quarta-feira, 21 de março de 2018

CORONEL É ACUSADO DE COMANDAR OPERAÇÃO MILITAR PARTICULAR PARA EMPRESA VALE




O Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, recebeu informações que uma equipe de policiais militares teriam sido convocada pelo coronel Marques Neto para uma missão na localidade Acoque na cidade de Vitória do Mearim, que tinha como objetivo prender traficantes, foragidos da justiça, drogas e  armas. 

Depois que o coronel fez a explanação da missão, os militares saíram do comando geral da PMMA, por volta das 04 horas da manhã, no decorrer da viagem em um trecho da BR, os militares sentiram que estavam sendo seguido por um outro veículo, que pensavam se um carro com pessoal do velado, mas  o carro era do pessoal que presta segurança para empresa Vale, que pararam o veículo e foram conversar com o coronel que voltou em seguida e anunciou aos policias que se tratava de roubo de de combustíveis da Vale e que a missão era prender os elementos que estavam roubando combustíveis dos trens da empresa.

 A informação consta ainda que bem aí os militares que faziam parte da missão, tiveram conhecimento que se tratava de operação particular do coronel Marques Neto com a empresa Vale.
Mesmo sabendo que se tratava de uma operação ilegal, por ser caracterizada uma operação militar  que estava sendo comercializada, onde a maquina de segurança do governo estava sendo usada para fins  de terceiros, os militares se viram na obrigação de cumpri as ordens do seu superior, no caso o coronel Marques Neto.

Em uma perseguição a um veículo suspeito, a viatura da PMMA, capotou com os militares. Uma soldado saiu bastante ferida teve que ser levada ao hospital Guarás, onde teve que ser submetida a uma cirurgia no braço esquerdo, sendo no dia seguinte liberada.

Alem da policial outros militares ficaram feridos levemente. O acidente teria acontecido na Br na estrada de Itapecuru-MA, próximo aos trilhos da Vale.

Um procedimento administrativo teria sido aberto para apuraras responsabilidades do policial que estava conduzindo a viatura.

Até agora o que se sabe é que o caso foi abafado para não ser revelado a imprensa por se tratar de uma operação particular, um cordo realizado entre a empresa Vale e o coronel Marques Neto que não teve a ombridade de falar a verdade aos militares que só ficaram sabendo da operação particular que iria beneficiar o coronel que usando a força policial do Estado a serviço da empresa Vale. Moral da história ninguém foi preso.

Ano passado denúncias, foram feitas aqui neste blog, sobre roubos diários de combustíveis  nos trens da Vale. O prejuízo mensal da empresa chega a casa dos dez milhões de reais só em roubo de combustível, fora os cabos elétricos que são roubados para venda de cobre. Os vigilantes da empresa PROSSEGUR pouco podem fazer diante das ações dos bandidos e um dos principais problemas que essa grande empresa de segurança enfrenta diante dessa prática criminosa é o impedimento que exite dos vigilantes não poderem usar armas letais contra os bandidos.

Sabendo disso as quadrilhas agem diariamente sem temer um enfrentamento com os vigilantes, que em cumprimento as leis ficam de mãos e pés atados sem poder agir diante das ações criminosas das quadrilhas que atacam e roubam combustíveis dos trens da Vale no Maranhão. 

Enquanto isso a Empresa continua com o prejuízo mensal de 10 milhões de reais sem nada poder fazer para evitar a farra de roubo de combustíveis dos trens da empresa.
                      

Por conta dessas ações criminos a Polícia Civil do Maranhão através da SEIC, SPCI e delegacias regionais, irão realizar uma operação com planejamento estratégico para desarticular e prender essas quadrilhas que vem atuando há um bom tempo na área de trabalho da empresa Vale no Maranhão, nos trechos entre as cidades de Bacabeira a Itapecuru-Mirim, Vitória do Mearim a Santa Inês.

Para que essa operação seja realizada com sucesso, a Vale tem que ajudar a polícia Civil do Maranhão e uma das primeira medidas que deve ser tomada pela direção Geral da empresa, é fazer um minucioso trabalho de investigação dentro da própria empresa para descobrir quem são os chefões da Vale no Maranhão e  quem são o servidores da PROSSEGUR questão supostamente envolvidos com essa organização criminosa.



                                  
                                 Operações jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                   OJIE 


                                                                 Por: Stenio Johnny
                                                      Radialista/Repórter Investigativo
                                                                 RI/RPJ-MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.