segunda-feira, 20 de julho de 2015

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MA PARTICIPA DO 4º ENCONTRO DE GOVERNADORES DO NORDESTE'





O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou nesta quinta-feira (16), no Estado do Piauí, do 4º encontro de governadores, onde na pauta foi discutida com ministros e secretários em uma maior integração programada entre as pastas de Justiça, Previdência Social e Ciência Tecnologia e Inovação. O evento iniciou no Gran Hotel Arrey, por volta das 9hs e se estenderá até na sexta (17), encerrando no final do dia. O evento recebeu a presença do governador do Piauí Wellington Dias e ainda diversas autoridades da área.

Neste 4º encontro iniciado na quinta-feira, contou-se com a presença dos secretários de Justiça e de Segurança do Nordeste, entre eles: Daniel Oliveira e Fábio Abreu (Piauí); Geraldo Reis (Bahia); Pedro Eurico (Pernambuco); Hélio Leitão (Ceará); Claúdio Coelho, e Wagner Dorta (Paraíba); Caio Cezar (Rio Grande do Norte); Marcos Sérgio (Alagoas) e Antônio Hora e Mendonça Prado (Sergipe). O evento desta quinta-feira no horário da manhã aconteceu entre os Secretários de governo do nordeste, com o objetivo de realizar discussões prévias dos temas propostos, onde servirá como pauta no encontro dos governadores na sexta-feira.

Encontro pelo desenvolvimento dos Estados

O governador do Piauí Wellington Dias compareceu também no encontro desta quinta-feira e enfatizou que recebe com muita alegria os visitantes no Estado do Piauí e se sentiu honrado em recebê-los. Ele disse ainda que “Em todo o Estado, o tema Justiça é um dos discursos mais importantes em pauta no momento a nível nacional. O encontro nos propicia a conhecer as propostas e inclusive as específicas de cada Estado, podendo assim nos repassar experiências”, concluí-o.

Em contrapartida o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela elencou que ”Com a política e o apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública de forma efetiva e eficaz, poderemos impedir de forma mais forte as ações criminosas e quadrilhas de forma em geral. O plano foi aprovado por unanimidade e será implantado a contento”, externou o secretário de segurança.

Temáticas das Discussões e Brasil mais seguro

As discussões aconteceram em salas temáticas de acordo com cada pasta, onde foi realizado esclarecimentos com os ministros dos respectivos ministérios, no sentido de se ter um maior entendimento prévio dos temas propostos para dinamizar a condução dos trabalhos para ser repassado no encontro dos governadores. Outra pauta discutida foi sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública, o Plano de Ciências, Tecnologias e inovação para o desenvolvimento do Nordeste, as questões que tange a área da Segurança Pública e Justiça e ainda o Sistema Carcerário. Na oportunidade foi apresentado o Programa Brasil Mais Seguro, baseando-se nos três eixos de atuação, como sendo: A Melhoria da Investigação das Mortes, O fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade e ainda do controle de armas. O projeto está sendo viabilizado para ser executado no Estado do Piauí.

Na sexta-feira (17), o evento receberá os governadores do Nordeste entre eles, o governador Flávio Dino, que em seu primeiro mandato de governo contribuirá para o engrandecimento do evento. O ponto principal do evento é a interação e as boas práticas de gestões e experiências entre os estados, resultando na elaboração da “Carta de Teresina” que será concretizada pelos governadores.

Mauro Wagner/ ASCOM SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.