terça-feira, 16 de junho de 2015

SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENCHOI



                                                  Foto: J.Roberto


Como anfitrião, em um rápido discurso, o secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela falou da importância do Maranhão sediar o Encontro dos Chefes de Organismo de Inteligência da Região Nordeste – ENCHOI.

Com a participação do governador Flávio Dino e do coordenador geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança – SENASP – o major André Fagundes Mendes, além de outras autoridades, a abertura do encontro aconteceu na manhã de terça-feira(16), no salão Rio Itapecuru, no Hotel Brisa Mar, na Ponta d’ Areia.

Seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ, o evento é organizado pela Coordenação-Geral de Inteligência – CGI e está reunindo Chefes das Inteligências de Segurança Pública de todos os Estados do Nordeste. “Para o Maranhão este encontro tem grande relevância, pois permite a integração, na área de Inteligência, entre todas as secretarias de segurança da Região Nordeste”, disse o secretário.


                                                            Foto/J.Roberto
    
Ainda segundo Jefferson Portela, as ações do SI consubstanciam um enfrentamento direto e pontual à criminalidade. “As informações adquiridas pelo Serviço de Inteligência nos permite fortalecer a parte operacional”, enfatizou.

O encontro, seguindo orientação da SENASP, tem como objetivo central o nivelamento do conhecimento e do aparato tecnológico para atuar no combate as organizações criminosas que atuam nos quatro cantos do País.

“Além de capitar servidores públicos para compor suas bases, o crime organizado vem procurando, também, unificar o seu comando. Atualmente, existem assaltantes de banco envolvidos com tráfico de drogas, mas que atuam no ramo hoteleiro, por exemplo, como foi recentemente detectado. Isso evidencia que a “engenharia do crime” vem fortalecendo a capitação de recursos, bem como diversificando sua base de atuação, tudo isso através das OCRINS – Organizações Criminosas tecnicamente defendidas em lei, por isso necessitamos de uma inteligência integrada e atuante”, finalizou Portela.

Ao fazer uso da palavra, o major André Fagundes parabenizou as mudanças sistemáticas e necessárias que estão sendo implementadas na Segurança Pública no Maranhão. “Sabemos que o combate à violência tem sido feito com muita responsabilidade pelo Governo do Maranhão, e esse encontro é mais um mecanismo que poderá ser utilizado para alcançar o propósito central, qual seja, o combate ao crime”, afirmou o major.

Após a abertura oficial do evento, reservadamente, os técnicos da SENASP reuniram-se com os representantes de todos os estados participantes para repassar instruções sobre nivelamento de conhecimento e, ainda, apresentar os novos meios de tecnologia que devem ser empregados nessa atividade fim, que produz conhecimento e alimenta a operação policial como consequente.

 Fonte: Itamargarethe/Ascom SSP-MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.