terça-feira, 27 de março de 2018

A DIFERENÇA ENTRE UM INVESTIGADOR DE POLÍCIA E UM REPÓRTER INVESTIGATIVO


                           Resultado de imagem para fotos de investigador de polícia

O investigador de polícia, é um agente público, técnico em segurança, especializado em investigação criminal, com a missão de desvendar crimes, contra o patrimônio público, instituições governamentais e não governamentais, políticos e cidadãos comuns nos mais diferentes segmentos da sociedade. São profissionais treinados para investigar os mais diferentes crimes que acontecem diariamente nas regiões onde trabalham.

O investigador de Polícia atua na esfera estadual como investigador nas  polícias civis dos estados brasileiros, ou na esfera federal como investigador de polícia federal, com poder de polícia, prende pessoas em flagrante, ou através de mandados de prisão expedido pelos juízes das comarcas onde atuam, quer seja da esfera crimina estadual ou federal.

O Jornalista investigativo (Ou repórter investigativo), é um profissional da comunicação especializado em reportagens investigativas que tem como objetivo, desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público
.
Especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia. Em muitos casos, os jornalistas investigativos são questionados sobre os métodos utilizados na prática profissional. Um exemplo é o uso de câmera oculta, embora na Europa e no Brasil seja uma prática assegurada por lei.

O Código de Ética dos Jornalistas assegura o direito ao profissional de divulgar qualquer informação que seja de interesse público. A Constituição Federal, garante ao repórter investigativo o direito de sigilo da fonte da notícia. Ou seja, a fonte que dar a informação ao repórter tem seu nome reguardado assegurado por lei.

O repórter investigativo pode trabalhar, em jornais impressos, ONLINE, telejornais, programas jornalísticos de rádios, agencias de serviços velados de notícias, blog, canais do youtube, redes sociais e revistas que prestam serviços a sociedade por meio da notícia   e da informação.

                         Resultado de imagem para foto de investigador de policia
                         Resultado de imagem para fotos de reporteres investigativos

Um dos marcos que deu início ao jornalismo Investigativo no mundo é o Caso Watergate, quando dois repórteres do jornal The Washington Post foram incansáveis em uma investigação criminal, que retirou do poder o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

Em 18 de junho de 1972, o caso que envolvia o presidente dos EUA, Richard Nixon, marcou o jornalismo investigativo. O episódio ocorreu quando membros do Partido Republicano (Estados Unidos) tentaram instalar um sistema de espionagem na sede do Partido Democrata (Estados Unidos) e foram descobertos. Isso selou a derrota política de Nixon, o qual sofreu um processo de impeachment que não chegou ao final, pois ele renunciaria antes. A publicação da reportagem política foi veiculada pelo diário The Washington Post, de autoria de dois jornalistas até então pouco conhecidos, Carl Bernstein e Bob Woodward.


Repórter Stenio Johnny em missão jornalística com CTA
Repórteres investigativos Stenio Johnny e Caco Bacellos TV Globo 

O jargão jornalístico para notícias publicadas em primeira mão é "furo", que é muitas vezes fruto do trabalho do jornalismo investigativo, o repórter que possui o faro da notícias e suas fontes secretas, tem a capacidade de desvendar o crime primeiro do que a própria polícia com todo  o seu aparato e serviço de inteligência com tecnologia avançada. O investigador de polícia usa os seus conhecimentos técnicos e científicos na área da segurança publica.

O repórter investigativo, trabalha com o faro da notícia , sua fontes secretas, alto grau intuitivo, maestria e experiência profissional que adquiri na universidade da vida com reportagens jornalisticas investigativa.

"Não existe crime perfeito! Existe crime mal investigado. Quando a polícia não consegue revelar o crime, o repórter investigativo desvenda esse crime e o torna público".






                                   
                                           Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                        OJIE



                                                                                                  Por: Stenio Johnny
  Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.