quarta-feira, 4 de maio de 2016

Superintendente fala das ações da SENARC no Maranhão


Carlos Alessandro Superintendente da SENARC

O Delegado Carlos Alessandro da Superintendência de Repressão e Combate ao Narcotráfico (SENARC), disse que a Polícia Civil do Maranhão, vem realizando um grande trabalho no combate ao tráfico de drogas no Estado, sendo apreendida mais de 510kg de substâncias entorpecentes entre crack, maconha e cocaína, juntamente com armas de fogo de médio e grosso calibre, pertencentes a integrantes de facções criminosas. Com as operações realizadas já foram presos mais de 70 indivíduos pertencentes ao submundo do crime, grandes chefões do tráfico foram presos, e quadrilhas especializadas nesta prática criminosa, foram desbaratadas.

Disse que a Polícia Civil tem desde a criação da Senarc no mês de agosto, dado continuidade a política de repreensão ao narcotráfico, com isso houve uma redução considerável nesta modalidade de crime, as operações contínuas realizadas por esta superintendência tem tirado de circulação indivíduos nocivos a sociedade, envolvidos com tráfico, assim como apreensões de armas, drogas e carros roubados usados pelos traficantes.

Falou que a Senarc atua com dois departamento de combate ao narcotráfico, o da capital atuando na região metropolitana de São luís que tem como diretor o delegado Valdenor Viegas, que vem realizando um grande trabalho juntamente com a sua equipe, desarticulando e prendendo quadrilhas de traficantes que atuam em São Luís. No departamento estadual que é dirigido pelo delegado Danilo Veras, megas operações estão sendo realizadas em todo estado no combate ao tráfico, fechando fronteiras, mapeando as áreas que servem de rota para o tráfico, desbaratando quadrilhas e prendendo perigosos chefões do tráfico no Estado, assim como fazendo apreensões de armas, drogas e veículos roubados, usados na rota do crime.

TYJTY
IMG-20151130-WA0032

O superintendente fez questão de ressaltar que só este ano, a Polícia Civil do Maranhão através da SENARC, conseguiu realizar a maior apreensão de drogas no estado, foram 110 kg de crack, que iria ser posta no mercado no valor aproximado de 2 milhões de reais, com a droga foram presos chefões do tráfico pertencentes a uma facção criminosa com sede em Mato Grosso. Em uma outra operação, foi apreendida 300kg de maconha considerada também a maior apreensão desta substância realizada pela Polícia Civil no Estado.
Foto-1_Senarc-Divulgação_SSP_07_04_2016-Polícia-Civil-apreende-em-operações-138-tabletes-de-maconha-crack-e-pinos-de-cocaína.-A-droga-está-avaliada-em-cerca-de-mais-de-300-mil-reais-1

Sobre as últimas operações realizadas pela SENARC, o delegado Carlos Alessandro falou que, a Policia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico (SENARC), juntamente com a Força Tática de Presidente Dutra, durante uma operação deflagrada nas primeiras horas da manhã da segunda-feira (02), intitulada “Operação Maranhão Seguro”, conseguiu prender dois suspeitos de roubos de cargas. Com eles foram apreendidas duas armas de fogo. Durante a ação, os policiais da SENARC conseguiram libertar um caminhoneiro que estava sendo refém de sequestro.

Em outra operação também coordenada pela (SENARC), a Polícia Civil prendeu, em Itapecuru, dois suspeitos com aproximadamente 19 tabletes de crack. Os presos foram encaminhados para a sede da SEIC, localizada no Bairro de Fátima, para serem apresentados aos delegados responsáveis pela operação.
No Interior maranhense Policiais civis, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), núcleo de Imperatriz, sob o comando do delegado Fabian Victor Klein, prenderam três traficantes e apreenderam droga em uma boca de fumo localizada na rua Brasil, bairro Nova Imperatriz, fato ocorrido no fim da tarde da quinta-feira passada. 
Segundo o superintendente, operações como essas estão sendo realizadas continuamente tanto na capital como no interior maranhense. Disse que a SENARC está no caminho certo, e que foi feito todo um planejamento de ações administrativas e operacionais, obtendo resultados positivos no enfrentamento ao combate ao tráfico de drogas no Maranhão.
Sobre a criação do WhatsApp da Senarc
2
De acordo com o superintendente da Senarc, Carlos Alessandro, o aplicativo deverá fomentar e ajudar no combate a ações criminosas em todo o Estado. Dois delegados coordenam os serviços de investigação no sentido de inibir o tráfico de entorpecentes: Na capital, o delegado Valdenor Viegas e no interior o delegado Danilo Veras.
O Superintendente da Senarc, Carlos Alessandro informou que a inauguração do aplicativo do WhatsApp é uma inovação que, com certeza, irá aumentar a demanda das apreensões de drogas na capital e no interior, pois o serviço é totalmente confiável e sigiloso, pois querendo o denunciante pode até não se identificar. “O número do telefone 9 9163 4899 terá a facilitação de receber ligações a cobrar. O cidadão pode ligar e ajudar a polícia a prender criminosos que usam o tráfico de drogas como ganho fácil, prejudicando, assim. as famílias de bem”, completou.
Prisão realizada pelo WhatsApp da Senarc
Carlos Alessandro disse, ainda, que o aplicativo já mostrou para que veio, pois no início da tarde em que foi lançado, a SENARC realizou uma prisão através do uso do aplicativo. O delegado revelou que, ao receber uma informação anônima pelo WhatsApp da Senarc, a equipe de investigadores fez o monitoramento que culminou na prisão do suspeito Wenis Silva Matos, 31 anos. Ele foi surpreendido no interior da sua residência, localizada no Bairro da Camboa, onde estava na companhia de outro homem. Na abordagem, foram encontradas com Weins duas armas brancas, 20 cabeças crack e o valor em dinheiro de aproximadamente R$ 90 reais. Os investigadores apreenderam ainda duas motocicletas, sendo uma Yamaha e uma Honda Bros, que serão periciadas no propósito de identificar a procedência. Wenis Silva ficou preso na Senarc para ser ouvido sobre a droga encontrada em sua residência e poderá ser autuado pelo crime de tráfico de drogas.
Finalizou a entrevista dizendo que o  WhatsApp da Senarc, tem como principal objetivo. aproximar a sociedade maranhense da Polícia Civil, colocando a disposição das comunidades uma nova ferramenta de combate ao narcotráfico, tendo como característica principal, o sigilo absoluto da denúncia.


                                                         Por/Stenio Johnny
                                                Radialista/Repórter Investigativo
                                                         RPJ/MA 0001541

                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.