terça-feira, 16 de janeiro de 2018

JOSÉ SARNEY: A LENDA VIVA DA POLÍTICA DO BRASIL E DO MUNDO


                    Resultado de imagem para FOTOS DO PRESIDENTE JOSE SARNEY
                                     EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY

José Sarney bacharelou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953, época em que ingressou na Academia Maranhense de Letras e fazia parte de um movimento de poetas maranhenses que lançou o pós-modernismo no estado. Ao lado de Lago Burnett, Lucy Teixeira e Ferreira Gullar, o movimento literário foi difundido por meio da revista A Ilha, da qual Sarney foi um dos fundadores. Ingressou na carreira política filiando-se ao Partido Social Democrático (PSD).
 Candidatou-se a deputado federal em 1954, não se elegendo, mas assumiu pela primeira vez vaga um mandato Câmara dos Deputados em 1955. Migrou para a UDN em 1958, partido pelo qual foi eleito deputado federal em eleições naquele mesmo ano e em 1962 e governador do Maranhão em 1965. Em 27 de outubro de 1965, com a instituição do AI-2, os partidos políticos são extintos, com a imposição do bipartidarismo. Sarney então ingressa na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), onde ficaria por quase vinte anos. Foi eleito e reeleito senador pela ARENA na década de 1970 e ficou no cargo até 1985.
Presidiu a legenda a partir de 1979, que se tornaria PDS no início de 1980, mas deixou o partido e ingressou no PMDB em 1984, onde se tornou candidato a vice-presidente na chapa de Tancredo Neves para a eleição presidencial de 1985. Eleitos indiretamente por um Colégio Eleitoral, deveriam assumir a posse em março daquele ano; contudo, o presidente Tancredo Neves, adoeceu gravemente e faleceu pouco antes de tomar posse do cargo. Assim, Sarney assumiu a presidência da República em abril.
Durante seu mandato, foram restabelecidas as eleições diretas para presidente, prefeito e governador. Foi aprovado pelo Congresso o direito de voto dos analfabetos e foi promulgada a Constituição brasileira de 1988 por uma Assembleia Nacional Constituinte.
Na política externa, o Brasil reaproximou-se de países comunistas (como China e a antiga União Soviética), reatou relações com Cuba e estreitou laços com Argentina e Uruguai, com a assinatura do protocolo do Mercosul.
Após deixar a presidência, Sarney foi eleito senador pelo Amapá em 1990, cargo que ocupou por três mandatos, podendo sair esse ano para concorrer nas eleições ao quarto mandato como senador pelo Amapá com amplas chances de se tornar presidente do senado e presidente do Congresso Nacional onde já ocupou por várias vezes a presidência.
                     
             Repórter investigativo Stenio Johnny ao lado do ex-presidente José Sarney a lenda viva da política nacional e internacional
O ex-presidente Sarney o maior político do Brasil, da América Latina e considerado internacionalmente como um dos maiores políticos do mundo contemporâneo, teve atuação presente em todos os momentos de crises do país, um político admirado até pelos seus adversário políticos que se tornaram seus amigos e tiveram Sarney como conselheiro politico, como foi caso do ex-presidente Lula que durante 30 anos fez severas críticas e ataques a sua pessoa e depois ao ser defendido no congresso nacional no momento de crise do governo Lula que caminhava para um Impeachment, foi o então presidente do Congresso Nacional José Sarney, que livrou Lula de ser deposto do cargo de presidente.
Começou aí a amizade entre ambos, onde Lula chegou a declarar em entrevista a imprensa que Sarney além de seu  amigo, era seu concelheiro político, uma amizade que até hoje existe entre os dois presidentes, no governo Dilma não foi diferente, Sarney sempre foi presente e solidário a presidenta Dilma Rousseff dando-lhe total apoio nos momentos de crise em seu governo.
No atual governo Temer,  a presença do velho e sábio político José Sarney foi importante, nos momentos mais difíceis. No momento em que  Michel Temer chegou a pensar em renunciar, foi o ex-presidente Sarney que o ajudou a superar a crise política e articular a manutenção de Temer na presidência da república.
Assim é essa lenda viva da política no Brasil, sempre presente nos momentos de crise politica no país, o político que ocupou todos os cargos, que pela suas mão passaram grandes políticos, uns continuam ao seu lado, outros se tornaram inimigos políticos se aliando aos alienados comunistas que hoje comandam o estado e tentam de todas as maneiras acabar com o grupo  Sarney no Maranhão.
Pelas mãos do ex-presidente Sarney passaram, além de políticos, juízes, desembargadores, presidentes dos tribunais de justiça, TCE, TRE, Ministros de Estado, governadores, prefeitos, procuradores da república, ministros da justiça, dentre outros homens que ocuparam e ocupam cargos nos mais diversos segmentos da sociedade em todo pais que tiveram ajuda deste Grã-Mestre da política no Brasil que para o qual a maioria dos políticos tem que tirar o chapéu inclusive o governador Flávio Dino que governa o Maranhão com ódio do ex-presidente Sarney e por isso corre o risco de ser um governador de um só mandato e não se reeleger nas eleições 2018.
Os adversários de José Sarney, tem que o engolir enquanto ele for vivo, a final José Sarney não é apenas um político, ele é o Grã-Mestre da Política nacional, sua trajetória política é uma escola por onde passaram milhares de alunos políticos.
Como escritor, Sarney é autor de obras como O Norte das Águas, O Dono do Mar e Saraminda. É membro da Academia Brasileira de Letras e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Assim é José Sarney! A lenda viva da política nacional e internacional.



Repórter Stenio Johnny em uma rápida entrevista ao ex-presidente José Sarney



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.