quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Radialista contesta colocações feitas por Desembargador em programa da TV GUARÁ




 
 
O Desembargador Bayma Araújo em entrevista ao programa avesso apresentado na TV Guará pelo Jornalista Américo Azevedo rasgou o verbo.
 
Vejamos algumas colocações feitas pelo Magistrado:
 
SOBRE PENA DE MORTE, POSSE DE ARMAS, E  CRIMINOSO.
 
Defendeu a tese da pena de morte e a posse de armas pelo cidadão.“Chega um momento que o criminoso já não é mais humano”, disse Bayma.
 
QUANTO A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, POLÍCIA MILITAR,  E O SECRETÁRIO ALUÍZIO MENDES
 
“A polícia não está estruturada, está agonizando por falta de aparelhamento, por falta de pessoal. É preparada, porém insuficiente. No primeiro governo da governadora Roseana tinha 6 mil policiais.
 Hoje, no terceiro, tem os mesmos 6 mil. (…) Sou amigo de todos os delegados do Maranhão.
 E lhe digo com toda sinceridade: eles não se entendem bem com o Secretário (de Segurança, Aluísio Mendes).
 Porque não aceitam que um ‘agente da Polícia Federal’, seja o comandante deles” 
 
QUANTO AO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS
 
“Aquilo não é penitenciária, aquilo é chiqueiro”.
 
QUANTO AO CÓDIGO PENAL DE 1940
 
“As leis hoje não têm o menor valor, a gente fica escolhendo dentro do direito a menos credenciada que é a jurisprudência, que tem pra todo gosto, os tribunais decidem de acordo com as conveniências, notadamente os superiores”
 
CONGRESSO NACIONAL
 
“No Brasil, todos os dias, o congresso nacional avacalha com o direito positivo do direito criminal, criando normas que beneficiam a soltura”.
“A ordem jurídica vigente positiva está podre. A punição no Brasil é inexistente”.
 
 
Direitos Humanos
 
“Direitos Humanos, não sou contra. Só acho que o direcionamento não está correto. Você só vê Direitos Humanos agindo em presídios; você não vê ação (dos DH) se um sujeito está sendo mal atendido num hospital; se é um pobre coitado passando fome na rua”.
 
“Direitos Humanos é pra ir pro presídio defender criminosos que cometeram crimes bárbaros? Tá errado, não ta?
 
Quanto ao Juiz,  Judiciário e o CNJ
 
“A primeira coisa, quando estou julgando um crime, eu vou saber dos antecedentes criminais. A índole criminosa do indivíduo é que me leva a decidir como devo fazer. Eu sou implacável com o sujeito que é contumaz, que é reincidente”.
 
“O judiciário não pode punir acima do que manda a lei."
 
 Não existe conselho nacional pra deputado com dinheiro na cueca”.
 
“Os juízes estão sentenciando de acordo com o que está nas normas, tendo a obrigação de observar aqueles princípios que são, a meu ver, imorais”.
 
“Esse país é uma piada. Nada nesse país é sério”. Cocluiu o Desebargador.
 
 
Radialista Stenio Johnny
 
 
Eu estava  analisando tudo que foi dito pelo Desembargador Bayma Araújo nessa entrevista e cheguei a ficar  admirado, ao ouvir um Magistrado defender o uso de armas pela população, no momento em que o país vive um clima de violência. Colocar uma arma na mão de uma pessoa despreparada, é torna-la assassina.
 
Por tanto foi muito infeliz o Magistrado em suas colocações não muito ortodoxa, da mesma foi infeliz em dizer ser a favor da pena de morte, uma vez que é sabido pela população  que se algum dia vigorar a lei da pena de morte no Brasil, os pobres com certeza morrerão. A justiça dificilmente condenará um rico a pena de morte nesse pais. 
 
Quando ele falou que um criminoso chega ao ponto  de não ser mais humano, esqueceu o Desembargador de lembrar que, Jesus Cristo na cruz, perdoou a humanidade e  ninguém está a altura de desclassificar um ser humano se não Deus.
 
Pensando dessa forma o Magistrado coloca  a baixo, todo um trabalho de ressocialização que está sendo feito pela Sejap, igreja, sociedade, órgãos governamentais e não governamentais, inclusive o próprio  judiciário maranhense do qual ele faz parte, onde seus colegas Magistrados, na maioria não comungam com suas colocações.
 
Quando ele chama o complexo penitenciário de chiqueiro, MM. deveria ser mais cauteloso, nas suas colocações, pois as unidades prisionais do Maranhão por pior que elas estejam nelas existem seres humanos portadores de doenças morais, psíquicas, físicas  e espirituais. Eles precisam da presença de Deus em suas vidas, assim como da  nossa ajuda.
 
Quando o Desembargador diz que a maioria dos delegados não concordam em ter um agente de polícia como Secretário de Segurança Pública, eu diria que é mais uma colocação equivocada, o Secretário Aluízio mendes tem apoio dos delegados, e quanto ao fato de ser agente federal, isso não importa até porque cargo de secretário de estado, é um cargo de confiança do governo. é o governador(a) que escolhe o seu secretariado.
 
 No que diz respeito a competência do secretário, tenho como repórter acompanhado o trabalho do secretário Aluízio Mendes  e sei que competência para o cargo ele tem, e de segurança ele entende.
 
As polícias civil e militar comandada por ele, tem feito o seu trabalho, a prova disso são as inúmeras prisões realizadas no cotidiano, onde são presas várias quadrilhas do tráfico de drogas, assaltos a bancos, roubos isolados, em fim elementos perigosos em sua maioria oriundos de outros estados.
 
A população maranhense reconhece o trabalho da polícia, que policias tanto civis, como militares, se esforçam perdendo noites de sono  arriscando as suas vidas, prendendo elementos de alta periculosidade para logo em seguida um Magistrado colocar  bandidos em liberdade, isso acontece diariamente, e a população sabe disso, que a polícia prende e justiça solta.
 
Acho que o momento não é de criticas a quem quer que seja, o momento é de buscar uma solução, agora não é hora de subir ao podium da mídia e se apresentar como salvador da pátria, ou senhor da razão, o que deve ser feito no momento é a união dos três poderes, no combate a fome, a miséria a criminalidade e a insegurança que se alastra nesse país, assim como olhar pra dentro de si mesmo e tentar descobrir os seu próprios erros.
 
O que se observa é que o Maranhão passou a ser o foco das manchetes nacionais e internacionais da violência urbana, da insegurança, e crise em seu Sistema Prisional, é como se o inferno fosse aqui, se esquece de falar em outros estados onde a situação é a mesma se não for pior.
 
O caos está instalado em todo país, a podridão nos três poderes corroeu a nação apodrecendo os seus pilares, e se nada for feito de imediato para conter  a crise nesse país, a panela de pressão  do brasileiro vai explodir e para que isso aconteça, não irá demorar muito.
 
Por tanto o problema da falta de segurança no estado não é o Secretário Aluízio Mendes, outro secretário que substituí-lo vai enfrentar as mesmas dificuldades, até porque a questão é nacional, e se tiver que atribuir culpa a alguém, este alguém é própria presidente da república, que não realizou com eficiência, políticas publicas nas áreas da segurança, educação e saúde.  A nossa saúde está em coma., na educação o analfabetismo ainda existe em larga escala, em vária regiões do país.

 O sistema de segurança, está pedindo segurança, e as nossas Forças Armadas estão sucateadas, até a nossa Policia Federal uma das melhores do mundo, está esquecida desamparada, abandonada  no governo Dilma Rousseff.
 
 Enquanto isso em Brasília, uma corja de políticos corruptos nada fazem, a não ser encher o bolso e as cuecas com dinheiro público, elaborando leis absurdas, irresponsáveis, e imorais. o povo não acredita mais em políticos, e o judiciário brasileiro está com a credibilidade em baixa diante da nação.
 
  Um judiciário que não sabe se impor e aplicar a lei diante das injustiças claras e evidentes que acontecem diariamente nesse país.
 
 É necessário que a magistratura, vista a sua toga e faça cumprir a lei que muita das vezes não é cumprida. "A morosidade na justiça acontece devido inoperância dos magistrados".
 
É comum encontrar nas ruas, bandidos perigosos andando com alvará debaixo dos braços, um aval dado pela própria justiça, que garante ao bandido contumaz a liberdade para voltar as práticas criminosas contra uma população indefesa
 
E para finalizar o meu ponto de vista, "se esse país não é um país sério e que é uma piada" como falou o nobre Desembargador Bayma Araújo.
 
 "É porque existe neste país um gigantesco circo armado, comandado por palhaços corruptos e criminosos, de colarinho branco, que a cada dia vem dilacerando as famílias, destruindo as instituições e dizimando a população desse imenso Brasil".
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.