quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ao lado de ministro, Flávio Dino assina conjunto de ações em Direitos Humanos para o Maranhão



Governador Flávio Dino, ao lado do ministro Pepe Vergas, do vice-governador Carlos Brandão, do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, dos secretários Francisco Gonçalves (Direitos Humanos) e Marcelo Tavares (Casa Civil), do reitor da UFMA, Natalino Salgado, e outras autoridades na Caravana de Educação em Direitos Humanos. Foto: Karlos Geromy
Governador Flávio Dino, ao lado do ministro Pepe Vergas, do vice-governador Carlos Brandão, do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, dos secretários Francisco Gonçalves (Direitos Humanos) e Marcelo Tavares (Casa Civil), do reitor da UFMA, Natalino Salgado, e outras autoridades na Caravana de Educação em Direitos Humanos. Foto: Karlos Geromy
O governador Flávio Dino assinou nesta quinta-feira (3) um conjunto de ações pela defesa e promoção dos Direitos Humanos. Juntos, o ministro Pepe Vargas, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e o governador, presidiram a mesa temática “Democracia, Reforma Política e Direitos Humanos”, durante a Caravana de Educação em Direitos Humanos em São Luís.
Para o governador, a implementação de políticas de Direitos Humanos compete aos três Poderes e acima de tudo à sociedade. Nos primeiros meses de governo, foram implantados fóruns, plenárias e escutas territoriais que representam os primeiros passos da participação popular efetiva na construção de políticas públicas estaduais.
A luta contra todo o tipo de violência e a defesa pelo direito à vida digna têm norteado as ações nos primeiros noves meses do governador Flávio Dino à frente do Executivo Estadual. Na mesa de debates, Dino destacou a importância da luta social ser de responsabilidade do poder público, mas, principalmente, da mobilização da sociedade. “Tenho orgulho de liderar um governo de transformações sociais”, disse o governador.
Foto3_KarlosGeromy - Caravana de Educação em Direitos Humanos

O ministro Pepe Vargas deu ênfase ao apoio a grupos sociais mais vulneráveis, como os adolescentes, crianças, pessoas com deficiência, idosos, comunidade LGBT, pessoas com privação de liberdade e elogiou as iniciativas no Maranhão. “Nós vemos com muita alegria o Governo do Maranhão firmando ações concretas pelos Direitos Humanos, tivemos nos últimos anos no Brasil importantes melhorias nas condições econômicas e sociais da população. E hoje o Maranhão dá um importante passo nesta direção”, disse o ministro.

Foto1_KarlosGeromy - Caravana de Educação em Direitos Humanos


Apoio às minorias
O governador assinou os projetos de lei que criam o Conselho Estadual das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do MA, o Comitê Estadual de combate à tortura e o mecanismo de prevenção e combate à tortura. Assinou o Decreto que cria o Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e aperfeiçoa a Ouvidoria dos Direitos Humanos. O governador indicou ainda dois maranhenses para compor o Comitê Nacional de Políticas Públicas LGBT. Thiago Viana e Airton Ferreira representarão o Estado.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ressaltou as ações do Governo do Estado para garantir a participação popular e a promoção dos Direitos Humanos, como o programa ‘Escola Digna’ para substituir as escolas de taipa por prédios de alvenaria e o programa ‘Sim, eu Posso’, que tem como meta erradicar o analfabetismo nos 30 municípios do Maranhão com menor IDH.
“Este é um governo que tem lado, que tem posição firme na defesa dos Direitos Humanos, para enfrentar as desigualdades sociais em todo o estado”, disse o secretário.
A Caravana da Educação em Direitos Humanos percorreu todos os estados brasileiros e no Maranhão se consolidou como um marco por ter sido um encontro de ações do governo federal e do governo estadual em favor da execução de políticas públicas de Direitos Humanos para o Maranhão.
“Para nós a presença do ministro Pepe Vargas é importante porque fortalece as políticas que já estamos desenvolvendo na proteção e promoção dos Direitos Humanos. Desde a questão penitenciária, passando pela participação popular até a adesão do Maranhão ao Sistema Nacional de Combate à Tortura, estamos passo a passo trilhando o caminho da justiça social com igualdade de direitos”, enfatizou Flávio.
Representantes dos movimentos sociais, dos órgãos de classe, sindicatos, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participaram da Caravana da Educação em Direitos Humanos no Maranhão.



O blog Sjnotícias, esteve presente ao evento, ocasião em que entrevistou o Ministro Pepe Vargas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o governador Fávio Dino,  e o Secretário de estado de direito Humanos,  Dr. Francisco Gonçalves.

Assista aqui as entrevistas
                                          
                                                            Ministro Pepe Vargas


Governador Flávio Dino



Francisco Gonçalves Sec. Direitos Humanos
                                                      https://youtu.be/GRsdKFmFct4


                                              Sec. Marcelo Tavares Chefe da Casa civil

Ministro Pepe Vargas ao lado das mulheres ludovicenses

                                          Pronunciamento do ministro Pepe Vargas
                                                       https://youtu.be/MeNbaGVZWac

                                            Governador Flávio Dino
ino

Stenio Johnny/Governador Flavio Dino
                                           
                                                   Stenio Johnny/Ministro Pepe Vargas




                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.