segunda-feira, 9 de maio de 2016

Polícia fortalece relação com a comunidade e combate ao crime usando novas tecnologias


Foto 1_ Gilson Teixeira_26-04-2016- Polícia fortalece relação com a comunidade e combate ao crime usando novas tecnologias (1)
Titular da SPCC, Armando Pacheco, informou que o bYzU 
facilitou o envio de denúncias com ampla participação popular.
Foto: Gilson Teixeira/Secap

A população conta agora com duas ferramentas que podem ser utilizadas pelo celular para repassar informações que ajudem a polícia no combate ao crime. As novas tecnologias foram disponibilizadas pela Polícia Civil, sendo um número de telefone com o aplicativo WhatsApp para denúncias sobre tráfico de drogas e um outro canal de informação, o aplicativo ‘bYzU’, desenvolvido para auxiliar as investigações relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e auxiliar na localização de foragidos da Justiça e autores de crimes.

Os canais estão disponíveis todos os dias, durante 24 horas, para todo o Maranhão e garantem o anonimato dos denunciantes. As ferramentas estão aproximando ainda mais a relação da polícia com a comunidade e, em menos de um mês de funcionamento, o número de denúncias recebidas já triplicaram. O delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo, explicou que as ferramentas somam informações ao trabalho já realizado pela polícia. “Continuamos com as abordagens, monitoramentos, investigações e atendendo a comunidade nas delegacias”, disse.
Por meio do telefone (98) 9.9163-4899, a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) disponibilizou um canal no WhatsApp para receber denúncias sobre o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas tanto por ligação quanto enviando texto, vídeos e fotos, recursos que ampliam o trabalho de investigação da polícia. Com a ferramenta, são recebidas cerca de 40 denúncias por dia e, a partir das informações, a Senarc prendeu 17 pessoas, capturou quatro foragidos e apreendeu duas armas e 40 kg de drogas.
O superintendente da Senarc, Carlos Alessandro, explicou que a experiência exitosa com o uso da ferramenta é resultado da população, cada vez mais, ter uma relação de parceria com a polícia. “Recebemos um volume considerável de informações e as equipes vêm se empenhando para atender as demandas”, reiterou.
Já por meio do ‘bYzU’, aplicativo gerenciado pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), são recebidos vários tipos de denúncias. O aplicativo já ultrapassou os 3,5 mil downloads e a média é de 60 denúncias por dia. Todos os casos denunciados via aplicativo são alvo de investigação, sendo o primeiro passo a análise das informações por equipe especializada da polícia.
O titular da SPCC, Armando Pacheco, destacou a facilidade para os usuários do serviço realizarem a denúncia. “O aplicativo tem grande aceitabilidade, principalmente por garantir o anonimato e o usuário poder fazer a denúncia logo após baixar o bYzU”, disse.
Comunidade atuante
A população aprovou as novas ferramentas que tornaram mais fácil o registro de ocorrências, além de somar para diminuir os índices de violência e criminalidade nos bairros da capital e municípios do interior. Na página do ‘bYzU’, é constante a manifestação de populares apoiando a iniciativa.
São pessoas como a assistente administrativa Maria Raimunda Nogueira, 43 anos. Ela afirma que a ferramenta dá mais força para a comunidade denunciar. “Ninguém quer se expor. Com esses meios ficou muito melhor”, afirmou. O ajudante de pedreiro, Emanuel de Jesus Oliveira, 32 anos, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “Assim fica melhor porque o marginal não vai saber que foi um morador”, enfatizou.
O chefe do Departamento de Repressão ao Narcotráfico da Capital (DRNC), Valdenor Viégas, explicou que essa sensação de proteção do anonimato é fundamental para o apoio da população e, consequentemente, alcançar os resultados positivos. “Ninguém quer ter seu local de moradia tomado por criminosos. Essa participação das comunidades é muito importante”, declarou.
Como usar o bYzU
O aplicativo bYzU recebe denúncias diversas – de homicídios, assaltos, furtos, informação sobre foragidos da justiça, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros crimes diversos. Para utilizar o aplicativo basta pesquisar o nome da ferramenta e fazer o download. O ‘bYzU’ que é compatível com todos os sistemas operacionais e a instalação é feita em poucos minutos.
Com o aplicativo aberto, a pessoa clica em ‘Denunciar’ e marca o tipo de ocorrência que será comunicada. No quadro seguinte informa o endereço da ocorrência e relata a denúncia, finalizando o processo ao clicar em ‘Enviar Denúncia’. As informações são recebidas por equipes treinadas para este atendimento que fazem a análise e checagem de todas as denúncias que serão encaminhadas às delegacias para investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.