segunda-feira, 26 de maio de 2014

EXCLUSIVO: Sjnotícias visita Centro Integrado de Operação de Segurança(CIOPS)

 
                            Delegado Enoque Lemos diretor do CIOPS
                                       Sala de vídeomonitoramento do CIOPS
 
O repórter Stenio Johnny titular desse blog, a pedido da coordenadora de comunicação da SSP. Josilma Bogéa, esteve no Centro Integrado de Operação de Segurança(CIOPS), conversando com o delegado Enoque Lemos que há oito anos trabalha naquele órgão, e há dois anos está como diretor. O objetivo da matéria realizada no Ciops, é mostrar a população como funciona essa ferramenta  de combate a criminalidade e ao mesmo tempo ao socorro as vítimas de acidentes, e ou incidentes que possam prejudicar e colocar em risco vidas humanas.
 
Na entrevista concedida ao Sjnoticias, o delegado Enoque Lemos falou do trabalho realizado pelo Ciops, das câmeras de vídeo-monitoramento, do trabalho que é desenvolvido em equipes compostas pelo pessoal da polícia militar, corpo de bombeiro, policia civil, e terceirizados.
 
O diretor mostrou   a nossa reportagem a sala de vídeo-monitoramento, como ela funciona,  e a importância deste trabalho como ferramenta no combate a criminalidade no estado.
 
Segundo o diretor do Ciops, existem hoje cento e trinta câmeras espalhadas nas avenidas e em alguns bairros da cidade, e a até o final do ano, São  Luís contará com trezentas câmeras, o que facilitará o trabalho integrado das forças de segurança do estado.
 
Falou também,  que para utilizar o sistema de video-monitoramento em caso de ocorrências, basta a pessoa acionar o botão do poste onde está instalada a câmera, e imediatamente o operador vai visualizar a pessoa e fazer a comunicação.
 
Em outros casos o Ciops acionará as forças de segurança para cada caso específico, conhecemos a sala de despacho onde o policial que recebe a ocorrência aciona a força de segurança para aquela ocorrência.
 
Conhecemos também a central de teleatendimento, que é o sistema 190, onde as pessoas ligam e solicitam um atendimento policial emergencial,  e tem como  coordenadora a Auriane, que faz parte de uma empresa contratada para realização desse trabalho.
 
 
                Sala de Teleatendimento(CIOPS)
 
Conversamos com a coordenadora Auriane. Ela falou que é da sua competência coordenar as equipes, verificar como está sendo feito o atendimento, fazer o mapeamento das estatísticas, que esse trabalho é feito por quatro turmas, por tanto é um trabalho que é realizado 24h ininterruptas.
 
                        Enoque Dir/Ciops/Auriane/coordenadora do teleatendimento
 
 
Finalizando o delegado Enoque  falou a nossa reportagem, que o Ciops é o meio de comunicação que a população tem para acionar o serviço de emergência do sistema de segurança do estado, que o Ciops funciona há dez anos sendo que há oito anos utilizando o 190, via telefone e a partir de 2012, o sistema de vídeo-monitoramento, projeto iniciado com cem câmeras, hoje conta com cento e trinta câmeras, até julho serão cento e cinquenta câmeras instaladas, até atingir o objetivo do projeto que é a instalação de trezentas câmeras, para garantir um melhor atendimento a população. Concluiu o delegado Enoque Lemos diretor do CIOPS.


Assista aqui, entrevista com o delegado Enoque Lemos diretor do Ciops e a entrevista com coordenadora Auriane do teleatendimento


                                                 Enoque Lemos diretor do CIOPS
 http://youtu.be/Yi8oGXC7tpo


Veja aqui Câmeras de videomonitoramento do Centro Histórico flagram prisão de um ladrão que arrombou uma residência.

http://youtu.be/YpD8MJr-7Mo





                                              
                                                 Por/Stenio Johnny
                                        Radialista/DRT-MA 0001541




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.