sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ministro Ricardo Lewandowski assina termo para aperfeiçoamento da Justiça Criminal do Maranhão nesta segunda (22)


Ministro Ricardo Lewandowski participará de solenidade no TJMA, nesta segunda (22)
Ministro Ricardo Lewandowski participará de solenidade no TJMA, nesta segunda (22)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, participará de solenidade nesta segunda-feira (22), no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), quando assinará, juntamente com a presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Silva Freire, Termo de Cooperação para Aperfeiçoamento do Sistema de Justiça Criminal do Estado do Maranhão. Na ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será agraciado com a Medalha Especial do Mérito Judiciário Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário do Maranhão.
 O Termo de Cooperação para Aperfeiçoamento do Sistema de Justiça Criminal, que prevê a implementação de medidas no âmbito da execução penal e carcerária do Estado, também será assinado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino; Ministério Público Estadual (MP/MA); Defensoria Pública Estadual (DPE/MA) e Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Maranhão (OAB/MA).
O documento estabelece compromisso entre os órgãos para a implementação de medidas administrativas com vistas à adequação do sistema de Justiça Criminal aos padrões estabelecidos pela Constituição Federal, Lei de Execução Penal e Tratados e Convenções Internacionais de Direitos Humanos.
O objetivo é a união de esforços para reestruturar o sistema carcerário, incluindo reforma estrutural e organizacional das unidades prisionais, como a conclusão emergencial, pelo Executivo, de cinco unidades, com a criação de 1.134 vagas; aprimoramento da rotina de execução penal, de modo a promover a celeridade dos atos processuais, entre outros.
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA - O ministro Ricardo Lewandowski e as autoridades acompanharão a realização de uma audiência de custódia, presidida pelo juiz Antonio Luiz de Almeida, da Central de Inquéritos de São Luís.
A audiência de custódia faz parte dos compromissos do TJMA perante o Termo de Cooperação, e consiste no ato de apresentação imediata dos presos em flagrante à presença de um juiz, para verificação da necessidade e legalidade da prisão. A audiência já vem sendo realizada no Estado desde setembro de 2014, na Central de Inquéritos de São Luís, com acompanhamento da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF).

Juliana Mendes
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.