sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Segurança Pública apresenta ações da Semana Nacional de Trânsito


Foto 1 Semana Nacional de Trânsito foto Geraldo Furtado

Os acidentes de trânsito representam 63% de ocupação dos leitos na rede de saúde pública de São Luís e de cada três pacientes atendidos, um é vítima do trânsito. Esta situação pode mudar com a mudança de comportamento dos motoristas, uma atitude incentivada pelo Governo do Estado.
Para diminuir os índice de acidentes de trânsito e orientar a população foi apresentado, durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (17), no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís, a programação da Semana Nacional de Trânsito pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) que será colocado em prática por meio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MA).
Nesta sexta-feira (18), às 15h, a Caminhada pela Paz no Trânsito abre oficialmente as atividades da Semana. Sairá do Palácio dos Leões percorrerá as ruas do Centro Histórico até a Praça Deodoro. Os eventos da programação prosseguem até o dia 25.
O objetivo da semana é apresentar medidas que contribuam para a paz no trânsito e incentive boas práticas por parte dos motoristas, incluído mais respeito aos direitos dos pedestres. Com o tema nacional, ‘Seja você a mudança’, a semana terá programação até o dia 25 deste mês.
“Serão apresentados procedimentos educativos e de boas conditas para os motoristas” explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e presidente do Cetran-MA, Jefferson Portela. Ele informou que o cronograma inclui palestras, caminhada, seminários e abordagens em espaços públicos, para informar, orientar e educar sobre o comportamento no trânsito. “As atividades ocorrem em terminais de integração, escolas, área litorânea, shoppings, ruas e avenidas movimentadas de São Luís”, informou.
“A semana é um marco para que as pessoas se mobilizem e fiquem alerta para evitar acidentes. A reunião de vários órgãos nesta iniciativa é importante para que os objetivos sejam alcançados”, ressaltou o secretário adjunto de Trânsito do município, Isael Petrus Ribeiro. O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Antônio Nunes, citou o exemplo do sucesso das ações da Lei Seca realizada por meio de parceiras.
Na solenidade foram apresentadas as peças publicitárias a serem utilizadas para a ampla divulgação da semana. Presentes, também representantes do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar.
Programação
No sábado (19), serão realizadas ações educativas nas praias com abordagens e fiscalização da Lei Seca, das 8h às 23hs, no retorno do Olho d’Água e Praia do Araçagi.
Haverá um passeio ciclístico, no domingo (20), para 400 pessoas, e abordagens educativas com concentração em frente à Igreja Católica na Praça Nossa Senhora de Nazaré, a partir das 15 horas.
Na segunda-feira (21), serão realizadas palestras educativas no Colégio Marista, às 9h; UEB Senador Miguel Lins, 15h; e Pitagóras, às 20h. Nas áreas internas das escolas haverá apresentação de vídeos, exposição de dispositivos e entrega de material educativo. Será realizada ação em faixa de pedestre em frente ao Detran-MA e palestras a servidores deste órgão.
Dia 22, acontecem abordagens educativas nas faixas de pedestres da Avenida Africanos e shopping da Tropical, das 7h30 às 9h30; e do Shopping da Ilha, das 15h30 às 17h30 horas. Dia 23, ação nos Terminais de Integração com teatro, palestras e entrega de material educativo, na Praia Grande, a partir das 10h e Cohab às 16h, além de campanha educativa motociclistas, na Loja Maçônica do Maranhão, Rua 44, qd 59, n 23, Bequimão, das 19h às 21 horas.
Dia 24, será realizado o IV Seminário o Trânsito e o Idoso, com o tema ‘Mudanças que a pessoa idosa espera’, no Parque Bom Menino, das 8h às 12 horas. E dia 25, encerrando a semana, haverá demonstração salvamento veicular com Corpo de Bombeiros, na Escola BR 135, das 8h às 10 horas.
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.