domingo, 18 de maio de 2014

Rede oficializa candidatura de Marina à vice-presidência em ato simbólico

 
                        Marina Silva
 
 
Neste sábado (17), a Rede homologou a pré-candidatura da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva à vice-presidência na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB-Rede-PPS-PPL). A agremiação levará o nome de Marina para a convenção do PSB que será realizada no fim de junho.
 
A Rede realiza neste fim de semana o seu primeiro congresso nacional, em Brasília, para definir sua estrutura formal. De acordo com Bazileu Margarido, coordenador executivo do grupo, apesar de não ser ainda um partido legal, a Rede já está se organizando internamente.
 
No ano passado, a Justiça Eleitoral não permitiu a formalização da Rede Sustentabilidade como um partido político por falta de assinaturas de apoio suficientes. Por isso, a legenda não recebe recursos do fundo partidário e nem pode fazer propaganda no rádio e na televisão. Marina se filiou então ao PSB, que absorveu a Rede para as eleições deste ano.
 
Além de discutir a conjuntura do país e a tática eleitoral para 2014, a Rede definirá sua política de organização nacional e escolherá os membros do Diretório Nacional, Executiva Nacional e da Comissão de Ética, além dos pré-candidatos aos executivos estaduais e ao legislativo.
De acordo com Marina, a aliança já definiu candidatura própria ao governo em 14 estados. Em São Paulo, a Rede e o PSB ainda discutem qual é o melhor nome para a candidatura ao governo local. Três nomes ainda estão sendo analisados: o do vereador Ricardo Young (PPS), de João Paulo Capobianco, que foi coordenador da campanha de Marina à presidência em 2010 e atualmente nome defendido pela Rede, e do deputado Márcio França (PSB).
 
"Em São Paulo temos a decisão da candidatura [própria] e uma quantidade significativa de candidatos. [...] Está sendo um esforço mão a mão dos partidos que compõem a aliança", afirmou Marina. Já em Minas Gerais o cenário está indefinido mas, segundo Marina, tende também a uma candidatura própria. No domingo (18) a Rede deverá definir os nomes dos indicados aos governos que serão levados à convenção do PSB, no final de junho.
 
"Aquilo o que as pessoas imaginam como um tensionamento da Rede com o PSB e o PPS não é nada disso. Muito pelo contrário. Há um esforço, sendo que a maior parte desse esforço está sendo feito pelo PSB e pelo governador Eduardo Campos porque afinal de contas eles estavam em uma trajetória, com uma série de composições que vinham sendo debatidas na realidade anterior à coligação e que agora, nessa nova realidade, o próprio partido e o governador estão reposicionando", afirmou Marina.
 
Legado da Copa
Marina criticou ainda os altos gastos com a Copa do Mundo e afirmou que o governo inicialmente prometeu um legado que não existe. "Foi dito em um primeiro momento que os grandes eventos deixariam um legado para a sociedade, principalmente em relação à mobilidade urbana. [...] O relatório que fizeram para o país sobre os benefícios desse legado me parece semelhante àquele que foi entregue para aqueles que decidiram sobre Pasadena porque não estava completo", disse.
Para a pré-candidata, as manifestações contra a realização da Copa no Brasil não devem crescer a ponto de atrapalhar o mundial. "A sociedade brasileira tem um senso de responsabilidade muito grande e neste momento está usando esse senso para cobrar responsabilidade daqueles que deveriam ter cuidado dos investimentos estratégicos", afirmou.
 
Ela condenou ainda as manifestações violentas e disse que elas não podem ser aceitas por ninguém. "A maioria dos brasileiros está se posicionando pacificamente. Há uma meia dúzia que está usando de violência e isso não deve ser aceito por ninguém", disse.
 
Pela manhã de sábado (17), Marina discursou para os cerca de 150 delegados de todos os estados que estavam presentes no evento. Ela afirmou que não é errado governar com apoio de outros partidos, mas criticou as alianças políticas feitas pelas siglas para garantir mais tempo para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
 
Fonte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.