segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Governo do Maranhão inicia formação de 102 soldados do Corpo de Bombeiros





Com um total de 102 candidatos, o Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (15), ao Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CFSd BM 2015), que corresponde a última fase do certame que vai reforçar a  atuação da Segurança Pública na capital e no interior. A convocação de todo o quantitativo de excedentes do último concurso para o Corpo de Bombeiros integra o pacote de ações anunciadas, no início do ano, pelo governador Flávio Dino, voltadas para reequipar e modernizar as forças de segurança.  

A recepção aos alunos, realizada no Auditório Leofredo Ramos na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), contou com as presenças dos secretários de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela e da Cultura, Felipe Camarão; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo; do comandante adjunto, coronel Joabe Pereira; da Ouvidora e do Corregedor da SSP, Elivânia Estrela e Fernando Cunha Lima, respectivamente; do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Lawrence Melo; do diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Jorge Luongo; oficiais, alunos e convidados.



Para o secretário Jefferson Portela, a incorporação desses soldados no Corpo de Bombeiros é mais um evento do Governo Flávio Dino, e que visa fortalecer as instituições estaduais de segurança. “A convocação de todos os candidatos excedentes do concurso em vigência representa o empenho de uma equipe comprometida com a população do Maranhão. Mesmo com uma defasagem de pessoal, o CBM vem prestando um serviço com excelência às famílias maranhenses. Foram 407 convocados e hoje chegamos a 135 classificados para esta que é a última fase do seletivo. É mais uma medida efetivada para recompor os quadros dos Bombeiros, e que vai corrigir grandes distorções de anos e anos. Essa é apenas mais uma das inúmeras ações deste primeiro ano de Governo Flávio Dino”, disse ele, desejando sorte e dedicação a todos os candidatos.














Já o comandante geral, coronel Célio Roberto de Araújo, em seu discurso, lembrou das grandes conquistas alcançadas pela Corporação neste ano de 2015, e que marcam a história desses 111 anos de existência do Corpo de Bombeiros no Maranhão. “É mais um dia de vitória. Vivemos um momento de crescimento e este ano ficará marcado na história do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Conseguimos realizar, sob o comando do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança, Jefferson Portela, a maior promoção das instituições de Bombeiros de todo o Brasil. Tivemos aprovados, em tempo recorde, importantes projetos para a tropa, como a Lei Orgânica Básica e a Lei de Efetivo, que tem possibilitado a efetivação do plano de expansão das nossas atividades”.

O secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão ministrou a aula inaugural, enaltecendo os alunos pelo privilégio em ingressarem em uma das instituições mais conceituadas do mundo. “Vocês são privilegiados em terem chegado até aqui. Não medimos esforços para chamarmos todos os excedentes para ampliar as fileiras dos Bombeiros do Maranhão. A partir de agora, vocês estão assumindo o compromisso de atuar com ética e responsabilidade. Que todos possam se unir ao longo desses meses de curso, para, ao final, galgarem a tão sonhada aprovação no concurso”.

O soldado em formação Lindonberg Macedo Lira, 33 anos, comentou da alegria pela convocação e da expectativa com a formação e ingresso na Corporação. “Esse é um sonho que estou realizando. Ser bombeiro militar é ter a oportunidade de servir a população, salvar vidas. É uma profissão admirada pela sociedade”, afirmou.

Sobre o curso

A formação terá duração de quatro meses com aulas em período integral. O curso será desenvolvido nas dependências do antigo Colégio Militar Tiradentes da PM, no Bairro Vila Palmeira e nas unidades do CBM. A grade curricular é constituída por uma média de 30 disciplinas gerais e específicas, como de Combate a Incêndio, Salvamento Aquático, Veicular e Terrestre, Salvamento em Altura, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio Florestal, Direitos Humanos, Treinamento de Resgate Veicular.

Os alunos do CFSd BM serão submetidos a avaliações teóricas e práticas de caráter eliminatório e classificatório, além de treinamento tático operacional com estágio militar.

Por/Maud Zaidan

O blog Sjnotícias esteve presente ao evento.

Assista aqui as entrevistas com o Repórter Stenio Johnny

                                
                                                  Secretário Jefferson Portela
Pronunciamento do Coronel Roberto
                                                https://youtu.be/CRSdVFacOJw
                                                
                                            Major Bezerra/Bombeiro Militar do Maranhão
                                                       https://youtu.be/AnaWKrp2DZs

                                                     Roberto Costa Deputado Esadual
                                                          https://youtu.be/WnxtAUWQfso

                                                           https://youtu.be/cUGSAliYFtI  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.