadêmicas sobre temas importantes para a saúde mental, voltado para a sociedade como um todo.
Foram dados alarmantes sobre suicídio e a pouca discussão sobre o tema que motivaram o TJMA a abraçar a causa. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil ocupa a 11ª colocação em números absolutos de casos de suicídio: cerca de 25 brasileiros se suicidam por dia. Com o crescimento no índice de suicídios em 43,8% entre 1980 e 2005, ou seja, de 3,2 para 4,6 por 100 mil pessoas, é urgente ações efetiva de prevenção ao suicídio, como vem sendo feitos em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.
"Aqui em São Luís tivemos casos recentes de suicídio, que muito nos chocaram e alarmaram. Os números de casos são preocupantes e precisamos realizar ações para que construamos uma rede de trabalho que possa atuar na prevenção ao suicídio", comenta o desembargador Froz Sobrinho, coordenador-geral da UMF do TJMA.
PROGRAMAÇÃO - A abertura da 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio será realizada no domingo, dia 11, às 17h30, com uma Missa Solene na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé). Na ocasião, estarão iluminadas em amarelo as fachadas do TJMA, Prefeitura de São Luís, Palácio dos Leões, a Catedral, além do Fórum Des. Sarney Costa (no Calhau) e as Pontes Bandeira Tribuzi e José Sarney.
Na segunda-feira, dia 12, às 10h, no Gabinete da Presidência do TJMA, será realizada a abertura oficial da 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio, com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre diversas instituições, com o objetivo de promover ações de prevenção ao suicídio continuamente, através da Rede de Proteção Permanente contra o Suicídio no Maranhão.
Participam da solenidade representantes das seguintes instituições: Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, OAB-MA, Defensoria Pública, Conselho Regional de Psicologia e Serviço Social e Conselho Regional de Medicina.
Seguida à solenidade, será realizada uma palestra no Auditório do TJMA com o psiquiatra Ruy Palhano, às 11h, abrindo oficialmente o 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio do TJMA, em parceria com a ABP. A programação segue na tarde da segunda-feira (12), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), com palestras às 15h - "Aspectos sociais e culturais para a compreensão e a prevenção do suicídio"; 16h - A rede de Urgências psiquiátricas nas tentativas de suicídio"; e 17h - Impacto social do suicídio e políticas de prevenção".
ESCOLA - Na terça-feira (13), às 9h, será realizada palestra temática no Liceu Maranhense, com o objetivo de debater com os jovens a temática do suicídio. Elas também ocorrem, no mesmo dia às 14h na APAC de São Luís. Na quarta-feira (14), as atividades de conscientização à prevenção ao suicídio serão realizadas em setores do TJMA, Corregedoria Geral da Justiça, Fórum de São Luís e de outras instituições.
Na quinta-feira (15), serão distribuídos material sobre o tema em universidades como Federal do Maranhão e Ceuma. Na sexta-feira (16), mais palestras serão realizadas em CAPS, CRAS, CREAS e Residência Terapêutica. No sábado (17), às 7h, uma concentração na Praça da Lagoa da Jansen marcará o encerramento da 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.