quarta-feira, 28 de maio de 2014

EXCLUSIVO: Comandante do GTA Fala ao Sjnotícias da criação e ações desenvovidas pelo grupo em dezoito anos de existência


 
               Comandante do GTA Delcimar Oliveira e repórter Stenio Johnny

O blog Sjnotícias esteve na manhã da terça-feira(27), na base águia do Grupo Tático Aéreo(GTA) conversado com coordenador Delcimar Oliveira.
 
CRIAÇÃO DO GTA
 
Segundo o coordenador, o GTA foi criado através de uma operação solicitada em 1996, pela governadora Roseana Sarney, devido aos autos índices de assaltos a bancos no interior do estado.
 
Essa operação foi denominada operação impacto, comandada pelo agente federal Aloízio Mendes  ex-secretário de Segurança. Após essa operação a governadora Roseana, solicitou a criação de um grupo tático aéreo para o combate a criminalidade no do estado.
 
Hoje o GTA é uma coordenação ligada diretamente ao gabinete do secretário de segurança,  e integram esse grupo, policias militares,  civis. e bombeiros. Somos o braço forte da segurança pública do Maranhão afirmou o comandante.
 

 
 
Na área policial o GTA atua desde o patrulhamento aéreo nos corredores bancários de São Luís ao patrulhamento terrestre,  nas ocorrências feitas via Ciops, erradicação do plantio da maconha combate a assaltos a bancos tipo cangaço, onde o GTA minimizou esse tipo de ação por parte de assaltantes.
 
O coordenador falou ainda que o GTA faz patrulhamento nas praias de São Luís, evitando afogamentos, atua nas Brs, prestando socorro as vítimas em acidentes de trânsito, socorro médico transportando pacientes em estado grave do interior do estado para a capital.

O coordenador Delcimar Oliveira informou a nossa reportagem que o GTA, é composto de cinquenta homens, das polícias militar, civil, e corpo de bombeiros, além de civis que foram contratados para atuar na área administrativa.
 
ESTRUTURA DO GTA
 
O comandante disse, que o GTA dispõe de três helicópteros, sendo dois modelo Esquilo de pequeno porte muito usado pelas polícias de todo o Brasil, e tem um de alta tecnologia que é o S145, que é uma aeronave multimissão, tem capacidade de transportar além dos dois pilotos mais oito combatentes.
 
 
                                         
                                     

 
 Por ser uma aeronave multimissão, ela pode ser transformada em uma UTI aérea, tem capacidade de transportar médicos enfermeiros e pacientes com duas macas com todo suporte de uma UTI. Além disso o GTA conta com dois aviões SESNA 210,  são aeronaves adequadas para as condições do estado, foi projetada para pousos em pistas curtas, por tanto são aeronaves adequadas para esse tipo de trabalho.
 

AÇÕES DO GTA EM 2013
 
 o comandante do GTA informou que  no ano de 2013 foram efetuadas, duzentos e vinte duas prisões, apreensões de sessenta e seis armas de fogo e noventa e seis armas brancas
                                Repórter Stenio Johnny/capitão Anselmo Azevedo
                                com integrantes do GTA antes de levantar voou 
        
 
AUMENTO DO EFETIVO
 
Segundo o comandante do GTA com o término do 9º COA que é o curso de operações aéreas, haverá aumento no efetivo para atender as demandas para as quais o grupo é solicitado. além disso tem a base de Imperatriz que era um projeto antigo,  que vai ser implantada em caráter definitivo provavelmente no mês de julho.
 
Aproveitou a oportunidade para convidar o Sjnotícias a participar da Solenidade  de formatura IX COA - Curso de Operações Aéreas, que será realizada nesta quarta-feira(28), ás 19h, no Hangar do GTA(Comando Geral)
 
 

COMO ACONTECE A  AÇÃO  DO GTA
 
O GTA tem um link direto com o CIOPS, qualquer demanda seja da polícia civil, militar, ou corpo de bombeiro, o GTA é acionado via rádio, ou pelo próprio Secretário de Segurança, pois o grupo é comandado diretamente pelo secretário de segurança,  é ele quem passa diretamente as missões para o grupo. a Além disso, o GTA tem link com os comandantes da policia, militar, corpo de bombeiro e a delegacia geral. disse Delcimar oliviera coordenador do GTA.
 
                                                              Repórter Stenio Johnny
 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS DO COMANDANTE DO GTA
 
O comandante falou ao repórter Stenio Johnny,  que o GTA   é um grupo  renomado, que foi implantado no Maranhão em agosto de 1996, pela governadora Roseana Sarney, com a missão de combater assaltos a bancos erradicação do plantio de maconha, e no combate da criminalidade no estado.
 
Hoje, além dessas missões de apoio as forças policias,  atua também  no resgate de vítimas em áreas com difíceis acessos, assim como em acidentes de trânsito em Brs, e no transporte de pacientes em estado grave do interior para a capital. Informou ainda, que o GTA no mês de agosto completa dezoito anos de atividades no maranhão, com mais de vinte mil horas de voou sem nenhum incidente e nem acidentes,e sem nenhuma baixa de integrante do grupo em missão. O que é algo raro acontecer em um grupamento de aviação de segurança pública, por trás de todo esse trabalho existe uma estrutura montada, uma equipe bem treinada para que se possa manter  a segurança  de voou em  qualquer tipo de operação. Disse o Comandante do GTA
 
 
    Delcimar Oliveira comandante do GTA
 
 
Finalizou a entrevista dizendo que o (GTA), hoje é uma referência nacional,  e que coordenadores de  unidades de grupamento tático aéreo de outros estados, visitam o GTA para saber como funciona, e ao mesmo tempo pegar orientações das missões executados pelo Grupo Tático Aéreo do Maranhão. Concluiu Delcimar Oliveira comandante do GTA
 
 
 
Assista entrevosta com o comandante do GTA
http://youtu.be/TUCjEYqV45M




                                                         Por/Stenio Johnny
                                                  Radialista DRT/ MA 0001541

 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.