quinta-feira, 2 de julho de 2015

A LEI QUE QUASE NINGUÉM RESPEITA





Os festejos juninos do Maranhão todos os anos, são aguardados pelas manifestações que enriquecem a nossa cultura popular, com muita ansiedade. Isso é visível com a renovação das indumentárias das brincadeiras de bumba meu boi, com o famoso cacuriá, quadrilhas, tambores de crioula, danças portuguesas e tantas outras.

Em nosso Estado, tanto na capital como em todas as cidades do interior, os festejos juninos são comemorados com apresentações próprias da época e muitas outras que são importadas de outras localidades. Mas, o que se tem observado em todos os arraiais de São Luís e das cidades do interior do Estado, é um completo desrespeito à Lei n. 5.299 de 12 de dezembro de 1991.

Essa lei é de autoria do deputado estadual Benedito Coroba, que hoje é Promotor Público na cidade de Vargem Grande, foi sancionado pelo Governador Edison Lobão. Através dessa lei, a toada "URROU DO BOI", de autoria de Bartolomeu dos Santos, mais conhecido como COXINHO, foi oficializada como HINO CULTURAL E FOLCLÓRICO DO MARANHÃO.

A sua execução é obrigatória em qualquer evento cultural e artístico e em qualquer parte do território maranhense. Essa é a lei mais desrespeitada do Maranhão. Nenhum arraial toca a toada no início de sua programação junina. Nenhum show artístico toca a toada antes de começar as apresentações festivas em São Luís ou qualquer outra cidade maranhense.

O que é extremamente lamentável e triste, ainda mais quando manifestações famosas deveriam incentivar o cumprimento da lei,  e não dão um pingo de valor. É o caso de Rosa Reis e Cia que está à frente do famoso Cacuriá de D. Teté.

 Ouvir da boca de Rosa Reis: “Acho isso uma besteira, Urrou do Boi não deveria ser considerada hino cultural folclórico do estado”, disse. E assim vamos ter mais uma temporada junina com arraiais do Governo e da Prefeitura desrespeitando mais uma vez essa lei que já completou sua maioridade. Afinal, já se vão mais de 21 anos da sua criação em 1991 até hoje.

Por/Isadora Fonseca

Conexão Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.