sexta-feira, 9 de março de 2018

DEPUTADO RAIMUNDO CUTRIM SE DEFENDE DOS ATAQUES DE JEFFERSON PORTELA E DISPARA CONTRA O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MARANHÃO



              
                     Secretário Portela e deputado Cutrim/Dois bicudos não se beijam!

"Pelo amor que você tem seus filhos, não chame um homem de covarde. Se você acha que eu sou covarde , vem com gracinha pra cima de mim, para você ver o que é um covarde. E aí você vai ver quem é o covarde"(Deputado Raimundo Cutrim)

O deputado Raimundo Cutrim(PC. do B), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do manhã da quinta-feira(08), para rebater as criticas feitas em redes sociais, pelos secretários de segurança Jefferson Portela. Em auto e bom tom não só rebateu as críticas, como desafiou o secretário chegando a ameça-lo caso Portela volte a chama-lo de covarde.

A briga tá feia entre Portela e Cutrim, O abacaxi está no Palácio dos Leões para o governador descascar, afinal trata-se de um secretário do governo e um deputado do partido governista que estão em ponto de irem as vias de fatos, o que é ruim para Dino em ano político onde o governador busca a sua reeleição.

Segundo informações que tivemos na tarde dessa sexta-feira(09), é que o governador já conversou com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Deputado Otelino Neto (PC. do B),  para intermédia a briga entre secretário de Estado e o deputado governista no sentido de acalmar os ânimos e evitar uma crise institucional.

O deputado Otelino  vive hoje um bom momento político, desde que assumiu a presidência do poder legislativo tem procurado conversar com os colegas parlamentares no sentido de fazer fluir  com bons propósitos os trabalhos, visando trazer benefícios a população maranhense.

        Na crise entre Portela e Jerry, Otelino foi o grande intermediador pondo fim na crise entre os secretários

O parlamentar já mostrou o seu poder de articulação no partido, como presidente da ALEMA, assim como no governo. Já intermédio a briga entre os secretários Portela e Márcio Jerry, onde conseguiu evitar uma crise institucional dentro do governo, daí o motivo do governador Flávio Dino recorrer ao amigo pessoal e presidente da Assembleia deputado Otelino para apaziguar a crise entre Cutrim e Portela.

Veja  aqui um pequeno trecho do pronunciamento inflamado do deputado Raimundo Cutrim na Tribuna da ALEMA

Voltando ao caso aqui desta operação recente de contrabando de descaminho. Falei no início, eu falei dentro das ideias e dentro do aspecto técnico e jurídico, evidentemente de maneira nenhuma eu quis denegrir a imagem da Sua Excelência o Secretário de Segurança, eu dei a minha opinião como advogado, deputado e delegado de Polícia Federal, porque muitas vezes, eu sou delegado e continuo sendo, aposentei, mas continuo tendo os mesmos direitos. 

Eu dei a minha opinião com relação à competência, disse que aquela maneira de o secretário ir para a imprensa e ficar denegrindo a imagem dos judiciados é uma conduta vetada pelo Artigo 20 do Código de Processo Penal. Está ali é vetado. Não se pode estar falando de um assunto em investigação. Eu não disse também aqui, Senhor Presidente, que a operação não foi uma grande operação. 

                        

Eu não vim defender aqui, dizer que foi mal feito. Não, foi uma grande operação. Agora, meus amigos, eu volto aqui a falar no assunto. Eu estava olhando aqui que o Secretário fez vinte postagens em seu Facebook me agredindo de maneira pessoal. Eu não vou ler, porque todos leram, olharam. Aqui, todos já leram, mas eu assinalei só duas, que era para eu falar. Mas vocês viram. E o Presidente, em uma entrevista no dia, falou que achou estranho. 

Ele não defendeu o Deputado Cutrim. Ele é o Presidente. Ele tem por obrigação profissional que defender o parlamento. Mas veja o que houve. No dia em que ele disse que o Secretário talvez tenha exagerado em alguma coisa - porque eu não vi a declaração dele, eu vi comentários do Secretário no dia seguinte - saiu na imprensa um áudio, segundo informações que foi tirado do telefone do Rogério que está lá. E ele jogou para a imprensa, dizendo que tinham dois deputados e um secretário envolvido.

Ele tem que dizer quem são os dois deputados. Vamos ver quem são os dois deputados. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O que fizeram comigo com o Décio Sá. Não cai duas vezes no mesmo lugar. Vocês sabem o que eu passei. Eu perdi meu filho dia 01 de abril. Está fazendo 4 anos, motivado por uma perseguição injusta. Agora, meus amigos, eu continuo dizendo: Não é competência do Estado. Quem está dizendo é o Deputado, o advogado e o Delegado Cutrim.

Não é competência. O Artigo 10, da Lei n.º 5.010/66, o juiz... estou preocupado é para o lado em que vai cair rumo dessa operação. Veja bem, recebi o flagrante, que a polícia poderia fazer, porque fez um grande trabalho e realmente acho que foi, e queria fazer o flagrante, encaminhava para o juiz, o juiz teria que homologar e encaminhar para a Justiça Federal. Então será que o juiz está sendo parcial?.

O Dr. Ronaldo Maciel? Eu tenho minha desconfiança, porque ele sabe que não é competência dele. Agora eu quero ver o seguinte, como é que fica o Conselho Nacional de Justiça? De braços cruzados? Para que foi criado? Como fica o Conselho Nacional do Ministério Público? De braços cruzados? Como fica o Procurador da República do Maranhão? Não são guardiões da Constituição? Como é que fica? Eu desafio aqui quanto a competência. A competência é da Justiça Federal, não é da Estadual. A boca miúda me disse que o Secretário foi lá ao juiz pressionar: “Doutor, o senhor não vai prender o delegado, eu vou ficar desmoralizado”. Será que houve? 

Então são fatos que o juiz eu acredito está sendo levado a erro, tem que definir a competência, o Ministério Público Federal tem que assumir o seu papel, o Conselho Nacional de Justiça tem que assumir, bem como o Conselho Nacional do Ministério Público. Se foram criados esses conselhos para não fazer nada, para quê? Então, são fatos que causam espécie: Por que o interesse do juiz querer segurar um processo que não é competência do Estado? Porque no começo disseram: Foi crime de contrabando, descaminho, tráfico de armas e drogas. 

Dessas últimas declarações da imprensa, eu só vejo contrabando e descaminho, eu não vi falar... Vocês se lembram da época do Décio? Que o ex-secretário dizia: “Olha, o Jhonatan matou 53 pessoas”. Até hoje, só apareceram três. Cadê as cinquenta pessoas? Nunca apareceu ninguém reclamando corpo, nenhuma mãe chorando, nenhum filho, nenhum pai, nem ninguém, só três. Agora é a mesma coisa: “Foi tráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas, tráfico de drogas” e no final eu só vejo uma coisa. Então, nós temos que ter muito cuidado porque o que fizeram com o Deputado Cutrim agora o Secretário tem por obrigação de vir dizer quem são os dois deputados, quem é o secretário, porque aqui todo mundo fica: “É fulano!” Ninguém olhou, pelo menos, o Cutrim não deve nada a ninguém. Eu não devo nada a ninguém. 

Cutrim manda recado ameaçador ao secretário Jefferson Portela

Pelo amor que você tem seus filhos, não chame um homem de covarde. Se você acha que eu sou covarde , vem com gracinha pra cima de mim, para você ver o que é um covarde. E aí você vai ver quem é o covarde. O Secretário deveria se lembrar, saber dizer para a população por que na época de 98 ele foi desligado da operação de combate ao crime organizado. Ele deveria dizer por que ele foi desligado e vir em público dizer. Ele não é homem para dizer por que ele foi desligado? Ele devia dizer. Porque está aqui o Doutor Raimundo Nonato, Procurador, na época ele era Procurador de Justiça, que foi lá conversar com ele. 

E ele podia dizer por que ele foi conversar com ele. Está aí o Doutor Raimundo Nonato, que não me deixou mentir. Eu duvido se ele não confirma o que ele foi fazer lá. Então, meus amigos, um cara da minha idade e de minha história não se pode chamar de covarde. Eu posso ser tudo menos covarde. Não me fala isso, pelo amor que tu tens, não me chame de covarde. Porque se você tem dúvidas, me provoque para ver o que é covarde, me provoque. Tu achas que não sou homem, me provoque. Não se chama um homem de covarde.






                               
                                     Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 
                                                                    OJIE



                                        
                                                       Por: Stenio Johnny
                                            Radialista/Repórter Investigativo
                                                       RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.