segunda-feira, 9 de março de 2015

Roberto Costa defende retomada de investimentos para a Base de Alcântara




O deputado Roberto Costa, líder da Bancada do PMDB na Assembleia, representou o presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), nesta sexta-feira (6), na cerimônia de aniversário dos 32 anos do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA.

O deputado federal Victor Mendes (PV), o secretário de Segurança Pública do Estado, Jeferson Portela, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Bira do Pindaré e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez estiveram presentes na cerimônia militar, que foi presidida pelo coronel Cláudio Olany Alencar, diretor do CLA.

A solenidade contou com tradicionais homenagens onde foram entregues os diplomas “Amigo do CLA”. Dentre os 800 funcionários do Centro, também foram reconhecidos o “Graduado Padrão”, o “Praça Exemplar” e o “Servidor do Ano”, homenageados pelo bom trabalho prestado no último ano.

Roberto Costa destacou a contribuição do CLA para a pesquisa aeroespacial e defendeu a retomada de poder de investimentos da Base, ameaçada pelos cortes no orçamento destinado ao Centro. Segundo o deputado, o CLA é estratégico para o nosso país na pesquisa aeroespacial e na própria questão da segurança nacional e, esse aniversário de 32 anos, chama, inclusive, para a reflexão sobre a necessidade de darmos mais importância para o debate em torno desse projeto fundamental para o Brasil.

“Com o passar dos anos, o Centro tem perdido o seu poder de investimento em novos projetos e a tendência natural com os cortes no orçamento é que a Base desapareça; o assunto tem que ser tratado com seriedade e será levado para a Assembleia Legislativa”, reforçou Costa.

O deputado federal Victor Mendes se comprometeu em levar o assunto para Brasília de modo que os investimentos na infraestrutura do CLA possam ser retomados e os projetos tecnológicos aeroespaciais nacionais continuem sendo feitos no Maranhão.

Em discurso, o Diretor do CLA, coronel Olany, enfatizou o contexto histórico que propiciou o nascimento do Centro e a contribuição da organização para o Brasil, para o Estado do Maranhão, bem como para o município de Alcântara. Segundo o coronel muitas tecnologias foram aprimoradas no setor aeroespacial por meio de lançamentos realizados no CLA, além de destacar as ações de cidadania, educação e saúde realizadas pela unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) na comunidade.

O CLA

Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de biotecnologia, eletrônica, mecânica, dentre outras.

Em pouco mais de trinta anos, o CLA realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.