quarta-feira, 6 de junho de 2018

PERSONALIDADES MILITARES E CIVIS, CRIAM A ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM


Acadêmicos da AMCLAM

Reunidos em Assembleia Geral, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão no Complexo Policial Militar do Calhau em São Luís, capital do Estado Maranhão, em um clima de agradável cordialidade, um grupo de policiais militares e personalidades destacadas da sociedade maranhense, criaram a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES - AMCLAM. A academia será designada “A Casa do Brigadeiro Falcão” que será o seu patrono. 

A iniciativa partiu do Cel da Reserva Remunerada Carlos Augusto Furtado Moreira que há muito, sonhava com um sodalício cultural que pudesse integrar os militares estaduais e que após realizar o convite a mestres e doutores universitários, escritores e artistas policiais militares, desejaram esses, que personalidades possuidoras de laços fraternos com a PMMA, também compusessem a confraria, onde passaram a realizar reuniões de alinhamento.

Nesta noite do dia 05 de junho foi realizada a Assembleia Geral que contou com a presença dos doutores e mestres universitários, Cel Raimundo Gomes Meireles, Cel Raimundo de Jesus Silva, Ten Cel Carlos Frank Pinheiro de Oliveira, Maj Wermeson Pinheiro Barbosa, Maj Antônio Roberto dos Santos Júnior, dos escritores e historiadores Cel Francisco Sousa, Cel Wilmar Maciel Mendes, Cel Carlos Augusto Furtado Moreira, Ten Cel Sebastião Bispo Lopes, Sgt Ebnilson Costa Carvalho, dos artistas plásticos Cap Manoel Lobato de Oliveira, 1º Ten Afonso Celso do Nascimento, Sgt Gilmar Vale Frazão.

                               
                                              Cel Furtado, Cel Pedro Ribeiro, Prof Marialva e Pedro Ivo

  Prom. Clésio, Pedro Ivo, Des A. Tavares, Prof Olímpio

Também participou da criação, Desembargador Federal e professor Alberto José Tavares da Silva e Professor Francisco Marialva Mont’Alverne Frota (membros da Academia Maranhense de Letras, Dr. Raimundo Ferreira Marques (da Academia de Letras Jurídicas), Professores Laércio Marques do Nascimento Filho (mestre universitário) e José Olímpio da Silva Castro (ambos da UEMA), Poeta Pedro Ivo de Carvalho Viana e do Dr. Clésio da Gama Muniz (promotor de justiça) que estiverem representados, o Cel Jorge Allen Guerra Luongo (Comandante Geral da PMMA) pelo Cel PM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis e o Juiz Fuad Alexandre Amate (ex-Auditor Militar).

Aprovado o Estatuto da nova entidade, a Diretoria foi aclamada e empossada para o triênio, ficando assim composta: Presidente: Cel Furtado, Vice-Presidente: Cel Jesus, 1º Secretário: Prof. Olímpio, 2º Secretário: Sgt Frazão, 1º Tesoureiro: Cel Maciel, 2º Tesoureiro: Pedro Ivo, Diretor Social e de Relações Públicas: Sgt Ebnilson e Diretor de Patrimônio: Prof. Laércio.  Conselho Fiscal: Prom. Clésio Muniz, TC Frank e TC Lopes. Conselho Consultivo: Dr. Alberto Tavares, Dr. Raimundo Marques e Prof. Marialva Mont’Alverne.

Na oportunidade foi escolhido, pelos membros fundadores, entre sete sugestões apresentadas, o brasão da confraria de autoria do artista Sgt Frazão.

   Des. Fed. Alberto Tavares e o Cel Furtado 
                                                              Cel Furtado ladeados pela esposa Fabiane e filha Camila
Cel RR Furtado e o Cel Pedro Ribeiro, SCmt da PMMA que representou o CG Cel Luongo



Com o objetivo social de apoio ao desenvolvimento cultural, a AMCLAM buscará: 


I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis;

II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas; 

III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros;

IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão;

V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras;

VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional;

VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte.  

VIII – Intercâmbio com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.



A posse dos Acadêmicos está marcada para o dia 20 deste mês de junho, a ocorrer no salão do Grêmio Lítero Recreativo Português, na Praça João Lisboa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.