quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sejap realiza solenidade de formatura dos novos agentes penitenciários do Maranhão

 
Secretário Sebastião Uchôa, ao lado de demais autoridades, presidiu a cerimônia de formatura
   Secretário da Sejap Sebastião Uchôa, presidiu a solenidade
   Foto/J. Roberto
 
 Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), realizou, na noite de terça-feira(13), no auditório da Casa Civil - Palácio Henrique de La Roque a solenidade de formação dos novos agentes penitenciários do Maranhão. O curso, que teve duração de um pouco mais de três meses, foi a etapa decisiva para nomeação dos aprovados no concurso público, realizado em 2013. Entre as autoridades presentes, estavam o secretário Sebastião Uchôa, o adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, secretário adjunto de estabelecimentos penais Hamilton Assunção, deputado Roberto Costa, Subsecretário Mário Leonardo, Drª Idel diretora da Escola de Gestão Penitenciária o ex-secretário de estado de planejamento, Fábio Godin  além de familiares dos formandos, autoridades,  políticos e representantes da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
 
Na ocasião, houve a entrega de certificado de conclusão de curso aos 103 novos agentes penitenciários recém-aprovados no certame. Para Uchoa, essa ação só vem evidenciar os investimentos, por parte do governo estadual, a fim de promover uma política de estado voltada não apenas para o sistema penitenciário, mas a todo o aranhão.
 “Isso objetiva não só a reestruturação do eixo fisco, ma também novas perspectivas, novas participações com novos paradigmas de capacitação profissional e continua”, afirmou.
 
                                 Fotos/StenioJohnny

Formandos do curso de agentes penitenciário
                             Dr. Giovani, Dr. Nilo/Juliana Câmara Enfermeira/Sejap

 
O secretário adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, falou o que iniciativas como essas representam para o Maranhão. Ele ressaltou que essa ação foi planejada pelo governo do Estado e, que paralelo as construções das unidades prisionais, a proposta é capacitar os agentes para que eles tomem conta dessas unidades. “Dentro de uma nova metodologia de ensino, a formação é de fato transversal e isso representa ao Maranhão um novo tempo na administração penitenciária”, destacou.


                                             Kécio Rabelo/Secretário Adjunto de Justiça
 
Para o deputado estadual, Roberto Costa, a formação desses servidores é de suma importância para o sistema. De acordo com ele, o governo tem feito um investimento muito alto ao abrir novas vagas no sistema e, por conta disso, o aumento do efetivo carcerário vem contribuir para humanização nos estabelecimentos penais. “Para que haja humanização do sistema, o papel dos agentes é de fundamental importância por que essa nova leva representa o novo, eles tem uma mentalidade diferente, foram capacitados e estão prontos para atuarem no sistema”, pontuou ele.
 
                                   Foto Stenio/Johnny
                              Deputado Roberto Costa/Sebastião Uchôa Secretário/Sejap
 
Concurso público.
 
O  ex-secretário Fábio Godin, falou sobre como foi trabalhar a elaboração do concurso publico destinado aos agentes. Ele contou que o certame foi viabilizado politicamente, tendo em vista a divisão de bagas nas mais diversas áreas carentes de pessoal e a disponibilidade orçamentária. Já em um segundo momento, o alvo foi conseguir uma fundação idônea para promover o concurso. Segundo Gondim, na ocasião as cinco maiores fundações do Brasil disseram que não poderiam realizar o concurso com a velocidade desejada.
 
                                                           Fotos/Stenio Johnny
                                                        Clayciane costa formanda
 
Entretanto, a Fundação Getúlio Vargas acenou positivamente. “A partir daí foram 1.680 inscritos e 103 aprovados. Foi uma peneira muito fina, onde eles passaram ainda por um curso de formação extremamente pesado. Esse pessoal tá mais que bem preparado para atuar no sistema”, disse ele.

 
                                            
                                                   Clayciane costa formanda
 
Dos 103 aprovados no concurso, 12 são mulheres. Uma das aprovadas, Edilma Barata, falou da motivação que a levou prestar concurso para agente. Segundo ela, o fato de poder contribuir para a melhoria da segurança pública prisional lhe garantiu ânimo.
 
“Nós que estamos entrando agora no sistema, temos a vontade de mudar a realidade daquele lugar e promover eficazes políticas de ressocialização, isso me motiva bastante”, declarou. Edilma Barata.
 
 
Fonte/Alan Jorge/Ascon Sejap
Fotos/J. Roberto/Stenio Johnny
Coordenação Josilma Bogéa
 
 
.
O blog Sjnoticias esteve no local e entrevistou o Secretário da Sejap Dr.  Sebastião Uchôa, o deputado Roberto Costa, a instrutora do curso e enfermeira Juliana Câmara, a formanda Clayciane Costa, dentre outros, assista aqui as matérias produzidas pelo repórter Stenio Johnny.
 
                                           Entrtevista com Sebastião Uchôa Sec. Sejap
 

                                          Entrevista com o deputado Roberto Costa
 
 
                                          Entrevista com a formanda Clayciane Costa
                                          Entrevista com Juliana Câmara enfermeira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.