segunda-feira, 7 de setembro de 2015

CBMMA deflagra Operação PrevFogo e realiza ações preventivas na Semana da Pátria




Na ultima sexta-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) deu início ao trabalho de reforço no combate a incêndio em vegetação. Denominada Operação PrevFogo, o serviço atenderá a todas as demandas específicas de fogo em mato no perímetro da ilha de São Luís, nos próximos 90 dias.
A força-tarefa está inserida no plano operacional montado pelo CBMMA para garantir tranquilidade e segurança durante o feriado da Independência, em todo estado, que culmina com o aniversário da capital maranhense.
Entre as atividades, o Comando da Corporação determinou aos Comandos Operacionais de todas as áreas, a intensificação na prevenção nas regiões de praias e áreas de veraneio, nas saídas e entradas da ilha, na Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), nos Festejos de São José de Ribamar, no desfile de 7 de setembro, no jogo Sampaio (MA) X América (MG) e na programação alusiva ao aniversário de São Luís.
“Estamos reforçando nossos serviços, empregando um aparato de homens, viaturas e equipamentos exclusivamente para o atendimento às ocorrências de fogo em mato, neste período de estiagem, em que observamos um aumento significativo de incidências deste tipo. Esse é mais um presente do Governo do Estado pelo aniversário da cidade de São Luis e às famílias que aqui residem, mostrando nosso compromisso e cuidado com a capital”, anunciou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo, em cerimônia realizada, na sexta-feira (4), no Quartel do Comando Geral, acrescentando que há ainda operações em andamento nos municípios de Grajaú e Barra do Corda.
O comandante explicou também, que, paralelo a esta atividade, foi solicitada atenção das unidades de Bombeiros em todo Maranhão para a prevenção e a ampliação do serviço diário em alguns municípios, principalmente em regiões de praia e de veraneio, que irão concentrar um grande número de pessoas nestes dias de feriado.
A PrevFogo está sendo coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado e executada pelo Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), atuando nos horários compreendidos entre 8 às 18h, período de maior registro de queimadas.
O principal objetivo é minimizar o tempo resposta no atendimento direto e exclusivo a casos desta natureza, bem como desenvolver iniciativas que garantam a proteção do meio ambiente.
Para isso, foram destinadas guarnições que irão trabalhar em regime de plantão, utilizando para o serviço, uma viatura de combate a incêndio (ABT), além de equipamentos e materiais, como abafadores, bombas costais, kit de primeiros socorros e de proteção individual, machados, foices, entre outros.
O comandante operacional especializado, coronel Ernesto França alerta aos cidadãos quanto aos cuidados que devem ser adotados para evitar grandes incêndios. “No Maranhão, até o final do ano, teremos um período sem chuvas, vegetação seca, umidade baixa, fatores que propiciam a propagação de focos de incêndio, que podem ter grandes proporções.
Nesse sentido, orientamos a população que evite atear fogo em lixos em terrenos baldios, principalmente nos horários entre 8 e 15h”, frisou.
Segundo levantamento estatístico do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), nos últimos 30 dias, foram atendidas pelos batalhões operacionais da capital e Região Metropolitana, aproximadamente 330 ocorrências relacionadas a fogo em vegetação, o que perfaz uma média diária em torno de 11 casos.
Praias e áreas de veraneio
Ainda dentro do conjunto de ações, está o monitoramento na orla marítima, em regiões de veraneio no interior, como em Imperatriz, Balsas, Caxias e, também, nos Lençóis Maranhenses. Nesse sentido, o CBMMA vai ter atenção aos horários de maior movimento, orientando frequentadores, ampliando o número de guarda-vidas e de postos de observação e atendimento.
Na grande ilha, o Batalhão de Bombeiros Marítimo (GBmar) iniciou no sábado (5), o trabalho de rondas preventivas  com entrega de cartilhas de orientação, pulseiras de identificação em toda extensão da orla marítima de São Luis, Araçagy e São José de Ribamar, para evitar o registro de casos de afogamento e outras ocorrências até terça-feira, dia 8.
Grandes eventos também contam com presença de bombeiros
As equipes também estão atuando em grandes eventos religiosos e artísticos que acontecem na região Metropolitana, como na Expoema, Festejos de Ribamar, 403 anos de São Luis e na partida entre Sampaio e América (MG).
Os bombeiros disponibilizarão equipes para dar apoio à programação festiva ao aniversário da cidade. Até a próxima terça-feira (8), no Parque Independência, no bairro São Raimundo, onde acontece a maior exposição agropecuária do Maranhão, funciona um posto de atendimento com equipes, viaturas de combate a incêndio, de resgate e ambulância voltados para o serviço de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento e proteção do meio ambiente.
No tradicional festejo de Ribamar, a 1ª Companhia Independente de Bombeiros (1ª C.I.B.M.S.J.R) tem atuado conjuntamente com a Prefeitura Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para evitar incidentes nas celebrações ao padroeiro do estado. Até ontem, quando ocorreu o encerramento, militares foram empregados na Romaria, nas missas e nos shows artísticos.
“Todas as nossas unidades operacionais e especializadas estão envolvidas no plano de segurança do feriado da Independência. Temos profissionais qualificados e motivados na prestação de um serviço com qualidade à sociedade. O importante é que tenhamos, um balanço mais uma vez positivo nas intervenções do Corpo de Bombeiros como órgão que integra o Sistema Estadual de Segurança, para a nossa cidade, para o nosso Maranhão”, finalizou coronel Roberto.

ASCOM/SSP - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.