sexta-feira, 6 de maio de 2016

CTA dá início à 10º edição do Curso de Operações Aéreas




                         Coronel Ismael Fonseca


Subordinado ao Sistema de Segurança Pública, o Centro Tático Aéreo (CTA), comandado pelo coronel Ismael Fonseca, é um grupo especial fundado no ano de 1997, constituído por agentes e delegados da Policia Civil, oficiais e praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tem como principal finalidade o combate ao crime organizado, bem como dar suporte especializado a outros órgãos do sistema de segurança. Os integrantes do CTA são recrutados por meio do Curso de Operações Aéreas (COA), com duração de dois meses e, agora, em sua décimas edição.

Segundo o comandante do CTA, serão 30 vagas para profissionais do Maranhão e cinco para instituições de outros estados. O processo se iniciou com a realização de seletivo regido pelo Edital 001/2016 CTA/SSPMA, no qual constam regras e os testes a serem realizados com os candidatos.
IMG-20160504-WA0007
O comandante disse, que Curso de Operações Aéreas é coordenado pelo CTA e tem como objetivo preparar profissionais do Sistema de Segurança Pública para atuar como operadores de equipamentos especiais embarcados nas aeronaves do Centro.

Hoje, além dessas missões de apoio as forças policias,  atua também  no resgate de vítimas em áreas com difíceis acessos, assim como em acidentes de trânsito em Brs, e no transporte de pacientes em estado grave do interior para a capital. Informou ainda, que o CTA tem mais de trinta mil horas de voou sem nenhum incidente e nem acidentes e sem nenhuma baixa de integrante do grupo em missão. O que é algo raro acontecer em um grupamento de aviação de segurança pública, e que por trás de todo esse trabalho existe uma estrutura montada, uma equipe bem treinada para que se possa manter  a segurança de voou em  qualquer tipo de operação. O CTA é hoje uma referência nacional.

O comandante Falou ainda que entre as missões do CTA no estado, estão o trabalho conjunto com a polícia federal, na erradicação do plantio de maconha no Maranhão, combate a criminalidade e ao tráfico de drogas no estado, desbaratamento de quadrilhas, de assaltantes de bancos, patrulhamento na orla marítima da capital, apoio direto as ações das polícias civil, militar e corpo de bombeiros em suas operações na capital e no interior  do estado sempre que acionado pela secretaria de segurança através do Ciops. Concluiu o comandante.


IMG-20160504-WA0007
IMG-20160505-WA0022 (1)
Durante o processo de recurtamneto do pessoa que vai participar do COA,serão seguidas as fases de exames medico de saúde, (SEM), exames de aptidão física (EAF) exames de aptidão especifica (EAE) e exames de aptidão psicológica (EAP). Os exames de aptidão física são compostos por provas de natação em 100mts, com duração de 12 minutos, flexão na barra fixa, flexão de braço, prova de abdominal, corrida de 10 metros, entre outras.


O COA tem início no dia 20 de julho deste ano e terá duração de 45 dias. Nele serão abordadas técnicas de operações aéreas desenvolvidas pelo CTA nas diversas ações das quais já participou.  Vale ressaltar que o CTA é uma unidade que ganhou reconhecimento nacional nos seus 19 anos de criação, já havendo formado profissionais da maioria dos estados brasileiros e de diversas instituições.
Nesta 10ª edição do curso há a previsão da participação de policiais dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília. A maior parte das instruções são repassadas pelos próprios profissionais que compõem o Centro, sendo também previstas parcerias com outras forças estaduais e interestaduais para instruções específicas.
IMG-20160505-WA0007


Isadora Fonseca – Ascom/SSP
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.