quinta-feira, 11 de junho de 2015

GOVERNO DO MA GARANTINDO PARCERIAS ENTRE SSP E SINESP



Com o objetivo de programar, fortalecer e realizar a integração dos profissionais da àrea da Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) estão interagindo no sentido de que o Sinesp seja a ferramenta oficial de colaboração e consulta entre as forças policiais. O encontro que iniciou nesta terça-feira (10), deverá  atender os profissionais da área da segurança pública e também o próprio cidadão.
No encontro realizado no auditório anexo da SSP, o qual se estendeu por todo o dia, participaram o secretário de Segurança Pública Jefferson Portella, o Comandante Geral o Cl. Alves, o Delegado Geral Augusto Barros e demais autoridades. A Rede Sinesp foi apresentada como nova plataforma de comunicação segura e criptografada para o envio de mensagens e chats. Bem como a criação, edição e compartilhamento de documentos entre os usuários da rede privada do Ministério da Justiça. Outras áreas de trabalhos são o Perfil Corporativo, Espaço de Trabalho, objetivando melhorar a comunicação interna. 
Implantação da Rede Sinesp
A Rede Sinesp, irá implantar dois Sistemas de implantação, como sendo o Sistema Avançado de Central de Atendimento e Despacho (CAD) e o Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). De acordo com Carita Celine que é um dos colaboradores da possível implantação do sistema pelo Sinesp no Maranhão, repassou que “Caso seja realizado o acordo de cooperação pelo governo do Maranhão, no máximo no final de agosto, estará totalmente em funcionamento e ainda com demais multiplicadores para repassar os conhecimentos adquiridos”, completou.
Já o cooperador Diego Ferreira adiantou que o Sistema Avançado de Central de Atendimento e Despacho (CAD) é o sistema que será usado pela Polícia Militar e o Bombeiro Militar, com ferramentas para trabalhos em modo-off-line; Controle de equipes disponíveis ao atendimento em campo; Visualização dos inocentes em tempo real em mapa; Sistema de monitoramento em viaturas; Sistema de autenticação de usuários e demais ferramentas.
O Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) irá proporcionar as ferramentas de gestão eficiente dos procedimentos das polícias judiciárias, como Boletim de Ocorrência, Termos Circunstanciados, Inquérito Policial, entre outros. Sendo que ainda com a praticidade em funcionar em módulo off-line; Georrefernciamento; Aproveitamento automático dos dados dos BOs nos demais procedimentos; Consulta às bases externas-Receita Federal, BNMP e DENATRAN.
Ferramentas e aplicativos em prol da segurança pública
Diversas ferramentas e aplicativos já estão disponíveis entre ele o aplicativo Sinesp Cidadão, que é um aplicativo para Android, IOS e Windows Phone. O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp (Lei 12.681/2012), o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O Sinesp Cidadão é composto por dois módulos, o Consulta Veículos: Ele permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.
Após instalar o aplicativo, basta clicar no ícone "Veículos" e digitar a placa para saber a situação do veículo. Caso a resposta seja positiva para furto ou roubo, a informação "VEÍCULO ROUBADO" aparecerá destacada em vermelho na tela de seu smartphone. É possível verificar também se o veículo é clonado.
Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ, graças à parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.
 Parceria entre Senasp e Ministério da Justiça
O Sinesp Cidadão foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Publica (SINESP) é um portal de informações integradas, possibilitando consultas operacionais, investigativas e estratégicas, sobre drogas, segurança pública, justiça, sistema prisional, entre outras, implementadas em parceria com os entes federados.

Fonte: Ascom/SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.